Buscar

APOL Educação e tabralho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)“O mundo feudal teve sua origem na crise do Império Romano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 67.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a finalidade da Escola de palácio, criada pelos reis por volta dos séculos IX e X.
Nota: 10.0
R=Formação de funcionários para o trabalho monárquico.
2)Leia o fragmento de texto:
“Ora, se na Antiguidade Grega e Romana o trabalho assentava nas relações de produção escravistas e, na Idade Média, nas servis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica.  Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 67.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a assertiva que determina como o trabalho se caracterizava na Antiguidade e na Idade Média.
R=Base técnica artesanal.
3) Atente para o excerto de texto a seguir:
"A partir do século XI, a vida melhorou no ocidente europeu. Também a Ordem de Cister, conhecida como ordem cisterciense, que se estabeleceu no século XI a partir de dissidência da ordem de Cluny, da reforma da Regra de São Bento e do ordenamento a partir de Bernardo de Claraval, teve relevância na educação literária e na introdução de novas tecnologias para a agricultura, o que contribuiu para o avanço na produção de excedentes de alimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica.  Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 70.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica,  assinale a alternativa que mostra uma contribuição para a melhoria da vida no Ocidente europeu do século XI.
R=Arado de ferro.
4)Atente para o de texto a seguir:
“Com a transição da posse da propriedade comum e comunal, ocorre a apropriação privada, ou seja, o produtor deixa de ser proprietário dos meios e frutos do seu trabalho por ser separado da terra, 'seu laboratório natural'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 47.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, que instituição  surge por causa da apropriação privada da terra? Assinale a alternativa correta.
R= O Estado
5)Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Os chimpanzés derrubam bananas com varas, a aranha constrói a teia para pegar seu alimento, o castor constrói diques utilizando-se de troncos de árvores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 40.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da palavra tecnologia.
R= É todo elemento inserido entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ou seja, instrumento que transforma a natureza 
6)Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Assim como o trabalho constitui os seres humanos, conforme se modifica o modo de produção da existência humana, também se produzem mudanças no ser dos homens, ou seja, aquilo que os indivíduos são depende das condições materiais da sua produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 43.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, como se constitui o trabalho no sistema capitalista? assinale a alternativa correta.
R= O trabalhador vende sua força de trabalho ao dono dos meios de produção.
7)Atente para o texto a seguir:
“O membro da comuna reproduz-se cooperando; a finalidade do trabalho não é propriamente a criação de valores, mas a manutenção da família e da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.46.
Considerando  o texto e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define o modo de produção denominado “comunismo primitivo”.
R= A apropriação de bens era coletiva para sua existência, assim se educavam as novas gerações.
8)Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A concepção naturalista constituiu-se com as contribuições de pensadores como Roger Bacon, John Locke, David Hume, Johannes Kepler, Immanuel Kant, Isaac Newton e Auguste Comte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 24.
Considerado o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição da “visão naturalista” do ser humano.
R= A visão naturalista privilegia o conhecimento adquirido na experiência, o conhecimento empírico 
9)Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A palavra educação tem sua origem em [um] termo latino para designar o ato de educar, que, segundo o dicionário Aurélio [...] expressa, entre outros significados, o ato de se cultivar algo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 22.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define a “visão essencialista” do ser humano.
R= O homem é um ser que realiza a sua essência, pois são entes que têm uma substância.
10)Atente para o texto a seguir:
“Os educadores sempre expressam concepções de homem em suas práticas, tendo ou não consciência disso, sabendo ou não explicitar o que fundamenta seu trabalho educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 29.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da palavra ontologia.
R= É o estudo dos ser, sendo “ser” tudo o que existe
11)“No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.69.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a atividade praticada pelos monges nos mosteiros a partir do século X.
R= Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã.
12) Atente para o de texto a seguir:
“A escola surge na sociedade quando se instala a divisão social do trabalho, a propriedade privada do Estado e os processos artificiais e não naturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica.
Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 50.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o método de ensino surgido no antigo Egito:
R= Educação mnemônica, com escrita e transmitida de pai para filho.
13) “De acordo com Severino [...], 'a educação só se realiza mediante práticas de trabalho'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.58.
Considerando o texto acima e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o que a Escola herdou da educação da Idade Média? Assinale a alternativa correta.
R= Universidade e a pluralidade de objetos de estudo
14) “O perquirir com a razão e a lógica, inclusive as questões da fé, ganha fôlego com Santo Anselmo no século XI e também com Pedro Abelardo no século XII”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 71.Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, qual era o método de ensino e aprendizagem utilizado por Santo Anselmo, século XI, e Pedro Abelardo, século XII? Assinale a alternativa correta.
R= Método escolástico.
15) “No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 69.
Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente para a atividade laboral dos monges Cristãos no século X.
R= Os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos.
16) “Em nossas práticas educativas, saibamos nós explicitá-las ou não, sempre expressamos as visões de ser humano e de educação que temos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 26.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da visão histórico-social do ser humano.
R) O homem é um ser histórico, ao mesmo natural e social.
17)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais