Buscar

trabalho pré disposião racial

Prévia do material em texto

AULA VIRTUAL NÚMERO 2
Módulo introdução à Medicina Veterinária
TEMA: PREDISPOSIÇÃO RACIAL
Essa semana comentei em aula presencial, durante a explanação da IDENTIFICAÇÃO, como parte integrante do Plano geral do Exame Clínico, a predisposição racial a diversas doenças de caráter genético. 
Selecionei o resumo de um artigo de periódico que ressalta a importância da investigação do RONCO em diversas raças de cães.
RESUMO: “ Muitos animais apresentam roncos, dormindo ou acordados, interpretados como normais, que, no entanto, podem ser manifestações de enfermidades obstrutivas graves das vias aéreas superiores, as quais podem comprometer a sua qualidade de vida e levar à morte. Os animais podem apresentar a “SINDROME BRAQUICEFÁLICA”, composta por prolongamento do palato mole, estreitamento das narinas, turbinados nasofaríngeos e hipoplasia traqueal, chegando ao colapso laríngeo. Em Yorkshires o ronco pode ser devido ao colapso traqueal, em gatos, á pólipos nasofaríngeos e em Labradores idosos, à paralisia laríngea. Em todas as situações pode ocorrer inflamação crônica das vias aéreas, agravando a sintomatologia. Podem também apresentar cansaço fácil, angustia respiratória, cianose, hipertermia e morte súbita. Na grande maioria das vezes é necessário cirurgia para a correção dos defeitos, promovendo a desobstrução e a melhora clínica. 
Unitermos: ronco, braquicefálicos, angustia respiratória, cães, gatos.
A seguir um trecho do artigo: As raças mais acometidas são as braquicefálicas, incluindo Buldogue, Boston Terrier, Pug, Maltês, Shih-Tzu, Boxer, Yorkshire Terrier, Pinscher, Chihuahua e gatos Persa e Himalaios.
Referência: ANDRADE, JAMES NEWTON B. M. Ronco: um alerta subestimado (revisão). Nosso Clínico, ano 19, n°109, p. 6 a 10. Jan/fev 2016.
QUESTÕES:
1- O texto apresentado refere-se ao Buldogue e ao Boston Terrier como raças predispostas a Síndrome Braquicefálica. Pesquise em sites de padrão racial e selecione quatro características que diferenciem o Buldogue francês (raça da moda) do Boston Terrier.
2- Em relação às raças de felinos citadas no texto, procure informações sobre doenças hereditárias (três pelo menos) em cada uma delas. 
Sugestão de links para a pesquisa:
http://www.cbkc.org/index.htm
http://www.cbkc.org/link.htm
http://www.kcsp.com.br/index.php?modulo=servicos&s_id=17
http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/guiasderacas/
Prepare um arquivo e envie suas respostas pelo SIGA.	
Elaborado pela Profa. MV. MS. Tânia Parra Fernandes

Continue navegando