Buscar

PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Isabele almeida tavares
PROJETO DE ENSINO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Educação Física Licenciatura
Botucatu
2020
ISABELE ALMEIDA TAVARES
PROJETO DE ENSINO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial à conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura.
Docente supervisor: Prof. Eduardo Aparicio Fernandes
Botucatu
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1	TEMA	4
2	JUSTIFICATIVA	4
3	PARTICIPANTES	5
4	OBJETIVOS	6
5	PROBLEMATIZAÇÃO	7
6	REFERENCIAL TEÓRICO	8
7	METODOLOGIA	9
8	CRONOGRAMA	10
9	RECURSOS	11
10	AVALIAÇÃO	12
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS	14
INTRODUÇÃO
O projeto terá como tema dança que será incluso no ensino base, baseado na bncc educação física no ensino fundamental – anos finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Conforme o projeto baseado em meu curso de Educação Física licenciatura o tema escolhido terá como objetivo incluir todos os alunos da escola sem exclusão nenhuma. 
8
TEMA 
A dança foi escolhida como tema, abordando culturas de Danças urbanas, fazendo com que a cultura corporal seja apresentada, dança tratada na escola, especialmente as relativas à BNCC da educação básica e as possibilidades e necessidade de fundamentar a Educação Física como componente curricular significativo na formação de crianças e jovens no universo escolar, com a dança e as expressões rítmicas como necessárias de estarem presentes e ativas na escola, na perspectiva da cultura e da arte.
JUSTIFICATIVA
A unidade temática dança explora o conjunto corporal das práticas corporais caracterizadas pelos movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas também sendo integradas a coreografias. Esta atividade é importante, podemos usa-las em hora atividade e também em mais em atividades extras em datas comemorativas culturais. A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade.
PARTICIPANTES
Os participantes serão alunos do 6º. Retrataremos danças urbanas e incluiremos também alunos portadores de necessidades especiais sem fazer qualquer exclusão.
OBJETIVOS
O objetivo das danças urbanas é caracterizar conjuntos de vários estilos de dança. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.
PROBLEMATIZAÇÃO
	
A classe do 6º ano B, período matutino, possui 30 alunos e dois alunos são portadores de necessidades especiais. Acontecerá um evento na escola que proporcionará um evento na semana cultural – Dia da consciência negra e cada classe terá que apresentar alguma atividade no ginásio da escola. Contará com apresentações de dança, canto e gincana. 
O 6º ano B ficou de apresentar uma dança de rua e todos terão que participar, na classe temos 2 alunos portadores de necessidades especiais, um possui à surdez e outro é mudo. Com isso todos terão que ajuda-los e adapta-los para que possam participar do evento. 
REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com  “Le Breton” , o corpo é moldado pelo contexto social e cultural no qual o sujeito se insere, é, portanto, o vetor semântico cuja relação com o mundo é construída por meio de atividades perceptivas, expressão de sentimentos, cerimoniais dos ritos de interação, gestos e mímicas, produção da aparência, jogos da sedução, técnicas do corpo, exercícios físicos, dor, sofrimento, entre outras coisas. Além disso, o autor explica que a busca do indivíduo por uma atividade física, sua entrega e engajamento a ela, demonstra a sua "necessidade de lutar contra a carência provocada pela não utilização de sua energia corporal". Nesse sentido, as práticas corporais situam-se entre a luta contra a fragmentação sentida em si e o jogo de signos (a forma, a juventude, a saúde, entre outros) e torna-se um complemento social decisivo (Le Breton, 2012).
Há diferentes denominações de dança para pessoas com deficiência. No Brasil, o conceito "dança inclusivo” é mais conhecida, já a Inglaterra usa o termo "dança integrada" [Integrated Dance], enquanto que a expressão Disabled Dance, que surgiu nos EUA nos anos 1990, atualmente não é mais usada. Alguns artistas e companhias defendem a não classificação e limitação proveniente do termo "inclusivo". Existe uma discussão relacionada à necessidade do uso ou não uso desse termo, um discurso que é presente em muitos dos grupos formados originalmente por dançarinos com deficiência (Vendramin, 2013). De fato, se tomarmos a dança como um modo de expressão, uma arte, concluímos que não há limites para tal expressividade, o que comporta em sua prática as mais diversas possibilidades. Nesse sentido, não há a necessidade de categorização ou mesmo de adaptações. Cada corpo, dotado de suas características peculiares, sejam elas quais forem, pode produzir algo expressivamente interessante para a linguagem da dança e remeter-se, assim, ao humano.
METODOLOGIA
Assistir e contextualizar os vídeos ampliando o repertório de movimento e a percepção estética em dança. Desenvolvimento: Convidar os estudantes a assistirem e conversarem sobre vídeos de dança e musicais feitas por crianças e/ou para crianças sempre contextualizando com os temas de aprendizagem. Praticar os movimentos para a dança e terá um professor interprete de libras para ajudar os alunos portadores de necessidades.
CRONOGRAMA
	Etapas do projeto
	Período
	1 - Planejamento
	02/11 à 16/11
Ensaio de duas semanas, apresentar uma dança, Auxilio de um interprete de libras.
	2- Execução
	17/11
Apresentação, Organização da dança, ajudar com as habilidades motoras.  
	3- Avaliação
	17/11 
Pretende se avaliar a aceitação dos alunos limitações impostas pelas situações da dança
RECURSOS 
Os recursos serão necessários utilizar a quadra da escola para os ensaios durantes as aulas letivas, contará com ajuda de um interprete de libras e usaremos roupas com estilo de dança de rua para a apresentação.
AVALIAÇÃO
Pretende se avaliar a aceitação dos alunos as limitações impostas pelas situações da dança, a possibilidade de desempenho e interação com os alunos. Se os alunos irão respeitar, colaborar com os alunos portadores de necessidades especiais e se irão participar com entusiasmo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante estar atento à educação, como recriar no ambiente escolar para que todos os alunos possam participar motivados, sem fazer exclusão alguma. Todos merecem educação e juntos podemos fazer a diferença.
REFERÊNCIAS
Garcia Neira, Marcos, 2015, Sobre a dança na base nacional curricular comum (bncc) da educação física escolar. Acesso em: http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/GTTS_DANCA_TEMA_EF_BASES_CURRICULARES_13_12_2015%20A.pdf
Educação Efape, Governo do estado do Paraná, SP faz escola caderno do professor, educação física 6º ano 2009. Acesso em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v2-2020-EF/educacao-fisica/EF_PR_EDF_06-07-08-09_VP.pdf 
Ferreira dos Santos, Renata, Luis Gutierrez, Gustavo,José Roble1, Odilon Rev. Bras. Ciênc. Esporte vol.41 no.3 Porto Alegre jul./set. 2019  Epub 16-Set-2019. Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Arte, Criança, Sugestão - Plano anual de dança 1º ao 5º ano 2015. Acesso em: http://cirandadaarte.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/02/CR_danca_1_ao_5.pdf
Net, portal escolar, planejamento anual 4° ano atividades, 2014. Acesso em: https://www.portalescolar.net/2014/03/planejamento-anual-4-ano-atividades.html?m=1
 
 
Educação Física Licenciatura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ISABELE ALMEIDA TAVA
RES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO
DE ENSINO
 
EM 
EDUCAÇÃO FÍSICA LICE
NCIATURA
 
 
 
 
Educação Física Licenciatura 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ISABELE ALMEIDA TAVARES 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE ENSINO 
EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais