Buscar

Artroplastia de joelho


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Artroplastia do joelho 
O que é artroplastia do joelho?
A artroplastia do joelho é uma cirurgia que tem como objetivo substituir uma articulação “doente “ por uma nova articulação ” prótese”. A articulação é substituída por componentes metálicos e plásticos.
As peças são fixadas ao osso através de um cimento especial chamado metilmetacrilato.
Após a colocação da prótese, o metal que cobre o fêmur fica em contato com o plástico que cobre a tíbia, não havendo mais contato ‘’osso com osso’’ aliviando a dor. O plástico que é utilizado nas próteses é chamado de polietileno .
E assim compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor. 
Quando é indicada?
Essa cirurgia ela é indicada quando o paciente sente muita dor no joelho, mobilidade articular reduzida e dificuldades para realizar as atividades de vida diária. A indicação é feita somente quando o tratamento conservador ( fisioterapia e medicamentos) não é mais eficaz. 
Contra-indicações 
Graves problemas de coração
Insuficiência respiratória 
Diabetes não compensado
Insuficiência renal
Sistema imunológico comprometido
Osteoporose grave.
Objetivos 
Ela tem como objetivo reestabelecer a forma e o alinhamento da articulação (corrigir deformidades ósseas), com a finalidade de devolver a estabilidade e a mobilidade da estrutura e promover o alivio da dor. 
Orientações pós operatório 
Após a cirurgia o joelho ficara imobilizado com curativo e compressivos volumoso e com dreno 
No 1 dia de pós operatório deve se iniciar fisioterapia fazendo exercícios , auxiliado por um fisioterapeuta (no hospital)
Procurar sempre dobrar o joelho durante os exercícios 
Procurar não deitar sobre o lado operado 
Não colocar almofada embaixo do joelho
A quantidade de carga que poderá ser colocada sobre a perna operada depende do tipo de cirurgia (cimentada ou não) 
Logo que puder ficar em pé, apoiar a perna operada com cuidado , dividindo sempre seu peso entre as muletas e a outra perna
Evitar carregar pesos
Evitar atividades de risco de queda
Alta hospitalar 
No 3 ou 4 dia se o paciente não tiver nenhuma complicação após a cirurgia ele terá alta hospitalar, é esperado que consiga sentar, andar com auxílio de muleta ou andador.
Fisioterapia 
A reabilitação pós-operatório da artroplastia do joelho consiste, inicialmente, em mobilização articular (grau I, II e III), exercícios passivos, ativo – assistido e ativo – livre para ganho/manutenção da amplitude de movimento do joelho (flexão/extensão) fortalecimento dos músculos do quadril e joelho , se necessário com o auxílio de eletroestimulação , treino sensório motor e funcional (sentar e levantar e treino de marcha com obstáculos). Se necessário utiliza-se recursos como laser, corrente interferencial e tens para analgesia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?