Buscar

Modelo de Jogo e Processo de Ensino no Futebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório do artigo:
 
“Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos.”
Observando o artigo em questão e partindo pela linha de raciocínio analisada por GOMES (2008), podemos dizer que sua concepção se dá de forma coerente no que se refere a padronização de Modelo de Jogo de forma universal, tendo em vista que se tratando de clubes ou instituições esportivas e nesse caso especificamente o futebol, temos que analisar alguns fatores que influenciam gerando uma variação no aspecto comportamental do individuo relacionados ao fator social e cultural que se difere quando voltado para a construção de um determinado modelo de jogo que varia de acordo com cada clube no âmbito do desenvolvimento a partir das interações dos treinadores, jogadores e o fator social dentro da proposta que cada clube tem como objetivo.
Observando os princípios de jogo, podemos dizer que se trata da forma de analisar o comportamento tático dos indivíduos referentes as circunstâncias e situações geradas numa partida. São referências observadas no aspecto comportamental no âmbito tático utilizados para resolução de problemas ou situações encontradas durante uma partida, mas especificamente, nos momentos de organização defensiva e ofensiva, tais como as transições de um companheiro para o outro. Ou seja, são usados para resolutividade de problemas táticos encontrados num determinado jogo.
Um fator essencial usado na metodologia citada é referente ao aspecto situacional, que proporciona ao individuo uma simulação de uma determinada situação de jogo onde a tomada de decisão, compreendendo os riscos e benefícios que se pode ocorrer com a autonomia de fazer a escolha ou decisão de forma correta, tanto no aspecto individual como de modo coletivo. Entretanto, a compreensão em questão é enfatizada devido ao trabalho sobre os princípios de prioridade da equipe em níveis de organização, o entendimento tático e a compatibilidade dos princípios com a realidade e necessidades da equipe de maneira individual e em equipe.
A criação de um sistema dinâmico no futebol, consiste em observar não só o aspecto comportamental referente ao princípio de jogo, mas também analisar todas as variáveis relacionadas a interação e inter-relação nos praticantes, seja treinador-jogador, companheiros-companheiros ou companheiros-adversários. Esse processo está ligado a jogadores inteligentes, sistemáticos e, acima de tudo, com maior autonomia, consciência na tomada de decisões e melhores escolhas em determinadas situações dentro de um jogo.
No artigo analisado, observa-se uma visão de avanço nos procedimentos pedagógico-metodológicos acerca do futebol. Tendo em vista que que haviam paradigmas que faziam com que a metodologia fosse aplicada de maneira unificada com técnicas e procedimentos unicamente voltados para o aspecto teórico, na reprodução de movimentos, limitando o aspecto didático na pedagogia do esporte no uso de estratégias-metodologias, sistematização de conteúdo de ensino, instrumentos de avaliação, dentre outros atribuídos à pratica esportiva.

Continue navegando