Buscar

Questões sobre Exclusão Social e Desigualdade no Brasil

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	Resultado do processo seletivo do mercado, que não garante emprego a todos, gerando contínua desigualdade é denominado de :
		
	 
	Exclusão Relativa
	 
	Exclusão Estrutural
	
	Exclusão da Representação
	
	Exclusão da Possibilidade de diferenciação
	
	Exclusão Absoluta
	Respondido em 01/03/2021 21:10:23
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante, uma vez que, segundo recentes dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH¿2016), revelado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking de IDH, que leva em conta indicadores de educação, renda e saúde, de acordo com o relatório de desenvolvimento humano.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde à realidade brasileira:
		
	 
	A diferença entre ricos e pobres é quase inexistente.
	
	A desigualdade brasileira é grande em relação às comparações de gênero.
	
	A renda per capta da mulher é inferior à de pessoas do sexo masculino.
	
	É baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
	
	Mulheres brasileiras têm mais escolaridade do que o homem.
	Respondido em 01/03/2021 21:10:25
	
Explicação:
O país perdeu 19 posições na classificação correspondente à diferença entre ricos e pobres e se encontra junto com Coreia do Sul e Panamá. Já o Coeficiente de Gini, que mede a concentração renda, aponta o país como o 10º mais desigual do mundo e o quarto da América Latina, à frente apenas de Haiti, Colômbia e Paraguai.
A desigualdade brasileira também cresce nas comparações de gênero. Embora as mulheres tenham maior expectativa de vida e mais escolaridade, elas ainda recebem bem menos que os homens no Brasil. A renda per capita da mulher é 66,2% inferior à de pessoas do sexo masculino. No índice de desigualdade de gênero, o país aparece na 92ª posição entre 159 países analisados, atrás de nações de maioria religiosa conservadora, a exemplo de Líbia (38ª), Malásia (59ª) e Líbano (83ª). Também é baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
Sendo assim, como o enunciado pede que seja identificada a opção que NÃO corresponde à realidade brasileira, a alternativa a ser marcada é: A diferença entre ricos e pobres é quase inexistente. -   Uma vez que esta diferença é enorme.
 
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
		
	 
	A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
	
	A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
	
	A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
	 
	A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.
	
	A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação, e à inclusão.
	Respondido em 01/03/2021 21:10:29
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A __________________ é a convivência, é a compreensão das diferenças, é o respeito nas trocas necessárias que o convívio nos permite e nos exige. É a ética. É a percepção de que não se desenvolve sozinho. Somos seres incompletos e, em nossas incompletudes, precisamos uns dos outros.
		
	 
	Habilidade física
	 
	Habilidade social
	
	Habilidade emocional
	
	Inteligência alpha
	
	Habilidade cognitiva
	Respondido em 01/03/2021 21:10:31
	
Explicação:
A Habilidade social é a convivência, é a compreensão das diferenças, é o respeito nas trocas necessárias que o convívio nos permite e nos exige. É a ética. É a percepção de que não se desenvolve sozinho. Somos seres incompletos e, em nossas incompletudes, precisamos uns dos outros.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes graus e formas de exclusão que, segundo Sposati ( 1996 ). Uma delas é a exclusão estrutural
 Marque a opção correta quanto a exclusão estrutural
		
	 
	Sentida por aqueles que possuem os níveis mais baixos de acesso e apropriação da riqueza social e das oportunidades historicamente acessíveis do ser humano.
 
	
	Originada da condição de pobreza absoluta de um crescente segmento social.
 
	
	A exclusão é perversamente a maneira de um segmento da população permanecer precariamente presente na lógica da acumulação.
	
	Grau pelo qual a democracia de uma sociedade possibilita tornar presentes e públicas, as necessidades, interesses e opiniões dos vários segmentos, especialmente na relação Estado-Sociedade.
	 
	 
Resultado do processo seletivo do mercado, que não garante emprego a todos, gerando contínua desigualdade
 
	Respondido em 01/03/2021 21:10:33
	
Explicação:
A exclusão é uma situação de privação coletiva e inclui pobreza, discriminação, subalternidade, não equidade, não acessibilidade, não representação pública.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	"A partir dos anos 80 novos modelos de família começam a emergir de modo mais frequente/visível. Surgem as famílias monoparentais. O vocábulo monoparental foi sugerido por Nadine Lefaucheur e sociólogas feministas que teriam utilizado o termo a fim de valorizar lares chefiados por mulheres (divorciadas, mães solteiras, viúvas) e que puderam constituir suas famílias sem sofrer tanto a pressão que a sociedade antes as imputava." (gestaoecuidado.blogspot.com/.../familia-contemporanea-e-seus-novos).
Leia as assertivas abaixo considerando o texto acima e assinale:
I. O aumento das famílias monoparentais evidencia o crescimento de famílias chefiadas por mulheres após a dissolução dos laços matrimoniais.
II. Apesar do crescimento da família monoparental, o modelo de referência ainda é a família nuclear composta de pai, mãe e filhos.
III. Na contemporaneidade, a consanguinidade é condição necessária e obrigatória para o reconhecimento do grupo como família.
Estão corretas:
 
		
	 
	as alternativas I e III.
 
	
	as alternativas II e III
	
	Somente a III.
 
	 
	as alternativas I e II.
 
	
	somente a I.
 
	Respondido em 01/03/2021 21:10:39
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A Exclusão originada da condição de pobreza absoluta de um crescente segmento social é denominada de:
		
	
	Exclusão Relativa
	 
	Exclusão Absoluta
	
	Exclusão da Representação
	
	Exclusão da Possibilidade de diferenciação
	
	Exclusão Estrutural
	Respondido em 01/03/2021 21:10:47
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Dentro dos grupos que compõe as minorias, os que correspondem a grupos sociais que lutam na defesa dos ideais que não conseguem ter acesso, são denominados de:
		
	 
	desassistidos
	
	marginalizados
	
	obstruídos
	 
	excluídos
	
	martirizados

Continue navegando