Buscar

Fundamentos do Acordeom

Prévia do material em texto

Fundamentos do Acordeom 
*Historia:- Aqui vou falar um pouco da história do acordeom, a 2700 anos a.c foi inventado na China um instrumento chamado Cheng. O Cheng é o percursor do acordeom, ele é tipo um órgão portátil tocado pela boca. E 1822 foi inventado na Alemanha o primeiro acordeom e é de lá que vem a grande marca Honner. Hoje em dia a Itália é o maior produtor de acordeom e 1837 ele foi aperfeiçoado na França por Buffet.
  No Brasil os primeiros exemplares do Acordeom foram trazidos principalmente pelas imigrações italiana e alemã, grande parte se instalou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.  O acordeom foi muito difundido no Brasil e na década de 1950 era até comum encontrar dois acordeões na mesma casa.
 Cheng- Cheng
 
Partes do Acordeom
01
 
02
 
03
 POSTURA 
Desde o princípio você deve cuidar da sua postura, tanto do corpo, dos braços, das mãos e dos dedos. É importante ressaltar que estes detalhes farão grande diferença no resultado final de uma música que você esteja tocando. É importante lembrar que você pode tocar este instrumento de duas maneiras, tanto sentado quanto em pé, porém a postura é a mesma para os dois jeito, com a coluna sempre ereta.
Colocação dos dedos 
Sendo: 1º Dedo Polegar, 2ºIndicador, 3ºMédio, 4ºAnelar e 5ºMínimo para ambas as mãos.
Os dedos da mão direita eles vão tocar no teclado fazendo o canto da música,as introduções o solo da música na qual usamos a clave de Sol,como mostra o exemplo abaixo. CLAVE DE SOL
 
04 
 
Os dedos da mão esquerda eles vão fazer o Acompanhamento da música na qual usamos a clave de Fá para indentificar as notas de cada coluna. Como mostra o exemplo abaixo. 
 Clave de Fá
 
 05 
 
Teoria Basica para melhor intendimento da prática.
Em música nós trabalhamos com sons musicais,cifras,oitavas.propriedades do som e sinais de alterações.
1º SONS MUSICAIS NATURAIS SÃO 07,COMEÇANDO DO DÓ AO SI. 
A nota Dó estará sempre logo a esquerda do bloco com duas teclas pretas OBSERVE:- DA NOTA DÓ A OUTRA NOTA DÓ FORMA-SE UMA OITAVA. SENDO ASSIM UMA ESCALA MÚSICAL.OITAVA É A REPETIÇÃO DO SOM de 8 em 8 notas
CIFRAS
É a representação de cada nota por letras ou acorde.
ENTÃO A NOTA É REPRESENTADO PELA LETRA C-DÓ D-RÉ E-MI F-FÁ G-SOL A-LÁ B-SI
06 
ACORDES 
Acordes é tirado da escala ou seja extraído da escala:- Exemplo de acordes, Acordes Maiores representado pelas letras Exemplo:- C:-Dó Maior D:-Ré Maior Acordes Menores:- Cm:-Dó Menor Acordes C/Sétima:- C7:- Dó Sétima
07 
 SINAIS DE ALTERAÇÃO 
Em resumo é o Sustenido # e Bemol b.
O Sustenido # é um sinal que colocado ao lado do som ele aumenta o som em meio tom deixando o som mais agudo.
O BEMOL b é um sinal que colocado ao lado do som ele diminui o som em meio tom deixando o som mais grave.
 EXEMPLO:-
 
FORMAÇÃO DOS ACORDES MAIORES
Acordes é tirado da escala ou seja extraído da escala então para o acorde de dó maior letra C:- Tocamos a I GRAU DÓ III GRAU MI e V GRAU o SOL.
 
08
 09 
ACORDES MENORES Os Acordes Menores diminui o 3º Grau Exemplo no Cm:- Dó Menor 1º Dó 3º MIb 5º SOL
 10
 ACORDES COM SÉTIMA 
11
Propriedade do som 
*INTENSIDADE:-É A PROPRIEDADE DO SOM SER FORTE OU FRACO
Quando puxamos o fole com mais força o som sai mais forte, com menos força o som sai mais fraco.
*TIMBRE:-É a qualidade do som de cada instrumento, no acordeom os timbres ele pode ser mudado pelo registro do teclado, também no acordem de 120 baixos temos o registros dos baixos que mudam o som.
*DURAÇÃO:-É a propriedade do som ser longo ou curto.
*ALTURA:- É a propriedade do som ser grave ou agudo.
1º EXERCÍCIO VAMOS ESTUDAR ESCALA DE 5 SONS OU SEJA CINCO NOTAS
12

Mais conteúdos dessa disciplina