Buscar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 5

Prévia do material em texto

Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para:
	
	
	
	trabalho individualizado e capaz de produzir lucro.
	
	
	o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.
	
	
	trabalho individualizado que se traduz em produtividade e lucro.
	
	
	o desempenho eficaz na operação de má- quinas computadorizadas.
	
	
	o trabalho que envolva ações corpóreas e não de níveis intelectuais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A adoção do conceito de competência de maneira acrítica pode implicar em alguns riscos, entre eles: I. Visão adequacionista da formação, voltada para o atendimento exclusivo às necessidades da reestruturação econômica e às exigências empresariais. II. Abordagem individualizada e individualizante que se faz dela. III. Preocupação com o produto (resultados) e não com o processo de construção das competências. Estão CORRETAS as alternativas:
	
	
	
	I, II e III;
	
	
	nenhuma está correta
	
	
	II e III;
	
	
	I e II;
	
	
	I e III;
	
Explicação:
Os riscos da adoção do conceito de competência de maneira acrítica podem ser:
Visão adequcionista da formação
Abordagem individualista
Preocupação com o resultado
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A globalização e o processo de reestruturação produtiva colocam em questão o conceito de qualificação do trabalhador para desenvolver tarefas para o posto de trabalho. Agora trata-se de adotar o conceito de qualificação real do trabalhador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades oriundas de várias instâncias. Entre elas estão presentes as competências provenientes:
I) da formação geral (conhecimento científico)
II) da formação profissional (conhecimento técnico)
III) da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas)
Assinale a opção correta:
	
	
	
	apenas as alternativas II e III são verdadeiras
	
	
	apenas a alternativa III é verdadeira
	
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	apenas a alternativa I é verdadeira
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A organização tradicional dos currículos de educação profissional divide o estudo da profissão em dois momentos: o primeiro de natureza teórica, de formação básica ou geral, e o segundo de formação específica, vinculado à área de atuação profissional, marcando diferentes níveis de aprendizagem e deslocando a dimensão da prática profissional para o segundo momento da formação. Em uma perspectiva emancipatória, defende-se um currículo que
	
	
	
	privilegie a prática em detrimento da teoria
	
	
	estreite a articulação entre conhecimentos teóricos e práticos
	
	
	enfatize a reprodução mecânica de formas operacionais, dos fazeres
	
	
	separe o tempo e o espaço de aprender teoricamente e o tempo e espaço para atuar praticamente
	
	
	apresente o conhecimento, descolando-o da prática e de sua dimensão histórica.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Como formações históricas determinadas, que articulam de diferentes modos os processos produtivos e as relações sociais, definindo padrões de racionalidade específicos, aqui se ressalta as concepções e racionalidades no mundo de trabalho que atuam como pano de fundo nas questões presentes hoje no rumo da Educação Profissional. Assinale a alternativa INCORRETA, que não define a concepção Racionalista:
	
	
	
	Sua aprendizagem também estará relacionada à maturação biológica, só podendo aprender determinados conteúdos quando tiver a prontidão necessária para isso.
	
	
	Indica a possibilidade de revalorização do trabalho a partir das brechas de participação mais autônomas e criativas em seus espaços.
	
	
	O sujeito já traz uma capacidade inata para aprender. Quando não aprende, é considerado incapaz.
	
	
	A capacidade inata de aprender é vista como variável, porque, dependendo do seu sistema mental, o indivíduo pode tê-lo desenvolvido muito bem ou não.
	
	
	Nesta concepção, o papel do professor e da sociedade em si, nos diversos campos de atuação, é de organizar o conteúdo e as ações.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É característica do ¿Modelo Japonês¿:
	
	
	
	Requer a participação do cérebro do trabalhador, que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, com tarefas diversificadas.
	
	
	Baseia-se em controle de tempos e movimentos, para eliminar o tempo dedicado às tarefas não produtivas.
	
	
	Tem como objetivo eliminar os movimentos inúteis.
	
	
	Caracteriza-se pela intensificação do trabalho através da sua racionalização cientifica.
	
	
	Tem como princípios básicos a separação da execução da concepção.
	
Explicação:
Modelo Japonês: Requer a participação do célebro do trabalhadorm que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, con tarefas diversificadas
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A partir do que estabelece a Lei nº 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir. I - A educação profissional técnica de nível médio articulada, segundo essa Lei, será desenvolvida nas formas integrada e concomitante. II- A educação de jovens e adultos deverá ser oferecida, preferencialmente, articulada à educação profissional. III- As instituições de educação profissional e tecnológica oferecerão cursos regulares e cursos especiais, abertos à comunidade. IV- Na educação profissional técnica de nível médio, a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. Das afirmativas acima, estão corretas, apenas,
	
	
	
	III e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	II e IV.
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I e V.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para a realização de um trabalho de educação profissional baseado numa concepção da nova pedagogia, denominada de pedagogia das competências ou toyotista, que tem por finalidade formar profissionais flexíveis, capazes de dinamismo, eficiência e de lidar com as incertezas. Para essa pedagogia outras características também são fundamentais, são elas: I) Centralidade na idéia do esforço individual. II) Mudar do eixo da memorização para o desenvolvimento de competências cognitivas superiores. III) Fraccionar as etapas do processo produtivo de modo que sejam desenvolvidas tarefas memorizadas e repetitivas. IV) Adotar métodos como os projetos e o método de solução de problemas, que estimulam o aluno a pensar, a pesquisar, a resolver situações desafiadoras. Assinale a opção correta:
	
	
	
	F, V, V, V
	
	
	F, V, V, F
	
	
	V, F, F, V
	
	
	V, V, F, V
	
	
	V, F, V, F

Continue navegando