Buscar

Relatório de Estágio- PARA ENTREGAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPO GRANDE – FESCG
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PEDRO PAULO FRANCO
RA 201807231674
CAMPO GRANDE
Junho, 2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................4
 3. CORRELAÇÃO TEÓRICA/PRÁTICA....................................................6
4. CONCLUSÃO.......................................................................................11
5. ANEXOS: FICHAS DE REGISTRO DE FREQUENCIA
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo descrever as atividades de estágio exercidas no período de 03/03/2020 a 05/06/2020, que está localizada em Campo Grande-MS, sob a direção e supervisão do engenheiro Jonh Alyson Vilordo Katumata- CREA 63939.
O engenheiro responsável tem atuação na área de construções de casas, de pequeno e médio porte, também atua na construção de galpões e elaboração de PSCIP, tem como foco a parte de projetos, planejamentos e execução de obras.
O estágio supervisionado demonstra na prática o que se aprende na faculdade, durante o curso de engenharia civil, procurando desenvolver o que foi ensinado em sala, agregando mais conhecimento ao aluno, pois na prática é que nos defrontamos com a realidade, e ao mesmo tempo aprendemos com o desenvolver de projetos, desde a planta até a conclusão da obra, vale salientar que nem sempre são mil maravilhas, às vezes nos deparamos com alguns imprevistos, que ocorrem durante a obra por diversos fatores, algumas vezes por falta de planejamento, outras vezes por alguns imprevistos com a funcionalidade, tanto de equipamentos, quanto de funcionários. 
DESENVOLIMENTO
Nesse período de estagio foi realizado algumas atividades, tanto dentro quanto fora do escritório entre essas atividades estão: acompanhamento na elaboração de Projeto estrutural e hidráulico, PSCIP, gerenciamento de estoque, quantificação do material a ser utilizado na obra, visita, acompanhamento e fiscalização do andamento da obra, através de cronograma, acompanhamento de orçamentos e compra de materiais.
 Elaboração de Projeto Estrutural, Hidráulico e PSCIP;
O engenheiro também tem o foco na realização de projetos, também em PSCIP, no decorrer do estágio foi feito o acompanhamento nas elaborações dos projetos, com isso aprendendo a especificidade de cada um.
Entende-se por projeto estrutural, um projeto complementar ao arquitetônico cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes).
Por projeto hidráulico, plantas que constam todas as tubulações e dispositivos responsáveis pelo manejamento de água fria, água quente, esgoto sanitário e drenagem pluvial das obras. 
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), é a composição da documentação que contém informações sobre edificações e/ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que devem ser apresentadas junto ao CBMMS para avaliação/aprovação em análise técnica.
Limpeza e Organização do Ambiente de Trabalho;
 A limpeza e organização do ambiente de trabalho proporcionam um melhor desenvolvimento do serviço e também de estudos. No local do estágio, tanto no escritório, quanto na obra, sempre estavam limpos para o bom andamento do serviço.
Conferencia dos Materiais 
Manter-se bem informado sobre a quantidade de materiais que ainda resta em uma obra, é de suma importância, para não ser pego desprevenido e que não haja atraso na obra por falta de materiais. No estágio sempre mantive contato com o responsável local da obra, para que assim me informasse sobre o que estava faltando ou que futuramente venha faltar. 
Pedido de Orçamentos
Na obra existem vários processos e sempre estamos precisando de novos materiais para dar continuidade ao serviço. Nessa fase do estágio observei que na hora da compra sempre é bom pesquisar, para encontrar um material com preço atrativo e de boa qualidade, para que assim, tal material não traga problemas futuros para a obra. É de suma importância, ter conhecimento de onde vão ser feito os pedidos dos materiais, uma loja de confiança, com materiais de boa qualidade e ter um bom conhecimento sobre as marcas que estão no mercado, existem sempre umas que se saem melhor que as outras. 
Geralmente pedíamos orçamentos em umas três ou quatro lojas, mas para alguns materiais, mais específicos, já tínhamos algumas lojas fixas, que se encontravam próximo às construções, também por oferecerem um preço mais vantajoso, porém para alguns outros, eram pedidos orçamentos para avaliar os preços e qualidade, para ver qual material teria vantagem em custo/benefício.
Quando recebíamos os orçamentos, era feita a análise e passado para o engenheiro responsável, para fazer a seleção dos orçamentos e autorizar o pedido dos materiais para a obra.
Os pedidos de materiais eram sempre feitos com antecedência, para a obra não parar por falta de materiais. O engenheiro sempre mantinha contato com o mestre de obras e visitava constantemente a obra para melhor acompanhamento e observar o que iria precisar para dar sequência à obra. Nesse sentido de antecipar o que iria precisar, o engenheiro se precavia, para não encontrar contratempos e devido a isso ficar com a obra parada.
CORRELAÇÃO TEÓRICA/PRÁTICA
Essas atividades estão diretamente ligadas a algumas matérias presente no curso de Engenharia Civil, envolvendo Mecânica dos solos, Fundações e contenções, Ciências do ambiente, Planejamento e controle de obras, Materiais de Construção. Uma das partes mais importantes desse estágio é onde se ganha mais conhecimento, é quando se adquire uma experiência real de uma obra, do processo de execução, do andamento da obra, da experiência para com os funcionários. Foram feitas algumas visitas, em certas etapas da obra, parte de fundação, terraplanagem, levantamento e pintura de paredes e algumas outras etapas
Em uma das etapas do estágio foi feito o acompanhamento da pintura de dois barracões, primeiro foi feita a limpeza e a preparação de todas as paredes dos dois prédios, para poder receber aplicação da nova pigmentação da tinta, da marca Suvinil, na cor amarela e cinza escuro, assim que foi feita a preparação das paredes, lavando, lixando para tirar algumas imperfeições, e a colocação das fitas para proteção dos tetos, janelas, portas e locais onde a tinta seria diferente, e também em toda a parede, por fim foi feita a preparação da tinta para aplicação, foi feito o acompanhamento de todo o processo de cada demão que foi dado, contado ao todo 05 (cinco) demãos de cada cor, e também foi feito o acompanhamento a fiscalização e correção em locais que não atingiram a mesma tonalidade ou com imperfeições e fiscalização dos EPI’S dos colaboradores e aos que trabalhavam nas alturas, na plataforma de elevação de acordo com a NR 35. O mesmo procedimento foi feito para o segundo barracão.
Figura. 01 e 02-galpão antes da pintura
Figura.03 e 04- pintura depois de executada
Também foi feita a preparação e limpeza de toda a calçada, foi passada a fita crepe e foi iniciada a aplicação da tinta, foi feito o acompanhamento e fiscalização de todo o processo.
Figura 05- calçada antes da pintura Figura.06- execução da pintura
Figura 07 e 08 – pintura da calçada depois de executada
Foi realizado também acompanhamento na substituição da tubulação que abastece o caminhão pipa da CCR MS VIAS, de uma tubulação de PVC para Metálica, a troca foi feita devido a tubulação de PVC não suportar o manuseio e fugir ao padrão da empresa.
 Registro e conexões de PVC (fig.09) Registro e conexões Metálico (fig.10)
Figura. 11 e 12 – Tubos de PVC
Nesta etapa foi realizado o acompanhamento da terraplanagem. Na hora de construir seja casa ou prédio comercial, é necessário realizar uma preparação de terreno antes de receber a construção, e um desses métodos de preparo é a terraplanagem. Como o próprio nome
já indica, terraplanagem é o ato de adicionar ou retirar terra de um determinado local, para deixar o solo plano, resolvendo diversos tipos de problemas que podem dificultar a construção. No caso, na obra a qual acompanhei, não houve tantos problemas com terraplanagem, pois o terreno já era bem nivelado.
Figura.13- terreno após a limpeza
Gabarito e marcação de parede: Depois de ter feito a limpeza do terreno e nivelamento, se inicia o processo de locação de obra ou montagem do gabarito. Nessa fase começamos a ter noção do tamanho da casa e dos cômodos, as paredes são marcadas com cal, sempre seguindo o projeto e também as linhas demarcadas pelo gabarito.
Figura.13 e 14- gabarito e marcação de parede
Figura. 15 e 16- - ferragem e fundação
 Ferragem e fundação: nas fundações, quando se trata de casa de pequeno porte, não se usam muitas ferragens nas estacas, mas é indicado para auxiliar na compressão do cimento, 
A ferragem utilizada foi de ferro de 6,3 mm, estribo de 5 mm. As brocas todas com 3 (três) metros de profundidade, mas a ferragem usada foi de 2 (dois) metros, com 20 cm para fora, para a broca de coroamento. Foram4 (quatro) barras pra broca de coroamento, como área de 50 cm x 50 cm, como ferro de 6,3 mm. O arranco é colocado no bloco com ferro de 8 mm e área de 7 cm x 15 cm, o pilar terá 17 cm x 7 cm. As vigas baldrames vão ter área de ferragem 10 cm x 25 cm, e concertada 15 cm por 30 cm.
CONCLUSÃO
A disciplina de estágio supervisionado faz uma extrema diferença no aprendizado do aluno, uma vez que, o aluno coloca em prática tudo que aprendeu durante a sua graduação, bem como, pode discernir se o que está sendo executado está de acordo com os requisitos básicos e mínimos propostos em especificações, literatura técnica ou normas referentes a todas as atividades envolvidas. 
O acompanhamento da obra me permitiu uma melhor compreensão do sistema envolvente e funcional de todos os trabalhos, bem como atribuir a verdadeira importância do trabalho em equipe, como a comunicação, organização e o sentido de responsabilidade que devemos ter na realização de uma atividade. A busca pelo conhecimento deve sempre existir, pois o mercado está evoluindo a cada dia e nós como profissionais competentes, temos que estar sempre acompanhando as evoluções, que estão surgindo com novas tecnologias e novos conceitos de construção civil. Contudo todos os processos, vistos nos canteiros de obras onde ocorreram as atividades do estágio, todas as informações e observações feitas pelos responsáveis da obra, ressaltou ainda mais a gama de conhecimentos que o curso proporcionou. 
Durante o período de vigência do estágio, pude observar e presenciar que algumas atividades foram efetuadas de acordo com o que fora aprendido em sala de aula. 
O estágio serviu para o meu amadurecimento e enriquecimento intelectual, onde pude aprender, de forma prática, a teoria assimilada durante o curso de Engenharia Civil. Além disso, este trabalho serviu para desenvolver o meu senso crítico, através da solução de problemas e obrigações com maiores responsabilidades que me foram confiados.
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando