Buscar

Atividade Reflexiva :UNIDADE I - Os protagonistas do processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo: Luiz Fernando Kashihabara Correia
	RGM: 22898646
	Instituição: UNIFRAN
	Data:09/03/2021
	Curso: Letras Português e Espanhol
	Disciplina: Pratica de Ensino em Língua Portuguesa
UNIDADE 1 
Os Protagonistas do Processo Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa.
O papel do professor em nossa sociedade vem se mostrando cada vez mais essencial a cada dia que se passa, e não obstante, a primordialidade dos discentes em ser protagonistas do seu aprendizado se mostra cada vez mais essencial em nosso contexto: Século XXI. A transformação que nossa “cultura” mundial passa a cada minuto é refletida diretamente, de forma positiva ou negativa, nos indivíduos integrantes do ensino regular. Daí vem a necessidade de o professor compreender e estar sempre aprimorando a sua posição como mediador do processo de ensino de acordo com o contexto atual do qual se está inserido.
O professor como sendo o carro-chefe deste processo, é responsável por proporcionar aos alunos a melhor experiência de aprendizado possível. Mas para que isso aconteça, é necessário esforço do docente em ver seus educandos como indivíduos únicos com particularidades essencialmente suas. Augusto Cury (2003) nos apresenta alguns aspectos a serem praticados dos quais nos possibilitam ser o que ele chamou de “professores fascinantes”. Buscar ter sensibilidade pelos alunos, ajuda-los a serem pensadores e não repetidores, e principalmente ajuda-los a aprender e viver de forma humanizada, sendo educados para a vida. Ser este tipo de professor poderá dar a sua profissão um sentido muito mais significativo a você e aos seus discentes.
O aluno, como já mencionado, é o protagonista do seu próprio aprendizado. E vale ressaltar também que cada um destes, traz para a sala de aula sua experiência como indivíduo, do qual nos proporciona, por meio da sua linguagem e expressão, conhecer sua cultura e seu próprio modo de ver o mundo. E justamente por isso a apostila cita a importância de adequar nossa didática com o intuito de suprir ao máximo as necessidades educacionais de cada aluno. Foi mencionado ali também “A Teoria das Inteligências Múltiplas”, proposta por Howard Gardner (1985). Nela Gardner apontou por meio da sua teoria a existência de 8 inteligência múltiplas das quais nós, como professores de língua portuguesa, deveríamos ter conhecimento para poder assim, da melhor forma possível, estimular o aprendizado dos nossos educandos.
Podemos considerar agora o papel importantíssimo que tem a própria escola e o material didático e o plano de ensino na trilha do aprendizado. Mesmo que nem sempre vamos estar nas condições perfeitas para lecionar, podemos usar o que temos disponível em nosso meio para proporcionar uma experiência enriquecedora para nós e nossos alunos dentro e fora da escola. As ferramentas principais que nos ajudarão a criar este ambiente e lecionar de forma organizada, serão os materiais didáticos. Em conformidade com a PCN, a maioria dos livros didáticos buscam seguir as orientações propostas ali com o intuito de desenvolver as capacidades de aprendizagem de uma forma a favorecer o ensino individual. Para que tudo isso possa funcionar, é necessário estabelecer o nosso objetivo, e esta será definida em nosso plano de aula. Nela teremos de abordar como alcançaremos tais objetivos com nossos alunos, qual será o conteúdo do qual trabalharemos, os recursos que serão adotados, e também os critérios avaliativos. Em relação a isso, o professor terá também de fazer uma autoavaliação dos seus métodos de ensino e de tais abordagens dentro do seu plano de aula, estes métodos estão suprindo as necessidades e expectativas dos seus discentes? A resposta a esta pergunta definirá os ajustes que deveram ser feitos para um melhor aproveitamento dos métodos de ensino do docente.
Seguir as orientações apresentadas nesta apostila possibilitarão que nós, como futuros professores, possamos estar cada dia mais aprimorando o nosso ensino e conhecimento. Desenvolver-nos nestes quesitos fomentará o nosso caminho em oferecer aos alunos a melhor experiência possível no aprendizado da língua portuguesa em nosso contexto “Século XXI”.
Referências:
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
https://pedagogiaaopedaletra.com/dica-e-leitura-pais-brilhantes-professores-fascinantes/ - Acesso em 10/03/2021.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/plano-de-aula.htm - Acesso em 10/03/2021.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/inteligencias-multiplasnovo-conceito-educacao.htm - Acesso em 10/03/2021.

Continue navegando