Buscar

PL - Tecido conjuntivo atividade

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS ATIVAS
	Nome PLA
	PLA – Tecido conjuntivo propriamente dito: matriz extra-celular e classificação.
	Data	
	AULA 10
	Local onde acontecerá a PLA
	Laboratório de Estrutura e Função
	Tempo de Duração da PLA
	75 min
	Horário
	
	Curso
	Biomedicina/ Ciências Biológicas – Bacharelado/ Enfermagem/ Farmácia/ Fisioterapia/ Nutrição/ Odontologia
	Turma
	
	Nº de Alunos
	
	Docente (s)
	
	Unidade(s) Curricular(es)
	Estrutura e Função Humana
	
	I. Objetivos de Aprendizagem
	a. Compreender as particularidades da matriz extracelular do tecido conjuntivo propriamente dito.
b. Classificar o tecido conjuntivo propriamente dito.
	II. Descrição da PLA 
	Atividade / Estação 1
	Microscópio virtual – matriz extra celular
	Descrição da Atividade
	O aluno acessa o microscópio virtual e navega nas diferentes páginas testando o uso das ferramentas disponíveis no site. Sempre que necessário solicita orientação do professor. Consulta no roteiro de aulas práticas quais células e componentes da matriz extracelular devem ser reconhecidos nas lâminas do microscópio virtual. Cria uma apresentação para consulta posterior. 
	Duração da Atividade (min.)
	37,5 minutos
	Objetivo
	Utilizar o microscópio virtual e identificar os componentes da matriz extra celular.
	Orientação
	1. Acesse o microscópio virtual pelo link http://zoomify.lumc.edu/histonew/connective/connective_main.htm 
tecido roxo tecido epitelial(estratificado)pavimentoso
Tudo isso é a Matriz
Tecido abaixo rosa tecido conjutivo
As partes rosas sao : fibrascolagenas(parte colagenosa)
As partes brancas entre as rosas são as : susbstancia fundamental Amorfa
As bolinhas roxas são as celulas
a. Clique na lâmina 82: Esta é uma lâmina de pele fina. 
Observe que a pele é formada por duas camadas diferentes: epiderme (região superior do corte) e derme (logo abaixo da epiderme). A derme é constituída por tecido conjuntivo onde podemos observar dois componentes principais: as fibras colágenas, coradas em rosa e que apresentam tamanho, espessura e direção variáveis; e diversos tipos celulares, onde predominam os fibroblastos. 
Os tecidos conjuntivos são responsáveis por dar forma e sustentação ao corpo. Este papel mecânico é determinado pela matriz extracelular (MEC) – que confere conjunto aos órgãos do corpo.
Para diferenciar as células do tecido conjuntivo da matriz extra celular observe a presença de fibras colágenas e da imagem negativa da substância intersticial amorfa (SIA) na lâmina. Em um maior aumento, identifique:
 Matriz extracellular é a matrix que esta em volta das celulas(azul escuro
 Substância intersticial amorfa (SIA) componentes não-celulares da matriz, contendo as fibras.
Copie a imagem obtida em uma apresentação e identifique com setas as estruturas solicitadas acima.
Responda as perguntas abaixo:
a. Quais os componentes da matriz extra cellular: substancia fundamental e fibras proteicas
b. O que é a substância fundamental amorfa? A substância fundamental amorfa caracteriza-se por preencher os espaços entre as células e as fibras do conjuntivo e, sendo de aspecto viscoso, podendo representar uma barreira à penetração de partículas estranhas no interior dos tecidos.incolor e transparente,meio de troca de substancias. É uma mistura complexa de agua, glicosamina glicoproteinas e proteoglicanos com composição variada mais ou menos densa de acordo com a localização do corpo
c. Quais seus componentes? A substancia fundamental é um complex viscoso e altamente hidrofilico de macromoleculas anionicas :glicosaminioglicanos e proteoglicanos e ainda tem glicoproteinas multiadesivas que se ligam em proteinas receptoras (integrinas) encontradas na superficie das celulas
Salve a apresentação e a grave em pendrive para consultá-la posteriormente.
1. Acesse o microscópio virtual pelo link http://zoomify.lumc.edu/histonew/connective/connective_main.htm 
a. Clique na lâmina 53: Essa é uma lâmina de mesentério. Observe os mastócitos metacromáticos próximos a vasos sanguíneos e outras células conjuntivas no tecido. Note também a presença de fibras colágenas (mais espessas) e fibras elásticas (mais finas). pele fina. As fibras colágenas e elásticas são componentes da matriz extra-celular do tecido conjuntivo.
 Fibras colágenas (fios grossos)
 Fibras elásticas (fios finos)
Vascularizacao ( é a parte bem grossa q parece um fio)azul escuro
Copie a imagem obtida em uma apresentação e identifique com setas as estruturas solicitadas acima.
Responda as perguntas abaixo:
a. Qual a função das fibras colágenas? As fibras colágenas ou conjuntivas são composta pela proteína colágeno (talvez a proteína mais abundante do reino animal), conferindo força e resistência às trações e flexibilidade aos tecidos.
b. Qual a função das fibras elásticas? As fibras elásticas são formadas pela proteína elastina e por microfibrilhas de fibrilhina. São responsáveis pela elasticidade do tecido, prendendo a pele aos músculos subjacentes, por exemplo, nos pulmões e parede dos vasos sanguíneos.
c. Qual é a doença pulmonar em que há perda das fibras elásticas no septo alveolar? Qual o resultado para o padrão respiratório do paciente neste caso? Pesquise o que é hiperinsuflação. DPOC(doenca pulmonar obstutiva cronica presença de secreção)(enfisema pulmonar:destruição do parentema pulmonar) uso do tabaco
Hiperinsuflação: Quer dizer o pulmão está muito insuflado (distendido), pode ser relacionado a uma inspiração profunda, biotipo ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema
Salve a apresentação e a grave em pendrive para consultá-la posteriormente.
	Materiais necessários
	Acesso à internet, computadores, iPads
	Referências bibliográficas
	JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica - Texto e Atlas. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana. 6ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2015.
	
	Atividade / Estação 2
	Microscópio virtual - classificação
	Descrição da Atividade
	O aluno acessa o microscópio virtual e navega nas diferentes páginas testando o uso das ferramentas disponíveis no site. Sempre que necessário solicita orientação do professor. Consulta no roteiro de aulas práticas quais células e componentes da matriz extracelular devem ser reconhecidos nas lâminas do microscópio virtual. Cria uma apresentação para consulta posterior. 
	Duração da Atividade (min.)
	37,5 minutos
	Objetivo
	Classificar os diferentes tipos de tecido conjuntivo.
	Orientação
	1. Acesse o microscópio virtual pelo link http://virtualslides.med.umich.edu/Histology/Integumentary%20System/107_HISTO_40X.svs/view.apml?cwidth=817&cheight=1021&chost=virtualslides.med.umich.edu&csis=1&X=0&Y=0&zoom=4.09417768499188&listview=1 
As ranhaduras são poros onde vao sair os pelos
Fibras colagenosas são as vermelhas
Parte branca ou incolos:substancia fundamental
As celulas são os pontinhos celulas fibroblasto e pode ter o fibrocito qual e a difença
Fibroblasto é a celula q vai produzir a matris e o fibrocito é aquela que fica sustentanto e organizando 
Clique na lâmina 106: Esta é uma lâmina de pele fina. Observe que a pele é formada por duas camadas diferentes: epiderme (região superior do corte) e derme (logo abaixo da epiderme). A maior parte da derme é constituída por tecido conjuntivo denso não modelado. 
Observe que nesse tecido conjuntivo a quantidade de fibras colágenas organizadas em feixes dispostos em várias direções se sobressai em relação as células e a substância fundamental. 
Nessa lâmina a substância fundamental não foi corada, por isso falamos em imagem negativa da substância fundamental. Escolha uma região representativa do tecido conjuntivo e, em um maior aumento, identifique:
 Célula do conjuntivo
 Fibra colágena
 Imagem negativa da substância fundamental
Fibroblasto:.( É a celula mais gordinha bem redondinho) e o fibrocito é bem diferente são achatados
Copie a imagem obtida em uma apresentação e identifique com setas as estruturas solicitadas acima))
Acesse o microscópio virtual pelo link http://histologyguide.org/slideview/MH-029a-tendon/03-slide-1.html?x=31774&y=14143&z=57.5&page=1
Lâmina MH 029 a.: Esta é uma lâmina de tendão em corte longitudinal. O tendão é constituído por tecido conjuntivo denso modelado. Observe que esse tecido conjuntivo apresenta feixes de fibras colágenas dispostos paralelamente e organizados em uma única direção, entremeados por uma quantidade muito pequena de substância fundamental. Entre os feixes de colágeno, observe os fibroblastos e fibrócitos com núcleos caracteristicamente alongados e achatados. 
Em maior aumento, identifique: 
Substancia fundamental e a parte branca
 Células do conjuntivo: são os pontos azuiz os fibroblastos celulas mais arrendondadas e os fibrocitos totalmente achatadas
 Fibras colágenas são as partes vermelhas 
Copie a imagem obtida em uma apresentação e identifique com setas as estruturas solicitadas acima.
2. Acesse o microscópio virtual pelo link
http://zoomify.lumc.edu/histonew/epithelium/epithelium_main.hm 
Clique na lâmina 157: Esta é uma lâmina de ureter em corte transversal. Observe que o ureter é revestido internamente por epitélio e logo em seguida apresenta uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Externamente ao tecido conjuntivo há uma camada de tecido muscular liso. 
Observe, na região de tecido conjuntivo, que os diferentes tipos celulares presentes estão dispostos entre finas fibras colágenas finas associadas a grande quantidade de substância fundamental. 
Observe que no tecido conjuntivo frouxo ocorre um equilíbrio na frequência dos componentes do tecido. Em um maior aumento, identifique:
 Células do conjuntivo fibroblastos celulas mais arrendondadas e os fibrocitos totalmente achatadae mais escuro
 Fibras colágenas são as partes roxas
 Imagem negativa da substância fundamental são as partes incolores branquinhas
Copie a imagem obtida em uma apresentação e identifique com setas as estruturas solicitadas acima.
3. Compare as imagens obtidas e classifique-as de acordo com a proporção entre células e matriz extracelular em: tecido conjuntivo denso não modelado, tecido conjuntivo denso modelado, tecido conjuntivo frouxo.
4. Em quais regiões do corpo estes tipos de tecido conjuntivo podem ser encontrados?
Salve a apresentação e a grave em pendrive para consultá-la posteriormente.
	Materiais necessários
	Acesso à internet, computadores, iPads
	Referências bibliográficas
	JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica - Texto e Atlas. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Continue navegando