Buscar

Prévia do material em texto

A Responsabilidade Social e a ética são questões cada dia mais importantes especialmente quando pensamos em questões contemporâneas e na complexidade do mundo atual. Utilizando os conteúdos estudados e outros que julgar necessários, disserte relacionando as questões da complexidade e contemporaneidade, com Responsabilidade Social e Ética. 
Com a globalização e os avanços tecnológicos, foi possível permitir que os povos de culturas diferentes pudessem dividir conhecimentos e mudanças de conceitos que surgissem quebrando paradigmas tradicionais e fazendo com que a sociedade num modo real traçasse um rumo a um desenvolvimento sustentável para todos.
A responsabilidade social está intimamente ligada e relacionada com práticas de preservação do meio ambiente, em prática como usar materiais reciclados, reflorestamento, além de uma gestão de ética e transparente que a organização deve ter com as partes que são direta ou indiretamente ligadas: funcionários, fornecedores, clientes, a comunidade local, sociedade e meio ambiente que estão inseridos, para minimizar seus impactos negativos. 
Vou citar 3 exemplos de responsabilidade social: Doações voluntárias – quando empresas estimulam seus funcionários a praticarem caridade de diversos tipos, como a ajuda para crianças órfãs ou carentes, apoio a deficientes e idoso, entre outras; Políticas que beneficiam o meio ambiente – empresas que investem em atividades como reflorestamento, reciclagem, preservação de áreas prejudicadas, entre outras; Gestão trabalhista justa: empresas que promovem atividades para melhorar as condições de trabalho e o bem-estar dos funcionários, como salários justos, planos de carreira, apoio às famílias dos colaboradores, entre outras.
ATIVIDADE 3
O Tripé da Sustentabilidade é composto pelos pilares: Social, Econômico e Ambiental. A empresa Sustentável deve trabalhar essas três temáticas internamente. Utilizando os conteúdos estudados e pesquisa sobre a sua aplicação, em outros materiais ou na internet, em sites de empresas e notícias. Disserte sobre sustentabilidade e seu tripé, e de exemplos de como eles podem ser trabalhados no contexto empresarial.
Atualmente, os que querem alcançar bons resultados financeiros têm e terão que visar não apenas lucratividade, mas necessariamente o desenvolvimento social, econômico e ambiental, que são os pilares do tripé da sustentabilidade empresarial. 
O pilar social do tripé da sustentabilidade empresarial prega que para uma empresa ser sustentável é fundamental que proporcione salários dignos a seus colaboradores. Como também, participar ativamente de projetos de educação ambiental, capacitação profissional e ações que incentivem a prática de esporte, lazer e cultura de seus trabalhadores e das comunidades ao redor.
O pilar econômico prevê a incorporação de ações sustentáveis a curto, médio e longo prazo, que aumentem a lucratividade das empresas, e promovam e qualidade de vida aos cidadãos afetados ou não afetados diretamente por sua atividade produtiva. Essas ações devem focar em que concorram com a redução de desperdícios e gastos, através da implantação de inovações tecnológicas de reutilização de resíduos e a redução de emissão de gases.
O pilar ambiental invariavelmente, toda e qualquer atividade produtiva impacta negativamente o meio ambiente. Portanto, para alcançar sustentabilidade é necessário que os meios produtivos descubram e implementem novas formas de repor os recursos naturais utilizados na produção.

Mais conteúdos dessa disciplina