Buscar

ANTIPSICÓTICOS OFICIAL

Prévia do material em texto

Estácio de Sá
 Professor: Pedro Cedraz
 
TRABALHO SOBRE ANTIPSICÓTICOS
Aline de Moraes
Camila Lima da Silva
Gabriela Dias Dinarti
Isabella Faustino
Jessica de Oliveira
Tatiane Cristine Borges
Taynara Mendes Ferreira
Vanessa Vieira De Melo
Rio de Janeiro, 22 de Novembro/2019
Os fármacos antipsicóticos são antagonistas dos receptores para dopamina e são classificados como antipsicóticos TÍPICOS e ATÍPICOS. Os fármacos antipsicóticos TÍPICOS possuem ação proeminente sobre os receptores D2. Osantipsicóticos ATÍPICOS, que constituem uma geração nova de fármacos, possuem uma ação menos marcante sobre os receptores D2 e, consequentemente, produzem menor ocorrência de efeitos extrapiramidais. Responda as questões abaixo:
QUESTÃO 1 – Cite os nomes de fármacos antipsicóticos TÍPICOS e dos ATÍPICOS.
R: Fármacos Atípicos: Clozapina, Risperidona, Quetiapina, Olanzapina, Zotepina, Sertindole, Ziprazidona, Paliperidona.
Fármacos Típicos: Flufenazina, Clorpromazina, Haloperidol, Flupentixol e Elopentixol.
QUESTÃO 2 – Descreva a mudança sofrida pela cascata de sinalização intracelular provocada pela ligação dos antipsicóticos nos receptores D2.
R: Os antipsicóticos típicos de estruturas químicas derivadas de fenotiazínicos, tioxantênicos e butirofenona, bloqueiam os receptores D2 em todas as vias dopaminérgicas no SNC, principalmente na região mesolímbica e mesocortical. antagonistas dos receptores D2, ligam-se nos receptores D2 e impedem que o receptor se ligue a qualquer outra substância, bloqueando ligação com a dopamina.
QUESTÃO 3 – Qual é a indicação clínica para o uso de medicamentos antipsicóticos?
R: É indicado no caso de Esquizofrenia ( episódios agudos, tratamentos de manutenção,prevenção de recaídas), nos transtornos delirantes,em episódios agudos de mania de sintomas psicóticos ou agitação, no transtorno bipolar do humor, na depressão psicótica em associação com antidepressivos.
QUESTÃO 4 – As doenças psicóticas exibem sintomas NEGATIVOS e POSITIVOS. São eles: - Sintomas positivos: delírios e alucinações, fala e comportamento desorganizados, afeto incongruente; - Sintomas negativos: isolamento social, redução da produção e fluência de pensamento e da fala, embotamento afetivo.
Quais antipsicóticos são utilizados para tratar os sintomas negativos e quais são utilizados para tratar os sintomas positivos?
R: Positivos: Haloperidol, Clorpromazina e Flupentixol.
Negativos: Clozapina, Risperidona e Olanzapina.
QUESTÃO 5 – Por que o tratamento com antipsicóticos pode provocar ginecomastia e galactorréia devido ao aumento da secreção plasmática do hormônio Prolactina (hiperprolactinemia) produzido pela adenohipófise?
R: Porque são estimuladores da secreção Prolactina. Alguns destes sintomas são devidos á ação direta da Prolactina nos tecidos alvos, enquanto outros se devem a alteração do eixo hipotálamo-hipófise-gonodas.
O aumento da Prolactina sérica exige o diagnóstico diferencial com outras patologias, nomeadamente lesões neoplásicas localizadas a nível do hipotálamo e da hipófise.

Continue navegando