Buscar

Análise do filme Cisne Negro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise do comportamento 
Docente: Thacylla Gama 
Discentes: Géssica Miranda e Luana Sousa
Psicologia
Assista ao filme cisne Negro, e responda: 
1- Quem era Nina? Explane sobre seu contexto. 
Nina é uma bailarina que busca a perfeição em sua performance e que almeja conseguir um papel de destaque,surgiu a oportunidade de interpretar a peça cisne negro, Nina possuía um lado inocênte,puro e doce que possibilitava a ela facilidade na interpretação do papel. Contudo a jovem Nina, é radicalmente controlada, disciplinada e reprimida, pelo seu ambiente, começando pela postura rígida da sua mãe para com ela.
2- Quais os antecedentes da personagem Nina? 
Os antecedentes de Nina, nos mostra que ela tinha traços de repressão familiar, o ambiente tóxico no trabalho e a busca da perfeição, sendo assim Nina se desenvolveu num contexto familiar caracterizado por contingências coercitivas intensas. Mesmo que Nina tenha 28 anos, sua mãe a trata como se ela fosse ainda uma menina, constantemente a ajudando a se vestir e a se despir, cortando suas unhas, colocando-a para dormir, ligando sempre uma caixinha de música ao lado da cama entre outros comportamentos superprotetores. 
3- Quais reforços e punições podem ser percebidos no filme?
Podemos perceber vários Comportamentos que compõem a tríplice de Contingência, vamos cotar alguns deles como:
-Reforço positivo onde: Erica está cortando as unhas da mão da filha no banheiro. Nina diz “au!”. e Erica está cortando as unhas da mão da filha no banheiro.Nina diz “au!”. Erica dá beijos no dedo da filha.Erica dá beijos no dedo da filha.
-Reforço negativo: onde Erica ameaça a Nina dizendo que irá jogar o bolo no lixo.Nina pede desculpa a Erica e diz que o bolo parece delicioso e tem como consequência Nina experimentando a cobertura do bolo.
-Punição positiva: quando Nina treina na frente do espelho repetidas vezes passos de balé.Nina torce o pé e quebra a unha do dedo pé direito.Nina sente dor e para de treinar. 
 4- Quais fugas e esquivas podemos identificar? 
O repertório comportamental que Nina apresenta no contexto do filme é composto por respostas de fuga-esquiva. Embora o mesmo comportamento possa produzir duas consequências: evitar um evento considerado aversivo como críticas, mau humor, interrupção de relações sociais amistosas dentre outros e, produzir um evento considerado agradável, acolhedor como: (sorrisos, elogios, aprovação de terceiros etc.), o que tende a se sobressair funcionalmente, é o controle coercitivo.
Exemplos desses comportamentos: 
Comportamento Fuga: Nina está na sala de Thomas, próxima a ele.Nina foi beijada por Thomas.Nina morde o lábio de Thomas.
Comportamento Esquiva: Nina está se olhando no espelho.Nina percebe a ferida nas costas. Nina lava a ferida e a cobre.
5- Como era a relação de Nina com sua mãe? E como isso pode ter afetado o seu comportamento?
A relação de Nina com sua mãe era de contingências de reforçamento, pois sua mãe não permitia a aquisição de outros repertórios, independente de Nina ser bailarina ou não, são necessários e próprios para o desenvolvimento harmonioso de uma pessoa , que complementariam o desenvolvimento comportamental e afetivo de Nina como ser humano. 
 6- É possível identificar os comportamentos verbais e os governados por regras? Exemplifique.
Sim, em relação aos Comportamentos por regras, no caso da personagem central do filme, o repertório de dançar, o que incluía um abrangente grupo de classes de respostas foi evocado por regras elaboradas pela mãe (portanto, os comportamentos de dançar estavam sendo governados por regras) e, simultaneamente, foram sendo selecionados pelas consequências naturais (como ela avaliava o próprio repertório de dançar: “Estou me saindo bem...”; “Preciso melhorar nisto...”; “Gostei de minha performance...”; “Sinto-me bem no papel que represento...” etc.) e pela reação do grupo profissional: colegas de dança, diretor da montagem, músicos, regente da orquestra, manifestação do público etc. Trata-se portanto, de um repertório comportamental controlado por regras, como evento antecedente, e pelas consequências sociais provindas da mãe (quem elaborou e expôs a filha às regras), assim como pelas crenças de Nina sobre seu próprio desempenho, construídas pelas regras (que, no caso em discussão, eram apropriadas, pois a mãe , uma bailarina frustrada, sabia quais comportamentos uma bailarina precisava emitir para ser bem sucedida, mas não no comportamento verbal pois, diretor da Companhia – se recusava a dar regras de como se comportar. Apenas punia os comportamentos inapropriados (“Você não tem talento”; “Não incorporou o personagem Negro”)
7- Qual o possível diagnóstico da personagem? 
Nina desenvolveu um conflito que gerou um transtorno psicótico, mais precisamente uma esquizofrenia, sendo demonstrada através de alucinações e delírios.
8- Se Nina fosse sua paciente, como você realizaria uma intervenção na mesma? 
Identificar juntamente com a cliente os comportamentos que levam a ter consequências inesperadas, criar estratégias para identificar as relações entre o comportamento e suas variáveis, além de trabalhar estratégias de mudança comportamentais, contingências de reforçamento apropriadas, para assim conseguir mudanças nos sentidos, além de reforçar comportamentos positivos que oferece uma concepção do ser humano e de sua inserção no mundo natural e controle diante as situações que lhe causa delírios e alucinações.

Continue navegando