Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GOVERNO
PROFESSOR MARCO DELGADOD
GOVERNO
CONCEITO
É importante esclarecer que os conceitos de Estado e governo não são sinônimos: Os governantes são aqueles que, temporariamente, exercem cargos nas instituições que conformam o Estado, ao passo que governo é a direção suprema dos negócios públicos. 
Governo é a “expressão política de comando, de iniciativa, de fixação de objetivos do Estado e de manutenção da ordem jurídica vigente”. Com aparato constitucional, o chefe de governo representa o país no âmbito das políticas e economia interna do país, isto é, representa o país com relação aos cidadãos e os governadores dos estados internos.
FORMAS DE GOVERNO E SISTEMAS DE GOVERNO
República
Uma República (do latim, Res publica, “coisa pública”), cuja origem está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado, é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.
	SISTEMAS DE GOVERNO	PARLAMENTARISTA 	PRESIDENCIALISTA
	Chefe de estado	Presidente 	Presidente – chefe de Estado e chefe de governo
	Chefe de governo	Primeiro ministro	
Características dos governos republicanos
FORMAS DE GOVERNO E SISTEMAS DE GOVERNO
 Monarquia
Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado se mantém no cargo até a sua morte ou abdicação, sendo normalmente um regime hereditário.
	SISTEMAS DE GOVERNO	 PARLAMENTARISTA OU ABSOLUTISTA	
	Chefe de estado	— Rei/Rainha (vitalício): todo o poder se concentra no monarca;
— Câmara Alta ou dos Lordes (vitalícia): comum na Europa do século XV ao século XVIII;
— Câmara Baixa (eleita pelo povo): hoje só existe em países de independência recente, em desenvolvimento ou frágeis politicamente, como em alguns países da África.	
	Chefe de governo	Primeiro ministro
O poder Executivo é exercido por um Conselho de Ministros responsáveis perante o Parlamento.	
Características dos sistemas de governos monárquicos
REGIMES POLÍTICOS 1
Democracia
Democracia é uma forma de governo em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente – diretamente ou por meio de representantes eleitos – da proposta, do desenvolvimento e da criação de leis, exercendo o poder da governação por meio do sufrágio universal. Esse regime abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Para Aristóteles, poderia virar demagogia.
	FORMA DE DEMOCRACIA 	CARACTERISTICA	EXEMPLOS
	INDIRETA/REPRESENTATIVA	Os eleitores elegem representantes pelo voto direto e os representantes elaboram leis e administram o país.	Brasil
	DIRETA	Soberania popular dentro das instituições do Estado (Aristóteles).	Na época (V a.C.), Atenas
	SEMIDIRETA	Tentativa de aproximação da população do governo por meio de mecanismos: referendo, plebiscito, emenda constitucional de iniciativa popular, ONGs.	Constituição de 1988 estabelece esses mecanismos.
REGIMES POLÍTICOS 2
Aristocracia
Aristocracia é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista. Para Aristóteles, poderia virar oligarquia (governo de poucos para poucos).
Monocracia
São monocráticos os governos que concentram o poder somente em si próprios e tendem a confundir o poder com a propriedade, considerando o poder mais como uma coisa do que uma relação. Neles, há um centro único de força política independente do processo de designação ou de recrutamento da autoridade governamental. Para Aristóteles, a monocracia poderia virar tirania.
 ALTERNATIVAS DE INTERVENÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA
O governo, ao estabelecer os principais objetivos e metas dentro de seus mecanismos de gestão, garante a sua execução de uma forma planejada, voltada para sua forma de atuação e de intervenção, e, ao mesmo tempo, alternando seus mecanismos de financiamento.
A intervenção direta corresponde ao processo de intervenção na produção de bens públicos, serviços sociais e de infraestrutura realizados pelo próprio Estado, como construção de estradas, iluminação pública, compra de remédios ou merendas escolares, fiscalização, compra de materiais e equipamentos, gastos com pessoal etc.
Na intervenção indireta no processo produtivo, o governo utiliza medidas que interferem nas decisões de produção do setor privado, alterando custos e preços no mercado de bens e serviços.
Objetivos e alternativas de intervenção governamental

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando