Buscar

010620PLANEJAMENTO PESSOAL E DA CARREIRA PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

29
universidade guarulhos
superior de tecnologia em gestão de recursos humanos
adenilza oliveira dos santos
ra - 28247164
planejamento pessoal
E DA CARREIRA PROFISSIONAL
Guarulhos
2020
adenilza oliveira dos santos 
planejamento pessoal
E DA CARREIRA PROFISSIONAL
Projeto apresentado à Universidade Guarulhos, como requisito parcial da disciplina Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
Professor Orientador
Vânia Haddad Diego
Guarulhos
2020
“Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor”
Martin Luther King 
RESUMO
A atividade solicitada, teve como objetivo abordar os aspectos relacionados a profissão de recursos humanos, desde o seu surgimento até os dias atuais. Bem como o estudo da carreira profissional, mercado de trabalho e áreas de atuação.
 Pretendeu-se com ele que fosse desenvolvido um planejamento pessoal, baseado nos meus pontos fortes e fracos, apontando o os fatores a serem desenvolvidos. Sinalizando as características que devo manter ou melhorar, a fim de se tornar um profissional de sucesso.
Palavras-chave: Planejamento de Carreira, Desenvolvimento Pessoal, Mensuração de Finanças.
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	5
2	CAPÍTULO 2: Momento Atual	6
2.1	 Roda da Vida	8
2.2	 Identificação de Valores	8
2.3	 SWOT Pessoal	11
2.4	 Propósito de Vida	16
2.5	 Quem eu sou x Quem eu quero ser	18
3	CAPÍTULO 3: Estado Desejado	19
3.1	 Lista de Sonhos	20
3.2	 Especificação de Objetivos / SMART	21
3.3	 Termo de Comprometimento	22
4	CAPÍTULO 4: Mudanças	23
4.1	 Mudança de Hábitos	23
5	CONCLUSÃO	24
6	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	25
1 Introdução
Ao Contrário do que muitas pessoas pensão, o RH não surgiu nas empresas quando as organizações apareceram, e sim após algum fatores que aconteceram ao longo dos tempos. Com o desenvolvimento do capital e da industrialização, a forma de organização do trabalho, as teorias e as configurações organizacionais, que se estruturaram de forma diferente, divididas em quatro períodos.
O primeiro período começa do fim do século XIX até a I Guerra Mundial, neste período o que nós tínhamos como figura de recursos humanos, era o capataz, que na época, contratava, demitia e tomava conta dos funcionários, também nesse período, tivemos a revolução industrial, o aumento da mão de obra, e as primeiras leis que regulam as atividades de trabalho. Por volta de 1910 tivemos o início do Taylorismo trazendo o modelo de organização racional do trabalho. Quanto ao Brasil, as condições de trabalho ainda eram primitivas, todos os processos eram incipiente, a economia que predominava era a agricultura, e o modelo de trabalho era parecido com o sistema escravocrata.
O segundo período, fica entre as duas guerras mundiais, no mundo, as empresas começaram a estruturar a Gestão de Recursos Humanos, em torno do Departamento Pessoal, então podemos observar que inicia o Departamento Pessoal, lá fora. Em 1930 tivemos a divulgação dos estudos de Hawthorne que está relacionado com as teorias das relações humanas, o modelo de atividades de RH foi ampliado e passou a tratar de questões mais complexas, que envolvem as relações humanas, como por exemplo: grupos, liderança, motivação, atitude, comunicação. Variáveis que passaram a ser consideradas na análise da produtividade e satisfação das pessoas no trabalho, quanto ao Brasil, as relações de economia ainda eram agrícolas, as condições de trabalhos eram primitivas. Então começamos a ter a legislação trabalhista, dando início ao departamento pessoal, tendo como função controlar a frequência, pontualidade, absenteísmo, registro de ponto e o pagamento dos salários, aos trabalhadores.
O terceiro período que compreende a II Guerra Mundial até os anos de 1980, foi quando as empresas evoluíram e iniciaram a passagem do Departamento Pessoal para a Gestão de Recursos Humanos. Também nessa época tivemos a sofisticação no tecnológica deixando as rotinas mais complexas, consequentemente, era preciso ter funcionários mais capacitados, e para substituir um funcionário na empresa geram custos, pois a mão de obra estava se tornando escassa. Apontando a necessidade de reter essas pessoas nas organizações, capacitá-las para a nova rotina de trabalho. Investindo em treinamentos, desenvolvimento pessoal e avaliação de desempenho. Nessa mesma época, as fabricas começaram a vim para o Brasil, porem a situação do RH ainda era atrasada, por que tínhamos o Departamento Pessoal como uma função legalista.
 O quarto período está entre a década de 1990 até os dias de hoje, nos anos 90 o RH começou a ter várias denominações, passando a ser reconhecido como, Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, Gestão de Gente, e Gestão Estratégica de RH. O seu foco passou a ser gestão de competências, já no Brasil, algumas empresas continuam a manter o departamento pessoal, enquanto outras afirmavam que tinham o RH, mais na pratica mesmo, acabava sendo o velho departamento pessoal. Geralmente as pessoas confundem, Recursos Humanos com Departamento Pessoal.
A área de RH é multidisciplinar, envolve vários conceitos, Psicologia Organizacional, Administração, Processos Gerencias, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho entre outros, ou seja o profissional precisa ter esse conhecimento e o auxílio dos outros profissionais, para que a área de RH consiga funcionar da melhor forma possível.
Para iniciarmos a carreira em Recursos Humanos se faz necessário pesquisar sobre o tema, pois como vemos acima, é bastante amplo. 
O primeiro passo é o conhecimento, ingressar numa universidade a fim de adquirir conhecimentos técnicos, e desenvolver habilidades, como consequência se tornar um bom profissional. Como sugestão temos o curso tecnólogo Gestão de Recursos 
Humanos, e as graduações, como por exemplo Administração, Pedagogia, Psicologia, Serviço social e até Direito. Outra questão importante é a escolha da carreira, para poder ter certeza que está no caminho certo. Segundo a leitura do livro Chiavenato, destaquei algo interessante, onde descobrir que diploma não é solução! 
É necessário um equilíbrio, além de conhecimento técnico precisamos ter o perfil desejado para se incluir na cultura da empresa, bem como as habilidades e competências que cada cargo exige. 
Após o término do curso, é importante que o profissional busque se especializar ainda mais na área escolhendo uma pós-graduação/especialização. 
Ao longo da carreira como RH, é importante continuar se desenvolvendo sempre e buscando uma formação extra, conhecimento nunca é demais e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Por exemplo para atuar em Recrutamento e Seleção realizando processos seletivos ou Treinamento e Desenvolvimento é desejável ter a pós graduação/especialização relacionada a carreira que deseja seguir. 
Todas as empresas, independente do porte, precisam de um setor de Recursos Humanos, que irá gerenciar a remuneração, benefícios dos funcionários, treinamento da equipe e recrutamento do time. 
Podemos escolher a área com a qual nos identificamos e atuar em diversos ramos, como por exemplo, Administração de Pessoal, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Cargos e Salários, Benefícios, ou até Consultoria. 
 Capítulo 2: momento atual
2.1 Roda da Vida
	
Defina uma Área Prioritária (Alavanca).
Qual é a área que, se for melhor trabalhada, irá alavancar e melhorar também outras áreas da vida?
Criatividade, hobbies e diversão.
2.2 Identificação de Valores
O que é realmente importante para você?
Todos nos trazemos conosco nossos valores, o que aprendemos com os nossos pais, e levamos para a vida. A nossa formação de caráter.
Identificação de Valores 
1. Selecione na lista a seguir todos os valores e características realmente importantes para você. 
Caso sinta falta de algum, preencha ao final da lista
	Abundância
Clareza 
	Desafio 
	Estabilidade 
	Acessibilidade 
	Colaboração
	Desejo 
	Estrutura 
	Adaptabilidade 
	Comando 
	Determinação 
	Evolução
	Afetuosidade 
	Compaixão 
	Dever 
	Excelência 
	Agilidade 
	Compartilhar 
	Devoção 
	Excitação 
	Agressividade 
	Competitividade
	Dignidade 
	Exclusividade 
	Alegria 
	Comprometimento
	Dinamismo 
	Experiência 
	Altruísmo 
	Compromisso
	Disciplina 
	Extravagância 
	Amabilidade 
	Concentração 
	Discrição 
	Extroversão 
	Ambição 
	Conclusão 
	Disponibilidade
	Exuberância 
	Amor 
	Conexão 
	Diversão 
	Fama 
	Apoio 
	Confiabilidade 
	Diversidade
	Fascinação 
	Aprendizado 
	Confidência 
	Educação 
	Fé 
	Arriscar 
	Conforto 
	Eficiência 
	Felicidade 
	Assertividade 
	Conhecimento 
	Elegância 
	Fidelidade 
	Atenção 
	Conquista 
	Empatia 
	Filantropia 
	Autossuperação
	Consciência 
	Encorajamento 
	Flexibilidade 
	Autoconfiança 
	Consistência 
	Energia 
	Foco 
	Autocontrole 
	Contenção 
	Ensinar
	Força 
	Aventura 
	Continuidade 
	Entendimento 
	Ganhar 
	Beleza 
	Controle 
	Entrega
	Generosidade 
	Bem-estar 
	Convicção 
	Entretenimento 
	Graça 
	Bondade 
	Cooperação 
	Entusiasmo 
	Gratidão 
	Bravura 
	Coragem 
	Equilíbrio 
	Harmonia 
	Brilhantismo 
	Credibilidade 
	Esperança 
	Heroísmo 
	Calma 
	Crescimento 
	Espiritualidade 
	Honestidade 
	Camaradagem 
	Criatividade 
	Espirituoso 
	Honra 
	Caridade 
	Cuidado 
	Espontaneidade 
	Humor 
	Celebridade 
	Dedicação 
	Esportividade
	Imaginação 
Indep. financeira	 Modernidade 	 Prazer 		 Sensibilidade 
 Independência 	 Modéstia 	 Precisão 	 Sensualidade 
 Ingenuidade 		 Motivação 	 Preparação 	 Serenidade 
 Inovação 	 Obediência 	 Privacidade 	 Sexualidade 
 Inspiração 	 Objetividade 	 Proatividade 	 Significância 
 Integridade 	 Ordem 	 Profissionalismo 	 Silêncio 
 Inteligência 	 Organização 	 Profundidade 	 Simpatia 
 Intensidade 	 Originalidade 	 Prosperidade 	 Simplicidade 
 Intimidade 	 Otimismo 	 Pureza 	 Sinceridade
 Intuição 	 Ousadia 	 Realismo 	 Sofisticação 
	Inventividade 
	Paixão 
	Realização 
	Solidão 
	Investimento 
	Paz 
	Reciprocidade
	Sucesso 
	Ironia 
	Perfeição 
	Reconhecimento 
	Superação
	Jogo de cintura 
	Perícia 
	Recreação 
	Suporte 
	Justiça 
	Perseverança 
	Relaxamento 
	Tradicionalismo 
	Juventude 
	Persistência 
	Religião 
	Tranquilidade 
	Lazer
	Persuasão 
	Resiliência
	Utilidade
	Lealdade 
	Pertencimento 
	Resistência 
	Variedade 
	Liberdade 
	Piedade 
	Resolução 
	Velocidade 
	Liderança 
	Poder 
	Respeito 
	Verdade 
	Lógica 
	Ponderação
	Riqueza 
	Vigor 
	Maestria 
	Pontualidade 
	Sabedoria 
	Virtude 
	Maleabilidade 
	Popularidade 
	Sacrifício 
	Visão 
	Maturidade 
	Potência 
	Satisfação 
	Vitalidade
	Mente aberta
	Pragmatismo 
	Saúde 
	Vitória
	Mistério 
	Praticidade 
	Segurança 
	Zelo
	
	
	
	
Elimine 30% dos valores selecionados que considere menos importantes. 
	1
	Assertividade 
	14
	Evolução
	26
	Criatividade 
	38
	Organização 
	2
	Autocontrole 
	15
	Excelência 
	27
	Dedicação 
	39
	Persuasão 
	3
	Clareza 
	16
	Fé 
	28
	Desafio 
	40
	Pontualidade 
	4
	Compartilhar 
	17
	Flexibilidade 
	29
	Determinação 
	41
	Precisão 
	5
	Comprometimento
	18
	Foco 
	30
	Dinamismo 
	42
	Proatividade 
	6
	Comprometimento
	19
	Inteligência 
	31
	Disponibilidade
	43
	Profissionalismo 
	7
	Conclusão 
	20
	Jogo de cintura 
	32
	Educação 
	44
	Resolução 
	8
	Confiabilidade 
	21
	Justiça 
	33
	Eficiência 
	45
	Satisfação 
	9
	Conhecimento 
	22
	Lealdade 
	34
	Energia 
	46
	Saúde 
	10
	Controle 
	23
	Liderança 
	35
	Entrega
	47
	Segurança 
	11
	Credibilidade 
	24
	Motivação 
	36
	Equilíbrio 
	48
	Sensibilidade 
	12
	Crescimento 
	25
	Obediência 
	37
	Estrutura 
	49
	Sucesso 
	13
	Visão 
	
	
	
	
	
	
Elimine outros 30% em relação à quantidade assinalada inicialmente.
	10
	Foco 
	19
	Dedicação 
	27
	Pontualidade 
	11
	Inteligência 
	20
	Determinação 
	28
	Proatividade 
	12
	Jogo de cintura 
	21
	Disponibilidade
	29
	Profissionalismo 
	13
	Justiça 
	22
	Eficiência 
	30
	Resolução 
	14
	Lealdade 
	23
	Energia 
	31
	Saúde 
	15
	Liderança 
	24
	Equilíbrio 
	32
	Segurança 
	16
	Motivação 
	25
	Evolução
	33
	Sucesso 
	17
	Organização 
	26
	Excelência 
	34
	Visão 
	18
	zelo 
	
	
	
	
Elimine outros 30%. 
	1
	Assertividade 
	7
	Foco 
	13
	Determinação 
	19
	Proatividade 
	2
	Autocontrole 
	8
	Inteligência 
	14
	Eficiência 
	20
	Profissionalismo 
	3
	Comprometimento
	9
	Justiça 
	15
	Equilíbrio 
	21
	Saúde 
	4
	Conhecimento 
	10
	Lealdade 
	16
	Evolução
	22
	Sucesso 
	5
	Credibilidade 
	11
	Motivação 
	17
	Excelência 
	23
	Visão 
	6
	Crescimento 
	12
	Organização 
	18
	Fé 
	24
	zelo 
Escreva a seguir os valores restantes (10%). Estes são os seus valores essenciais.
	1
	Assertividade 
	7
	Inteligência 
	13
	Determinação 
	18
	Proatividade 
	2
	Comprometimento
	8
	Justiça 
	14
	Eficiência 
	19
	Profissionalismo 
	3
	Conhecimento 
	9
	Lealdade 
	15
	Equilíbrio 
	20
	Saúde 
	4
	Credibilidade 
	10
	Motivação 
	16
	Excelência 
	21
	Sucesso 
	5
	Crescimento 
	11
	Organização 
	17
	Fé 
	22
	Visão 
	6
	Foco 
	12
	zelo 
	
	
	
	
2.3 SWOT Pessoal
Como você pode potencializar seus pontos fortes e minimizar a influência dos pontos fracos?
Identificando Oportunidades e Ameaças 
Etapa 1 – Potencialize as suas forças
1. Escreva a seguir seus principais pontos fortes, habilidades ou talentos.
	Adaptabilidade
	Comunicação Clara
	Flexibilidade
	Apresentação Pessoal 
	Criatividade
	Iniciativa
	Conhecimento
	Dinamismo 
	Proatividade
	Capacidade de Trabalhar em Equipe
	Empatia
	Relacionamento Interpessoal
2. Escolha seus 3 pontos fortes favoritos entre os listados anteriormente e escreva um rápido plano de ação para cada um deles, considerando como você pode
	3 Pontos Fortes Principais
	Plano de Ação
	1.Comunicação
	Utilizar uma linguagem clara, e objetiva. Se expressar de forma adequada, bem como fazer com que o outro entenda com efetividade.
	2.Conhecimento
	A busca pelo conhecimento é infinita, precisamos estar preparados para as diversas situações que podem surgir. Quando possuímos o conhecimento atingimos as nossas metas. 
	3.Proatividade
	Ter uma visão dos problemas que podem surgir, apresentando ideias para evitar e solucionar. Participar ativamente da implantação e execução das atividades necessárias. Ser perseverante e motivado pelas conquistas.
3. Quais as oportunidades que esses pontos fortes abrem para você?
Descreva as oportunidades que essas forças geram para você, considerando as reflexões a seguir:
· Que oportunidades existem no mundo para mim?
· Como posso utilizar melhor essas forças em minha vida e trabalho?
· Que ideias eu já tive e fui adiando?
· Em que essas forças podem fazer realmente a diferença em minha vida?
	3 Pontos Fortes Principais
	Plano de Ação
	1.Comunicação
	A porta de entrada para uma empresa é a comunicação, tanto verbal, saber adaptar a minha linguagem de acordo com o público alvo, a fim de que todas entendam a mensagem. Como a não verbal, a nossa linguagem corporal, postura, apresentação pessoal. São fatores que contam muito.
	2.Conhecimento
	A busca pelo conhecimento é imprescindível, para seguir carreira, precisamos realizar pesquisas em todos os aspectos quem podem impactar no futuro. Adquirir, conhecimento teórico e prático, saber executar a tarefa e dominar o assunto nos traz sucesso!
	3.Proatividade
	Quando temos uma visão ampla, identificamos possíveis problemas futuros, e encontramos formas de solucionar problemas, assim sendo nos destacamos entre os outros.
Etapa 2 – Reconhecendo as ameaças
1. Escreva a seguir seus principais pontos a desenvolver.
	Organização Pessoal Concorrência
	Falta de Oportunidades 
	Foco
	Persistência
3. Escolha 3 pontos fracos entre os
listados anteriormente que sejam determinantes em sua vida ou que mereçam serem considerados de forma prioritária. Quais as ameaças ou riscos que esses pontos fracos trazem?
	3 Principais Fraquezas
	Ameaças
	1.Concorrência 
	Hoje em dia as empresas são exigentes para a contratação, buscam o melhor profissional. Precisamos adquirir conhecimento e desenvolver habilidades.
	2.Falta de Oportunidades
	Algumas empresas não possuem plano de carreiras, precisamos estar dispostos a novos desafios.
	3.Foco
	Se dedicar não é fácil, de uma hora para outra nossa vida pode mudar. É preciso ter foco, persistir e acreditar na nossa capacidade, investir no conhecimento. Assim iremos conquistar o nosso objetivo. 
3. Quais as ameaças ou riscos que esses pontos fracos trazem? 
Escreva um rápido plano de ação para cada uma delas, considerando o que você pode fazer para minimizá-las ou mesmo eliminá-las, considerando as reflexões a seguir: 
• Quais os riscos que o mundo me apresenta diante dessas fraquezas? 
• Como posso trabalhar para minimizar essas fraquezas em minha vida e trabalho? 
• Como essas ameaças podem impedir minha realização pessoal? Como estar mais atento a isso?
	3 Principais Fraquezas
	Ameaças
	1.Concorrência 
	Devido o mundo corporativo ser competitivo, precisamos nos preparar, fisicamente e mentalmente. Adquirir todo o conhecimento e habilidades necessárias. Dessa forma iremos nos destacar.
	2.Falta de Oportunidades
	Quando não temos oportunidade de crescimento, ficamos desanimados e pode impactar no nosso rendimento. Mas se abrirmos os olhos para novas oportunidades, áreas diferentes, algo que me destaque e que me sinta realizado, terei sucesso.
	3.Foco
	Imprevistos sempre acontecem, e se não tivermos o foco, iremos desistir. Porém não é decisão sábia. Não devemos tomar decisões precipitadas. É preciso realizar um estuda da situação antes de qualquer decisão. 
2.4 Propósito de Vida
O que pode dar sentido a tudo? 
Você sabe qual é a sua missão de vida? Que legado gostaria de deixar? 
É identificando nossos propósitos que damos mais sentido às coisas que fazemos.
Responda as questões a seguir:
1. O que você ama fazer? Quais são suas paixões?
Inicie minha carreira no RH aos 19 anos, e desde então me descobrir na área, amo trabalhar com pessoas. Além de conhecer um pouco de cada candidato que avaliamos.
2. Quais são seus maiores dons e talentos? O que você e só você sabe fazer? O que o torna único? 
Sou criativa, gosto de inovar, acredito que para conseguir algo, basta querer. Nunca digo que é impossível, pesquiso, pergunto, vou atrás as informações e consigo executar o que preciso. 
3. Como você pode usar seus dons e talentos para contribuir com o mundo ou com a sociedade dos quais faz parte?
Meu antigo coordenador costuma usar como exemplo uma frase que eu disse em uma reunião: “Estou aqui para trabalhar, o que tiver que fazer eu vou fazer.” Eu visto a camisa da empresa! Estou sempre disposta a ajudar o próximo, com humildade, empatia e amor.
4. Se você tivesse tempo e recursos ilimitados e soubesse que não falharia, o que você escolheria fazer?
Já sou uma pessoa feliz, me sinto realizada. Não sou ambiciosa, só queria mais tempo. Tempo para minha filha, e para adquirir conhecimento e experiências positivas.
5. O que mais o orgulha em si mesmo, ou do que mais gostaria de se orgulhar?
Tenho muito orgulho do ser humano que me tornei, devido a separação dos meus pais, recebi uma proposta da minha tia, para sair da Bahia e vim para São Paulo, a fim de conquistar um futuro melhor. Não foi fácil a adaptação, preconceito. Porém a minha tia me moldou aos padrões daqui. Conseguir uma oportunidade com Jovem cidadã, no Hospital Geral de Guarulhos. Meu primeiro contato com o mundo corporativo, desempenhei as minhas habilidades e competências, onde obtive um grande crescimento profissional, fui Jovem Cidadã, Aprendiz, Auxiliar Administrativo e enfim Assistente de RH, quando tive a oportunidade de estudar, porém devidos problemas pessoais, e por não saber lidar com eles, acabei jogando tudo para o ar. Em seguida engravidei, e fiquei focada na maternidade. Aos 9 meses da Izabela, consegui uma nova oportunidade de me inserir no mercado de trabalho, só que no setor da recepção, em uma unidade de pronto atendimento (UPA), onde conquistei meu espaço e fui uma funcionária concorrida (risos), recebi algumas propostas para mudança de setor, para rotinas admirativas, e na mesma semana, recebi uma contraproposta, retornar ao RH e não pensei duas vezes, Aceitei! Em seguida já fiz a inscrição para o Curso Superior em Recursos Humanos. Reconquistei toda a minha rotina anterior, e agora acompanhada da minha pequena. Quero me tornar um espelho para minha filha, adquirir conhecimento para molda-la, afim de que ela possa se tornar uma boa pessoa.
6. Do que o mundo precisa e você tem a oferecer?
Cada dia que passa está mais difícil entender as coisas que acontecem no mundo, acredito que precisamos de amor, empatia, humildade e um bom relacionamento com o nosso criador.
7. Reflita sobre as questões anteriores e elabore sua missão. 
Cuidar da minha família com zelo e dedicação, me tornar um espelho para minha filha, para que ela tenha orgulho de me ter como mãe. Além de ser reconhecida pelo meu trabalho, caráter e credibilidade.
2.5 Quem eu sou x Quem eu quero ser?
Eu era uma pessoa que nunca concluía o que terminava. Dessa vez vou até o fim!
 
Como você se imagina idealmente?
Com uma vida estabilizada, na minha casa própria, e com a minha família completa.
1. Quem eu quero ser
Uma profissional renomada, reconhecida pelo meu trabalho. 
2. Quem eu sou
Quando nos tornamos mãe, procuramos o melhor para os nossos filhos, nossos pensamentos mudam, Passei por uma fase de alta complexidade na minha vida, onde tirei forças para reconquistar a minha vida que tinha, corpo, autoestima, saúde, independência e aceitar as mudanças. Onde pude amadurecer e entender que tudo tem prazo de validade, tanto as coisas boas, como as ruins. Me tornei uma pessoa que se coloca no lugar do outro, que está disposta a ouvir ao invés de querer apenas ser ouvida. A identificar pequenas atitudes no dia a dia que fazem toda diferença, como por exemplo observar o que está a minha volta, a criação divina. 
3. Planejando a mudança
O que é necessário desenvolver para você se tornar “quem quer ser”? Considere poder chegar lá em 10 anos, e escreva o que precisa mudar, aprender, acreditar, se tornar, para alcançar esse ideal, considerando o que precisa ser realizado em cada período da sua vida a seguir:
em 10 anos a partir de agora?
Está na minha casa, cuidando da minha família, e desempenhando as minha funções no trabalho.
em 5 anos a partir de agora?
Olhar para trás e sentir orgulho da profissional, mãe, esposa que me tornei.
em 2 anos a partir de agora?
Iniciar a pós graduação em psicologia organizacional.
em 1 ano a partir de agora?
Me prepara financeiramente para em breve iniciar a pós graduação.
em 6 meses a partir de agora?
Finalizar o segundo semestre da faculdade.
em 3 meses a partir de agora?
Planejar o meu tempo livre, para que sobre tempo para adquirir mais conhecimento.
4. INICIANDO A MUDANÇA 
Qual é o próximo passo a partir de agora? Quando será feito?
Organizar o meu tempo, adestrar a minha mente para focar apenas no prêmio.
CAPÍTULO 3: ESTADO DESEJADO
“Saiba o que você quer fazer, mantenha o pensamento firme e faça todos os dias o que deve ser feito, e a cada pôr do sol você verá que está muito mais perto de seu objetivo.” (Elbert Hubbard)
O que você gostaria de ser, ter e fazer? 
Gostaria de viajar, conhecer outras culturas, pessoas, poder proporcionar lazer para minha filha.
3.1 Lista de Sonhos 
O que você gostaria de realizar, ter, ser, fazer em sua vida?
	Lista de sonhos, desejos, metas, objetivos, planos.
	Área
	Prazo
	Emagrecer
	Saúde
	Médio
	Comprar uma casa
	Finanças
	Longo
	Comprar um carro
	Finanças
	Longo
	Concluir a graduação
	Carreira
	Médio
	Conhecer outras cidades
	Lazer
	Médio
Casar
	Relacionamento Amoroso
	Médio
	Sair com meus amigos, viajar.
	Amigos e Vida Social
	Curto
	Iniciar a Pós Graduação
	Finanças
	Médio
	
	
	
2. Classifique cada objetivo de acordo com as áreas: 
Saúde, Lazer, Carreira, Finanças, Família, Relacionamento Amoroso, Amigos e Vida Social, Espiritualidade. 
3. Estipule o prazo que gostaria de concluir cada um deles: 
Curto (1-3 anos), Médio (3-5 anos), Longo (5-20 anos) 
1. Escolha um objetivo prioritário que esteja alinhado com a sua área de alavanca: 
Hobbies e Diversão 
3.2 Especificação de Objetivos / SMART 
1. Qual é, especificamente, o seu objetivo?
Concluir o nível superior de Tecnologia em Recursos Humanos, realizar a pós graduação. Me tornando uma profissional de sucesso.
2. Reescreva seu objetivo validando-o a partir da verificação SMART:
	S –específico: Conquistar meu diploma como Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos 
M – mensurável: 8.825,50
A – alcançável: Ser persistente, usar a criatividade para sobressair se situações que podem impedir o meu crescimento profissional.
 R – relevante: Para me sentir segura, sem medo de ir para o mercado de trabalho, preciso concluir o nível superior.
T – tangível: Período de dois anos referente a graduação.
3. Qual é a evidência de que conseguiu isso? Como saberá que o atingiu? 
Através dos resultados, todo o conhecimento adquirido.
2. O que você ganha ao realizá-lo?
O passaporte para o mercado de trabalho.
3. O que você perde em realizá-lo? 
Recursos financeiros, energia assistido as aulas e elaborando as atividades solicitadas, meu tempo, que poderia está dedicando a hobbies, lazer.
4. Quais os valores você irá satisfazer com este objetivo? Por que é importante para você? 
O conhecimento, poder dominar e defender os meus conceitos. 
5. Quais são os recursos necessários? 
Dedicar o meu tempo, adaptar com a rotina de um universitário, otimizar meus recursos financeiros, planejar para engatar a pós logo ao término da graduação.
6. Depende de quem para que seu objetivo seja realizado? O que pode ser feito para que este objetivo dependa de você para ser iniciado hoje e mantido?
Depende apenas de mim, continuar correndo atrás dos meus objetivos, e dessa vez não olhar para trás.
9. Qual o seu nível de comprometimento, de 0% a 100% com a realização desta meta? Caso não seja 100%, o que você deve fazer para chegar a 100% e permanecer?
No momento atual está em 100%, tanto que poderia ter desistido agora, na pandemia que estamos vivenciando, porém me adaptei, cortei outros gastos, e coloquei o meu conhecimento em primeiro lugar.
3.3 Termo de Comprometimento 
Eu, 
Adenilza Oliveira dos Santos, assumo o compromisso pessoal de realizar o seguinte objetivo: 
De me formar no curso de Recursos Humanos.
dentro do prazo estipulado: 18/12/2021. 
Entendo e comprometo-me a promover as mudanças necessárias para que isso se torne realidade em minha vida. 
Guarulhos, 31 de maio de 2020 
Adenilza Oliveira 
Assinatura
CAPÍTULO 4: MUDANÇAS
Que hábitos precisam ser mudados para que você atinja seu objetivo?
“As pessoas de sucesso são simplesmente aquelas com hábitos de sucesso.” 
(Brian Tracy )
4.1 Mudança de Hábitos
	PARAR: Desordem, organizar meu tempo para que consiga realizar tudo o que preciso. 
	DIMINUIR: O tempo que fico no celular. 
	MANTER: O passo, seguindo rumo ao final.
	INICIAR: Planejar o tempo para poder adquirir mais conhecimento. 
CAPÍTULO 5: CONCLUSÃO
Com a realização deste trabalho pude concluir o quão importante é o conhecimento na carreira de trabalho que queremos ingressar, além de despertar curiosidade em aprofundar sobre o tema, saber onde surgiu, por que surgiu e qual a sua importância, o seu valor. E dessa forma ter a certeza que estamos no caminho certo. 
Conhecer sobre os nossos pontos fortes e fracos, nos ajuda a identificar onde estamos errando, para que possamos fazer uma leitura pessoal. Além de ajudar no conhecimento das nossas emoções, fraquezas, erros e acertos. E poder ter uma visão ampla do que nos espera no futuro, e nos organizar para as próximas etapas que estão por vim.
6.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
UNIVEL de Paraná. Instituição de Ensino Superior EAD. Vídeo Aula da Disciplina de Gestão de Pessoas. Cascavel, 1995.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina