Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“Oliveira  define as mudanças de 1930 promovidas por Vargas como uma revolução burguesa não clássica, isto é, que não causou uma ruptura entre a estrutura agrária e o Estado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-59, 2015. p. 54.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, década de 1930, identifique e  assinale a alternativa que indica corretamente uma mudança específica ocorrida nesse período.
Nota: 0.0
	
	A
	Mudança da estrutura política.
	
	B
	Surgimento dos trabalhadores rurais.
	
	C
	Ascensão política de negros e mulatos.
	
	D
	Avanço da indústria emergente.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que “O autor elucida a importância da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT) como avanço para a indústria emergente e fortalecimento do próprio modo de produção capitalista, rompendo com algumas visões até romantizadas sobre essa lei”. (texto-base, p. 54)
	
	E
	Crescimento da população rural.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“Surgiu em um contexto de recessão, que provocou o início de um deslocamento populacional da zona rural para as grandes cidades motivado pela procura de emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente o movimento dedicado em defesa da população negra que surgiu nesse período.
Nota: 0.0
	
	A
	Frente Negra Brasileira.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a Frente Negra Brasileira  ( FNB), “fundada em 16 de setembro de 1931”. (texto-base, p. 61)
	
	B
	Movimento Negro Unificado.
	
	C
	Conselho de Participação da Comunidade Negra.
	
	D
	Instituto de Pesquisa das Culturas Negras.
	
	E
	Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, Gilberto Freyre defendeu uma ideia de democracia peculiar. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa democracia.
Nota: 0.0
	
	A
	Democracia liberal.
	
	B
	Democracia nacional.
	
	C
	Democracia partidária.
	
	D
	Democracia racial.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “ ideia  da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria.”. (texto-base, p. 56)
	
	E
	Democracia estatal.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o excerto de texto:
 Na década de 1930, o sociólogo Gilberto  Freyre, por meio de seu livro, começou a obter destaque ao considerar o conceito de cultura na temática racial, tirando o enfoque de raça que era adotado no meio acadêmico.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 63.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  identifique e assinale  corretamente o nome do livro de Gilberto Freyre.
Nota: 0.0
	
	A
	Racismo à brasileira.
	
	B
	Formação Econômica do Brasil
	
	C
	Raízes do Brasil
	
	D
	Evolução do povo brasileiro
	
	E
	Casa Grande & senzala.
Comentários: conforme o livro-base esta é a resposta correta,pois "Na década de 1930, o sociólogo Gilberto  Freyre, por meio de seu livro Casa Geande & senzala,[...]. ( livro-base, p.63)
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da tutela (Ferreira). Podemos encontar nesse regime tutelar específico uma regulação pautada no domínio e em formas coercivas, em que a instituição nomeada tutora tinha aparatos legais para controlar todo o contingente da sociedade indígena”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.24.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre o Serviço de Proteção ao Índio, identifique a alternativa que aponta qual seria a função dessa política indigenista.
Nota: 0.0
	
	A
	Liberar terras.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se, “A criação do SPI com a função de liberar terras[...]".(texto-base, p. 25)
	
	B
	Liberar a discriminação.
	
	C
	Liberar o racismo.
	
	D
	Liberar os mecanismos de poder.
	
	E
	Liberar o regime tutelar.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
 "A visão estereotipada de que o índio é incapaz de conviver com a sociedade autodenominada civilizada fez com que  se instaurasse um sistema paternalista  de tutela segundo o qual, ao ser visto como um ser incapaz , o índio  teria de ser protegido, abrigado. Assim foram implantadas políticas públicas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 24.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre  as políticas públicas, identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta o significado da sigla  FUNAI.
 
Nota: 10.0
	
	A
	Serviço de Proteção  ao Índio.
	
	B
	Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais.
	
	C
	Fundação Nacional do Índio.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base  a resposta correta, Fundação Nacional  do Índio. (livro-base,
24)
	
	D
	Fundação Nacional do Aldeamento Jesuíta.
	
	E
	Sistema de Escravidão Indígena
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Hoje, no território brasileiro, a maioria das terras indígenas encontra-se demarcada em extensão, porém ainda há um grande déficit na sua regularização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-27, 2015. p.27.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, a falta de acesso a terras ou acesso precário a elas trazem que consequências para as famílias indígenas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Melhoria das condições econômicas.
	
	B
	Busca por status político.
	
	C
	Compromete suas expressões culturais.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se, “Famílias indígenas continuam vivendo sem acesso à terra ou em condições de territorialidade precárias, fato que coloca em risco a sobrevivência dessas comunidades e compromete suas expressões culturais”. (texto-base, p. 27)
	
	D
	Acelera as igualdades sociais
	
	E
	Amplia as práticas culturais.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto
"Em  1978, foi realizada uma grande mobilização denunciando a discriminação racial e propagando o Movimento Negro Unificado  Contra a Discriminação Racial ( MNUCDR) , mais tarde conhecido como Movimento Negro Unificado  (MNU)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 62.
Considerando o extrato de texto do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente  um fato que tornou possível este movimento.
Nota: 0.0
	
	A
	O fortalecimento militar.
	
	B
	A proibição de atividade de qualquer organização  política.
	
	C
	O início da “redemocratização”, com vistas à abertura  política.
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, "quando  o regime  militar começou a ruir  e começaram os rumores  de 'redemocratização' e 'abertura  política' , o momento de reivindicações  por conta de toda crise  capitalista  do 'milagre  econômico'”.( livro-base, p.62)
	
	D
	A  falta de políticas públicas que atendessem  todas as raças.
	
	E
	A relação harmoniosa entre brancos e negros.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“Os eugenistas previam que o branqueamento ocorreria tanto por meio da 'seleção natural' quanto do processo imigratório, [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 39-43, 2015. p. 42.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, na sociedade brasileira, assinale a alternativa que aborda corretamente a questão do branqueamento.
Nota: 0.0
	
	A
	O branqueamento ajudou a superar as desigualdades raciais.
	
	B
	O branqueamento eliminou o critério de cor nos levantamentos da população brasileira.
	
	C
	O branqueamento favoreceu o poderio patrimonial-escravista.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “O incentivo ao ideário do branqueamento trazia em seu bojo um suporte ideológico para a manutenção do poderio patrimonial-escravista”. (texto-base, p. 42)
	
	D
	O branqueamento serviu para defender o fim dos preconceitos.
	
	E
	O branqueamento impediu a continuidade da imigração europeia.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Atente ao  trecho de texto:
"A eugenia propunha o pensamento  de que o fator genético causava empobrecimento da funcionalidade biológica e mental dos seres humanos. Arthur Gobineau declarava que, quanto mais o sangue de uma raça era diluído por integrar-se a outra raça, mais enfraquecido ficava e sua propensão era a decadência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 38.
Considerando o trecho do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente  como Gobineau via a raça negra
Nota: 10.0
	
	A
	a raça negra era inferior à raça branca.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base  a resposta correta, "Para esse pensador a raça negra era inferior à raça branca".( livro-base  38)
	
	B
	a raça negra era superior à raça branca.
	
	C
	a raça branca era inferior à raça negra.
	
	D
	a raça negra era reflexo da raça branca.
	
	E
	a raça negra era igual à raça branca.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando