Buscar

Teorias e Técnicas de Grupos - Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teorias e Técnicas de Grupos - Avaliação
Questão 1
Os debates sobre os modos de vida do H. habilis foram iniciados pelas publicações do já falecido Glynn Isaac. Ele propôs que esses grandes conjuntos de artefatos e ossos [encontrados em sítios arqueológicos] correspondiam a moradias-base, lugares onde membros do H. habilis partilhavam alimentos e dividiam-se no cuidado da prole. 
O modelo de Glynn Isacc ficou conhecido como pirâmide de inferências ou cartas de baralho. A seguir, assinale a alternativa que apresenta as cinco etapas desse modelo em ordem crescente (da base para o topo).
Escolha uma:
1 Consumo restrito de carne obtida pela coleta de restos; 2 partilha dos alimentos a partir das atividades sociais desenvolvidas no grupo; 3 vínculo familiar, sobretudo, entre pais e filhos; 4 investimento masculino na prole; 5 diminuição da dependência infantil e habilidades comunicativas restritas à gestos.
b. 1 Consumo acrescido de carne obtida pela caça ou coleta dos restos; 2 partilha dos alimentos, divisão do trabalho, organização em torno da base doméstica; 3 adoção de relações monogâmicas entre os membros do grupo sem vínculos afetivos; 4 investimento masculino na prole; 5 prolongamento da dependência infantil e habilidades comunicativas aperfeiçoadas.
c. 1 Consumo acrescido de carne obtida pela caça ou coleta dos restos; 2 partilha dos alimentos a partir das atividades sociais desenvolvidas no grupo; 3 vinculo de casais e criação conjunta das crianças do grupo; 4 curta dependência infantil e 5 habilidades comunicativas aperfeiçoadas.
d. 1 Consumo restrito de carne obtido pela coleta de restos; 2 partilha dos alimentos, divisão do trabalho, organização em torno da base doméstica; 3 vínculo familiar, sobretudo, entre pais e filhos; 4 investimento masculino na prole; 5 prolongamento da dependência infantil e habilidades comunicativas aperfeiçoadas.
e. 1 Consumo acrescido de carne obtida pela caça ou coleta dos restos; 2 partilha dos alimentos, divisão do trabalho, organização em torno da base doméstica; 3 vínculo de casais, investimento masculino na prole; 4 prolongamento da dependência infantil e 5 habilidades comunicativas aperfeiçoadas. Correto
Questão 2
O paciente silencioso tem sido objeto de muitas discussões entre grupo-terapeutas, sendo que inúmeros trabalhos abordam essa situação, sob ângulos diversos.
Em linhas gerais, vale reiterarmos que é necessário discriminar entre as distintas causas e formas de atitude silenciosa, tanto nos pacientes em que esta é permanente, como naqueles em que ela é transitória.
Zimerman ao longo de sua obra tece várias pontuações acerca do significado do silêncio dentro de grupos. Dessa forma, um paciente em grupoterapia pode se manifestar como silencioso por várias razões. Assinale a alternativa que não corresponde a uma razão atribuída ao silencio a partir das concepções de Zimerman.
Escolha uma:
a. O silêncio dentro dos grupos e raro e, portanto, não merece atenção por parte do grupoterapeuta. Quando o mesmo ocorre basta que o terapeuta peça ao indivíduo silencioso que se expresse sem medo. Correto
b. A probabilidade mais comum é que a atitude silenciosa esteja traduzindo uma forma de resistência que lhe sirva de proteção contra o acesso a sentimentos que ele não quer (não pode) reconhecer, remexer e, muito menos, compartir com os pares.
c. Severas inibições de natureza fóbica ou esquizóide (o que não invalida, no entanto, a possibilidade de que, mesmo silencioso, ele se mantenha bem atento, interessado e com boa integração na tarefa grupal).
d. O paciente tem necessidade de um longo período para ‘‘observar" o funcionamento do grupo, até desenvolver um a confiabilidade nos demais.
e. O silêncio esteja expressando um a atitude hostil, tanto de desafio como de indiferença e desdém por todos.
Questão 3
Muitos autores costumam catalogar os grupos de acordo com a técnica empregada pelo coordenador do grupo e com o tipo de vínculo que ele estabelece com os indivíduos integrantes.
Existe uma profusão de classificações de grupos. No caso da grupoterapia, Zimerman os divide em dois grandes conjuntos. Assinale a seguir a alternativa que corresponde a classificação proposta por Zimerman.
Escolha uma:
a. Operativos e psicoterapêuticos propriamente ditos.
b. Operativos e terapêuticos. Correto
c. De autoajuda e psicoterapêuticos propriamente ditos.
d. Institucionais e operativos.
e. De autoajuda e operativos.
Questão 4
A primeira coisa que podemos dizer sobre o homem é que ele pertence a uma espécie animal — Homo sapiens. Todos nós dependemos dos genes que recebemos de nossos ancestrais para formar nosso corpo, obedecendo às características de nossa espécie.
No entanto, a Biologia já nos ensinou que os genes se manifestam sob determinadas condições ambientais (físicas e sociais). Temos, portanto, um conjunto de traços herdados que, em contato com um ambiente determinado, têm como resultado um ser específico, individual e particular.
Segundo os autores da citação o homem é muito mais do que apenas suas características biológicas. Partindo desse pressuposto qual a característica que para Bock; Furtado e Teixeira garante ao homem a sobrevivência em sociedade?
Escolha uma:
a. Ele precisa desenvolver apenas a aprendizagem por meio da linguagem, pois, dessa forma, poderá se inserir automaticamente nos mais variados grupos.
b. Ele precisa adquirir várias aptidões, aprender as formas de satisfazer as necessidades, apropriar-se, enfim, do que a sociedade humana criou no decurso de seu desenvolvimento histórico. Correto
c. Sua capacidade de aprendizagem que, não necessariamente, pressupõe o contato com o outro, pois boa parte da nossa aprendizagem já está contida no material genético e não há necessidade da interdependência grupal.
d. Apenas ser exposto às produções culturais mais avançadas da humanidade. Inclusive o contato com outros se torna irrelevante se o mesmo puder acessar a mais refinada produção cultural.
e. Ele precisa desenvolver um sistema linguístico a fim de expressar suas necessidades, desejos, ansiedades e dessa forma se fazer presente no mundo que o circunscreve.
Questão 5
É tão abrangente a aplicação dos postulados dos grupos operativos que muitos preferem considerá-los como sendo, genericamente, um continente de todos os demais grupos, incluídos os terapêuticos, mesmo os de natureza analítica.
A qual autor é atribuída a origem dos grupos operativos?
Escolha uma:
a.Wilfred Bion
b.Kurt Lewin
c.Enrique Pichon Rivière Correto
d.Fritz Perls
e.Jacob Levy Moreno

Outros materiais