Buscar

Exercícios de Educação Profissional 1,2,3,4 e 5

Prévia do material em texto

1.
		A década de 1970 representou um momento histórico central quando consideradas as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza a ¿nova configuração do sistema de capital¿ a partir dessa década:
	
	
	
	o processo de mundialização e o Estado Neoliberal;
	
	
	
		Tendo em vista as características do modelo de produção fordista, assinale com um V as alternativas verdadeiras e com um F as falsas.
No modelo de produção fordista há a presença de:
 
(   ) linha de montagem com esteiras que organizam o fluxo contínuo de peças, tendo como uma das suas conseqüências a redução de tempos mortos.
(   ) um acentuado controle da produção adequado ao funcionamento de linhas de montagem.
(   ) postos de trabalhos encadeados, com um ritmo de trabalho intenso e uma mão-de-obra muito qualificada
(   ) liderança dos setores industriais voltados para a produção em massa de bens de consumo duráveis
 
Assinale a opção que indica a seqüência correta de afirmativas verdadeiras e falsas sobre o modelo de produção fordista:
	
	
	
	V__V__F__V
		3.
		É possível caracterizar o Estado de Bem-estar Social como:
	
	
	uma ação de intervenção na economia, voltada para o desenvolvimento de políticas sociais para todos.
	
	
	
		4.
		Conceituação de FORDISMO nos remete a .................. assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	
	
	Existem linhas de montagem, grande massa de trabalhadores, muita produção em alta escala, visando o lucro.
		5.
		Segundo as características do modo de produção fordista, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Trata-se de uma linha de montagem com esteira que organiza o ritmo de trabalho;
		6.
		Em relação ao Estado de Bem-estar Social foram elencadas as seguintes afirmativas: I. O Estado de Bem-estar social tinha compromisso com o pleno emprego e com a implementação de políticas sociais para todos II. O Estado de Bem Estar Social passa a realizar de modo sistemático a intervenção e o planejamento econômico III. As políticas sociais desenvolvidas pelo Estado de bem Estar se caracterizaram pela privatização e pela focalização nas camadas mais carentes Assinale a alternativa correta:
	
	
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	 
		
	
		7.
		O regime de acumulação fordista estava fundamentado numa produção e num consumo de massas, em economias de escala e estava associado a um determinado marco institucional, o Estado de Bem-estar social, que implementava amplos sistemas de seguridade social e atendia a demandas sociais de vários tipos, regulando o processo de acumulação capitalista. Esse regime de acumulação envolvia um modo de organização da produção e do trabalho próprio da maquinaria, uma forma de organização do trabalho e um estilo de gestão específicos. Esse paradigma, denominado por muitos de paradigma taylorista-fordista se caracteriza por alguns elementos, COM EXCEÇÃO DE:
polivalência operária
		8.
		Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador (blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado) Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como
	
	
	
	fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.
	
		1.
		2) O paradigma flexível está fundado em um sistema de produção baseado:
I     no vapor e carvão   1ª. Revolução Industrial
II    no petróleo e na eletricidade  -2ª. Revolução Industrial
III   na microeletrônica, informática e energias renováveis - 3ª. Revolução Industrial
 
A alternativa que indica as opções que completam corretamente a frase é:
III
		2.
		Na produção flexível, o trabalho passa a ser realizado em equipe, que opera frente a um sistema de máquinas automatizadas. Além da flexibilidade do aparato produtivo, é preciso também a flexibilização da organização do trabalho. Deve haver agilidade na adaptação do maquinário e dos instrumentos para que novos produtos sejam elaborados. O trabalhador no paradigma flexível apresenta o seguinte perfil: I. participar e tomar decisões relativas ao controle e qualidade dos produtos II. responsabilizar-se pela introdução de aperfeiçoamentos e correções no processo de produção III. operar com várias máquinas, rompendo com a relação homem-máquina do fordismo IV. capaz de liderança, de desenvolver relações interpessoais e de maior habilidade de comunicação. Assinale a opção correta:
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
		3.
		(UERJ) A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980. A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:
	
	
	
redução da regulação estatal da economia
		4.
		A acumulação flexível, da qual resulta o sistema de produção toyotista, caracteriza-se por
	realização de várias funções por um mesmo trabalhador
	
		5.
		O paradigma flexível pode ser compreendido como um paradigma produtivo fundado em
I sistemas eletromecânicos: mecanização
II sistemas eletrônicos: automação
III controle e padronização da produção
IV produção variada
Em relação ao paradigma flexível as afirmativas corretas são apenas as de número:
	
	
	
II e IV
		6.
		Analise o texto abaixo como ponto de partida para a atribuição de sentido.
A Fábrica da Coca Cola que será instalada em Imperatriz em breve, será próxima ao Bairro de Vila Davi II, lado direito sentido Brasília. Nesta semana os Diretores da Fábrica fecharam negócio com o ex-deputado João Macedo na aquisição do terreno. A área adquirida pela Coca-Cola é de três mil metros quadrados; homens e maquinários já começaram a limpar a área. A instalação da fábrica da Coca, em Imperatriz, se deve ao empenho do governo do estado.
Disponível em:http://noticiadafoto.blogspot.com.br/2010/11/fabrica-da-coca-cola-sera-instalada.html Acesso em: 09/4/12
A partir da leitura empreendida e de seu conhecimento de mundo, você diria tratar-se de um sistema de produção:
	
	
	
	Para dar conta do consumo de massa;
	
		7.
		Em relação ao toyotismo, questiona-se até que ponto neste sistema há realmente a presença de práticas mais democráticas de trabalho ou o sinal do surgimento de uma sociedade de novo tipo, pós-capitalista ou pós-industrial
Seguem abaixo algumas afirmativas sobre o toyotismo:
I) a emergência de modos mais flexíveis de acumulação do capital no toyotismo não modifica as regras básicas de acumulação capitalista
II) as mudanças operadas pelo toyotismo devem ser compreendidas como essencialmente capitalistas e dentro do quadro de valorização do capital.
III) o toyotismo garantiu aos trabalhadores a redução da intensificação do trabalho e a diminuição do estresse.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	   apenas as alternativas  I e  II são verdadeiras
		8.
		Em 1909, o Brasil passava por um surto de industrialização. Neste contexto, o ensino profissional foi visto pelas classes dirigentes como:
	
	
um antídoto contra a "inoculação de ideias exóticas" no proletariado brasileiro pelos imigrantes estrangeiros.
		1.
		Convive-se no neoliberalismo com o que Paul Singer chamou de visão produtivista da educação. A educação, sobretudo a escolar é vista como preparação dos indivíduos para o ingresso na divisão social do trabalho. Essa visão enfatiza que a educação tem como propósito a acumulação de capital humano. Em relação à escola e àeducação, é possível afirmar que o neoliberalismo: I) preza uma formação humanística do indivíduo, sem preocupação com uma formação orientada pela necessidade de mão-de-obra do mercado. II) atrela a educação escolar à preparação para o trabalho e a pesquisa acadêmica ao imperativo do mercado e às necessidades da livre iniciativa III) entende a escola como parte constituinte do mercado, valorizando as técnicas de gerenciamento e reconhecendo que pais/alunos são consumidores de educação IV) torna a escola um meio de transmissão da ideologia neoliberal e faz da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática Assinale:
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
		2 - No Brasil, a educação aparece relacionada a um conjunto de preocupações de ordem particularmente econômica e configuradas nas necessidades impostas pelas céleres mudanças que a sociedade vem passando, como:
	
	
	 as novas tecnologias
	
		3.
		O modelo educacional adotado atualmente para a profissionalização é bem flexível, com a adoção de currículos voltados para atender tanto as necessidades do mercado, como às características das diferentes regiões brasileiras e também com o objetivo de:
	
	
	
	se adaptarem às exigências dos setores produtivos, com isso, podem garantir perspectivas de trabalho para jovens facilitando o acesso ao mercado de trabalho
		4.
		As políticas sociais no quadro do neoliberalismo se caracterizam por: I. serem pontuais, assistencialistas e compensatórias II. assumirem um caráter privatista. III. atenderem públicos-alvo diferenciados IV. serem executadas de forma descentralizada Assinale a opção correta:
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
		5.
		Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:
	
	
	
	New Deal
	
		6.
		(UTFPR - Adaptada)
Faça a leitura do texto e responda à questão:
"Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho guardam relação com a implantação de um novo padrão de acumulação (com raízes no chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com a intensificação da abertura comercial e financeira. A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho - aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão de obra - e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos certos postos de trabalho."
(PINHEIRO, Alessandro Maia; ÁLVARO, Maria Angela Gemaque. Informalidade na região metropolitana de Belém. um retrato por gênero)
Em relação às consequências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Em países emergentes à liberação da mão de obra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural.
	
	
	A flexibilização do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigência dos melhores empregos no setor terciário.
	
	
	Os cargos industriais para a automação não têm signifcado com a criação postos de trabalho.
	
	
	Nos países desenvolvidos promoveu a migração da População Ativa para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta.
	
	
	A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.
		7.
		As propostas neoliberais envolviam o corte nos gastos sociais, impondo restrições às instituições de bem-estar com o objetivo de:
	
	
	
	ampliar a competição entre os indivíduos e a competitividade entre as empresas
	
		8.
		Consenso de Washington é uma conjugação de grandes medidas - que se compõe de dez regras básicas - formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras situadas em Washington D.C., como o FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, fundamentadas num texto do economista John Williamson, do International Institute for Economy, e que se tornou a política oficial do Fundo Monetário Internacional em 1990, quando passou a ser "receitado" para promover o "ajustamento macroeconômico" dos países em desenvolvimento que passavam por dificuldades. Eram "regras" nessa receita para a America Latina:
	
	
	
	
	Disciplina fiscal Redução dos gastos públicos Reforma tributária Juros de mercado Câmbio de mercado Abertura comercial Investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições Privatização das estatais Desregulamentação (afrouxamento das leis econômicas e trabalhistas) Direito à propriedade intelectual
	
	
	 
		1.
		Ferretti (2004) aponta a existência de diferentes racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional. Uma delas vê a educação profissional como uma prática marcada pelo progresso técnico e pelas alterações decorrentes na produção capitalista. Nesta perspectiva a educação profissional é vista e pensada como devendo estar voltada para adequação do trabalhador às exigências do setor produtivo. Trata-se da racionalidade:
	
	
	
instrumental
		
	
		2.
		Abaixo são arroladas algumas características da pedagogia taylorista/fordista e da pedagogia das competências.
 Assinale com um "T" as características da pedagogia taylorista/fordista e com um "C" as da pedagogia das competências
 ( ) ênfase na memorização, valorizada como evidência da aprendizagem
 ( ) fragmentação curricular, dividindo o conhecimento em disciplinas, trabalhadas de forma isolada
 ( ) separação entre formação intelectual e formação prática
( ) adoção do métodos de projetos e de solução de problemas
 ( ) privilegia-se a prática, em detrimento da teoria
 Indique a alternativa que contem a ordem correta:
	
	T/T/T/C/C
	
		3.
		Uma escola formativa deve ser capaz de "adequar o nível cultural das massas trabalhadoras ao desenvolvimento das forças produtivas, além de introduzi-las nas noções de direitos e deveres, fundamentais à constituição da cidadania." (MOCHCOVITCH, 1999, p. 64). Essa afirmativa está relacionada a uma educação do seguinte tipo:
	
	
	
	emancipatória
	
	
	
		4.
		Ferretti (2004) aponta a existência de diferentes racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional. A racionalidade instrumental vê a educação profissional como uma prática marcada pelo progresso técnico e pelas alterações decorrentes na produção capitalista. Nesta perspectiva a educação profissional é vista e pensada como devendo estar voltada para adequação do trabalhador às exigências do setor produtivo.
A respeito dessa racionalidade instrumental é possível afirmar que ela:
I) tem orientado a formulação e o desenvolvimento das propostas curriculares oficiais de formação profissional.
II) defende uma prática formativa que responda não apenas ao desenvolvimento científico-tecnológico, mas principalmente às demandas da produção capitalista.
III) defende a adoção dos enfoques da eficiência social, ou seja, defende formatos curriculares que buscam incorporar no currículo apenas os saberes necessários para execução de atividades profissionais segundo as exigências do mercado.
Assinale a opção correta:
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
		5.
		As propostas emancipatórias de educação profissional estão centradas nos seguintes princípios: I. no desenvolvimento de uma percepção crítica em relação ao conteúdo técnico e ao contexto sócio-cultural do trabalho; II. na percepção do aluno como sujeito do processo; III. na ênfase nas formas de criação do conhecimento e das diferentes maneiras de conhecer IV. na concepção da prática profissional integral (dimensão técnica e política). Assinale a opção correta:
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
		6.
		São duas as racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional. O processo formativo orienta-se por uma racionalidade emancipatória quando:I. compreende a formação profissional como uma educação integral II. entende a educação profissional como articulada à educação geral. III. incorpora a totalidade das dimensões que constituem a vida do trabalhador (econômica, social, cultural, política, subjetiva) IV. tem como perspectiva a crítica social e a transformação. Assinale a opção correta:
	
	
	
Todas as afirmativas são verdadeiras
		7.
		Dentre os princípios básicos que orientam a educação profissional, marque:
1. INSTRUMENTAL ou 2. EMANCIPATÓRIA
(   ) conhecimento da realidade do trabalho, do ponto de vista social e técnico-científico
(   ) polivalência
(   ) incorporação dos diferentes ângulos da prática produtiva
(   ) politecnia
(   ) execução com precisão de múltiplas tarefas
(   ) multilateralidade
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências:
	
	
	
	2; 1; 2; 2; 1; 2
	
		8.
		A educação profissional oscila entre duas racionalidades: a instrumental e a emancipatória. O processo formativo orienta-se por uma racionalidade instrumental quando a formação: I. tem uma dimensão restrita, operacional, técnica, II.está voltada para a preparação imediata para o trabalho III. inclui a elevação de escolaridade IV. está voltada para o exercício da cidadania Assinale a opção correta:
	
	
	
	apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
	
		1.
		A partir do que estabelece a Lei nº 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir. I - A educação profissional técnica de nível médio articulada, segundo essa Lei, será desenvolvida nas formas integrada e concomitante. II- A educação de jovens e adultos deverá ser oferecida, preferencialmente, articulada à educação profissional. III- As instituições de educação profissional e tecnológica oferecerão cursos regulares e cursos especiais, abertos à comunidade. IV- Na educação profissional técnica de nível médio, a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. Das afirmativas acima, estão corretas, apenas,
	
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	
		2.
		Como formações históricas determinadas, que articulam de diferentes modos os processos produtivos e as relações sociais, definindo padrões de racionalidade específicos, aqui se ressalta as concepções e racionalidades no mundo de trabalho que atuam como pano de fundo nas questões presentes hoje no rumo da Educação Profissional. Assinale a alternativa INCORRETA, que não define a concepção Racionalista:
	
	
	
	Indica a possibilidade de revalorização do trabalho a partir das brechas de participação mais autônomas e criativas em seus espaços.
	
		3.
		Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para:
	
	
	
o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.
		4.
		A pedagogia das competências ou toyotista tem por finalidade formar profissionais flexíveis, capazes de dinamismo, eficiência e de lidar com as incertezas. Ela: I - muda o eixo da memorização para o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores II - adota métodos que estimulam o aluno a pensar, a pesquisar, a resolver situações desafiadoras, como o método de como os projetos III- envolve a fragmentação curricular, dividindo o conhecimento em disciplinas isoladas, desvinculadas da prática social concreta. Assinale a opção correta:
	
	
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
		5.
		É característica do ¿Modelo Japonês¿:
Requer a participação do cérebro do trabalhador, que passa a ter mais participação em todo o processo de trabalho, com tarefas diversificadas.
		6.
		A formação integral na Educação Profissional coloca em pauta uma concepção de educação que está em disputa permanente na história da educação brasileira, na qual é dada ênfase a:
	
	
	
Educar com foco na erradicação do analfabetismo colocando a educação do popular como objeto de políticas de Estado.
		7.
		O trabalho é uma atividade social central para garantir a sobrevivência de homens para garantir a sobrevivência de homens e mulheres e para a organização e o funcionamento das sociedades(Manfredi, 2002).¿ 1.Sobre o capitalismo, o trabalho e os trabalhadores na era industrial, assinale com um X as afirmativas corretas:
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.

Continue navegando