Buscar

Dança: História e Estilos

Prévia do material em texto

CONHECENDO A DANÇA
UM POUCO DE CONCEITO E HISTÓRIA
Dança Clássica, Moderna e Contemporânea.
 
1
O QUE VOCÊ ENTENDE POR DANÇA?
MOVIMENTO
CORPO
LINGUAGEM
EMOÇÃO
ESFORÇO
COMO VOCÊ RECONHECE A DANÇA??
A dança é uma das três principais 
Artes Cênicas da antiguidade.
DANÇA
TEATRO
MÚSICA
- No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem aos Deuses; 
- Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos; 
- A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre);
- Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potencializados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas, sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
CONCEITUANDO A DANÇA
Dança primitivas (9000 a 6500 a.C.) – relacionada à sobrevivência, em forma de rituais.
Danças Milenares (5000 a.C.) – caráter sagrado em homenagem aos Deuses, rituais religiosos. Na idade média (476 a 1453) a igreja proibe manisfestações corporais e os teatros são fechados.
Séculos XIII e XIV a dança sai das ruas e volta aos castelos medievais em festas.
Século XV – Renascimento influencia a vida social e cultural, a dança volta a corte na Itália. Em 1581 é apresentado o primeiro ballet da corte (O Balé Cômico da Rainha).
Um pouco de História
Originou-se nas cortes da Itália e se difundiu na Inglaterra, Rússia e França.
É caracterizado por sua forma altamente técnica e vocabulário prórpio que é influente em todo o mundo.
Sua técina mais conhecida é o Ballet Romântico – valorização da bailarina ( foco no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. As emoções eram expostas nos movimentos de mãos e de cabeça.
Seus pricípios básicos são: postura ereta, uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Seus estilos são: método Russo, método Italiano, método Dinamarquês, método Balanchine e métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School.
Dança Clássica ou Ballet Clássico
Em 1700 a Dança volta aos teatros nas Óperas sendo executada exclusivamente ao som de músicas clássicas e por isso dá-se o nome de dança Clássica ou Ballet Clássico.
Surgimento de coreógrafos e teóricos da dança a exemplo de Pierre Beauchamp (músico e coreógrafo da Academie Royale de la Musique et de la Danse) criando 5 posições básicas para pés, posições de braços e de cabeça, conhecidos e utilizados até hoje.
Um pouco de História
Seus primeiros traços aparecem no final do século XIX e se afirma nos primeiros anos do século XX.
É caracterizada pela revolução e negação aos conceitos até então utilizados pela dança clássica.
É dançada de pés descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe e seus movimentos são mais livres, porém ainda organizados. 
Não utiliza o apoio nas pontas e coloca o eixo do trabalho no tronco, no contato, na queda, na improvisação, no movimento da coluna e das articulações, focando a tensão e o relaxamento muscular.
Dança Moderna:
Surge na década de 60 como forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
É caracterizada por não ser uma técina específica e sim uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna.
O bailarino tem autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos como improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release e outros.
As criações são feitas a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográfica, comportamentais e cotidianas.
Dança Contemporânea:
LANGENDONCK, Rosana van. A Sagração da Primavera: dança e gênese. 2. ed. São Paulo: edição da autora, 2004.
PASI, Mario. A Dança e o bailado: guia histórico das origens a Béjart. Trad. Manuel Ruas. Lisboa: Editorial Caminho, 1991.  
PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fornteira, 1989.
RENGEL, Lenira e LANGENDONCK, Rosana. Pequena Viagem pelo mundo da Dança. São Paulo: Moderna, 2006.
BERTONI, IG. A dança e a evolução. O Ballet e seu contexto teórico. Programação didática. São Paulo: Tanz do Brasil;1992. 
ALMEIDA, Vera Lúcia Paes de.Corpo poético: o movimento expressivo em C. G. Jung e R. Laban. São Paulo: Paulus, 2009.
VIANNA, Klauss. A Dança. Em colaboração com Marco Antônio de Carvalho. 5. ed. São Paulo: Summus, 2008.
Bibliografia:

Continue navegando