Buscar

Desenvolvimento Integrado de Produtos Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01
Uma das ferramentas mais importantes para o profissional de produto é o entendimento de ciclo de vida do objeto. Para Las Casas (2004, p.175), o ciclo de vida de um produto começa desde o momento em que é inserido no mercado até a sua retirada total. Ele passa pelos estágios de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Com a previsão de comportamentos, estratégias de precificação e tecnologias podem ser viabilizadas com maior precisão.
LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
 
Uma empresa que domina esse conceito e suas aplicações é a Apple. Entre 2007 e 2010, momento em que seu portfólio de produtos mudou consideravelmente, ao descontinuar os players de música. Durante esse período, a Apple baixou consideravelmente o preço do iPhone e acrescentou impressionantes recursos de fotografia, vídeo e games, um processador mais rápido e centenas de milhares de aplicativos adicionais. A Apple faturou US$ 13 bilhões em vendas mundiais do iPhone em 2009 e em 2010. Quando o iPhone 4 foi apresentando chamadas com vídeo via FaceTime, Steve Jobs declarou que se tratava do “lançamento de produto mais bem-sucedido na história da Apple”. Com ganhos crescentes na receita anual, a Apple continua a aumentar seu orçamento anual de P&D, tendo gastado US$ 1,3 bilhão em 2009. A empresa leva muito a sério a criação, a produção e o lançamento de novos produtos. Contando com o suporte de um marketing criativo, esses produtos são a razão por que consumidores e analistas de mercado ficam ansiosos por notícias do próximo lançamento de produto da Apple.
 
WORLD’S most admired companies. Fortune, 2010.
 
IPHONE4: the “most successful product launch” in Apple’s history. Independent, 28 jun. 2010.
 
Analisando sobre a ótica do ciclo de vida do produto, descreva o cenário do aparelho (iPhone) em relação à inovação e à transição entre as fases do ciclo de vida de produto.
Resposta:
Tratando-se do nome APPLE (marca), sabemos que se trata não apenas de um aparelho, mas um objeto de Status. 
Quando mapeamos a evolução do aparelho (do 3s ao 13), percebemos que a empresa não apenas vendeu aparelhos, mas criou tendência. 
A engenharia de produtos da marca, alinhado com os projetos do então fundador Steve Jobs, não apenas desenvolveu aparelhos com enorme qualidade, como ditou a regra de como os demais aparelhos deveriam ser e o que deveriam seguir. 
 
Quando se trata do produto IPHONE, compreendemos que se trata não apenas de um smartphone, trata-se de uma demanda. 
A APPLE sempre esteve à frente do seu tempo, criando demandas, obvio que a empresa cometeu alguns erros e deslizes, entretanto a marca fideliza seus clientes (clientes consumidores da marca). 
O IPHONE abriu novas possibilidades de integração entre o usuário e o produto, elevou o nível de qualidade e claro o time de desenvolvimento apresentou ao mundo o conceito de engenharia de alta performance. 
Quando comparamos o hardware do IPHONE com outras plataformas, é gritante a superioridade destes (Samsung, XIAOMI), entretanto a APPLE utiliza do seu Software exclusivo para maximizar o desempenho dos componentes, entregando assim com apenas 02 processadores a performance de octacores. 
No plano, os Iphones se tornaram referencia no mercado, entregando mais do que um produto, a empresa entrega valor aos seus clientes. 
A marca inovou nos seus produtos, inserindo nestas aplicações que nem imaginávamos precisar algum dia, e estas aplicações foram herdaras para as demais marcas. 
O consumo de conteúdo digital foi apresentado ao mundo pela APPLE (Itunes), e logo após a revolução do Itunes, tivemos a APPLE Store. 
O IPHONE revolucionou o mercado de smartphones, ditando regras e padrões, estes seguidos fielmente por suas concorrentes. 
Os iphones trouxeram como base telas de 4,5 polegadas, visto o consumo de baterias, após a evolução das baterias e utilização de polímeros para componentes eletrônicos, os Iphones apresentaram telas de 5 e 6 polegadas. 
Com a demanda de carteiras de pagamentos, a APPLE inseriu no IPHONE padrões de conectividade por NFC e aproximação. 
A fim de garantir maior segurança, a partir da linha 5s fora inserido o reconhecimento facial e leitor de impressão digital. 
A marca se inspira na realidade dos seus consumidores para implantar novas funcionalidades ao aparelho. Podemos claramente afirmar que a marca concebeu bem o conceito de "Entender para atender" 
No atual cenário, a marca aposta em aparelhos sem carregador, visto que a marca usa o mesmo padrão de carregadores desde a versão 5 dos Iphones. Talvez esta seja uma nova tendência a ser implantada no mercado e bem provável que possa ser herdada para as demais marcas.

Outros materiais