Buscar

PIM III MAGAZINE LUIZA UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar III do curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP, é um trabalho analítico que demonstrará um diagnóstico do Magazine Luiza, uma empresa brasileira de capital aberto que atua no ramo varejista. O PIM III tem o objetivo de apresentar com base nas informações absorvidas durante o bimestre e fornecidas pela empresa Magazine Luiza, os conhecimentos das disciplinas: Contabilidade, Gerenciamento de pessoas e Estatística, aplicados ao dia a dia da organização, de acordo com dados disponibilizados pela mesma. No decorrer do trabalho, será explicado o funcionamento da gestão de pessoas dentro do Magazine Luiza, além de como a estatística é utilizada na tomada de decisões e a forma como funciona a contabilidade. O Magazine Luiza caracteriza-se pelo crescimento constante entre as maiores empresas do país e foi fundada em 1957 na cidade de Franca, no interior de São Paulo, pela Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato. Este trabalho foi realizado através de pesquisas de campo e bibliográficas, como sites, livros, artigos científicos e entrevistas com os funcionários, tornando possível a integração da visão sistêmica. 
Varejista – contabilidade – estatística – organização
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ..................................................................... 07
2.1 Ciclo motivacional............................................................................................... 07 
2.2 Barreiras para a motivação ................................................................................08
2.3 O líder e os subsistemas de RH ............................................... .........................09
3. ESTATÍSTICA APLICADA .................................................................................. 11 
4. CONTABILIDADE ................................................................................................ 12 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 13 
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 14 
1. INTRODUÇÃO
 A empresa Magazine Luiza foi analisada de acordo com o conhecimento teórico adquirido entre as disciplinas curriculares ofertadas esse bimestre pela Universidade Paulista as percepções e conclusões foram aplicadas por meio da metodologia científica voltada à produção acadêmica. O intuito é inserir-se nas práticas gerenciais, tomando consciência do papel do Gestor de Recursos Humanos, visualizando a estrutura e os processos organizacionais de uma empresa e seus fundamentos teóricos, além de vislumbrar as vantagens e desvantagens existentes nos modelos de gerenciamento de pessoas, abordando temas como o ciclo motivacional e subsistemas de recursos humanos dentro da organização; as fórmulas aplicadas em estatística e seus elementos fundamentais; e por fim, a disciplina de Contabilidade que mostra um comparativo do balanço patrimonial da varejista.
	A história da empresa Magazine Luiza iniciou-se no dia 16 de novembro de 1957, com o casal fundador Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, tios da atual gestora, Luiza Helena Trajano. Dona Luiza comprou a loja de presentes “A Cristaleira” em Franca, interior de São Paulo, que mais tarde, após um concurso de rádio, foi rebatizada de Magazine Luiza. Nas décadas que seguiram, a companhia vivenciou uma expansão para diversas cidades do interior de São Paulo, como Igarapava e Barretos, além de novas unidades em Franca. Aos 18 anos, Luiza Helena Trajano, a atual gestora, entrou efetivamente na empresa, atuou em todos os departamentos até assumir a superintendência, em 1991. 
O Magazine Luiza possui mais de mil lojas físicas nos estados de São Paulo, Paraná, Alagoas, Mato grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Ceará, Pernambuco, Rio grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Piauí e Ceará, além da loja virtual. A organização tem 12 centros de distribuição e mais de 22.000 funcionários. A empresa tem capital aberto e desde 2011 faz parte do Novo Mercado da B3, a bolsa de valores de São Paulo, além de estar entre as maiores varejistas do país.
Os principais produtos comercializados pela empresa estão nos setores de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. 
Figura 1: Organograma da empresa:
Fonte: Site do Magazine Luiza (2020)
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS
	O capital humano é a maior riqueza de uma empresa, além da principal ferramenta rumo ao sucesso. O investimento na gestão de pessoas é essencial para o objetivo de capacitar profissionais que colaborem com o crescimento da organização ao mesmo tempo em que se sentem reconhecidos, em desenvolvimento profissional, confiantes em sua função e inseridos nos valores da empresa.
2.1 Ciclo motivacional e as barreiras para a motivação.
A motivação vem do Latim movere, refere-se à condição que influencia a direção do comportamento. É o impulso que leva à ação. A motivação de uma pessoa está ligada à suas necessidades. Para Chiavenato (2004) existe um ciclo motivacional que é originado a partir de uma necessidade e isso estimula o sujeito a se comportar mediante o alcance de seu objetivo. Chiavenato diz que a partir do despertar de uma necessidade, o indivíduo é induzido ao estado de desequilíbrio, que provocará uma tensão em si.
Figura 2 – Ciclo motivacional 
Chiavenato (2004) descreve o ciclo motivacional como um ciclo que se origina em uma necessidade, uma força dinâmica e persistente que estimula o comportamento. Ela rompe o estado de equilíbrio de um organismo, o tira de sua rota e estabelece uma nova dinâmica. Há um estado de tensão a partir da necessidade e o organismo só retornará ao estado de equilíbrio quando a necessidade for satisfeita. 
Para Silva (2002), o ciclo da motivação é uma sequência de eventos que se inicia com necessidades insatisfeitas e termina depois que o indivíduo analisa as consequências da tentativa de satisfazê-las. O ciclo tem seis estágios:
1. A existência de uma necessidade ou objetivo que não foi satisfeito em uma pessoa;
2. Busca de opções que levam a satisfação da necessidade;
3. Escolha da forma mais razoável de alcançar a satisfação da necessidade;
4. A pessoa é motivada a tomar uma ação para obter elementos que podem satisfazê-la;
5. É realizada uma análise da situação;
6. Conforme os resultados destes esforços, a pessoa pode ou não sentir-se motivada novamente pela mesma necessidade ou por satisfazê-la.
2.2 Barreiras para motivação
	Podem existir barreiras para que a satisfação não seja realizada e o ciclo motivacional fica incompleto podendo ocorrer a frustração ou uma compensação. Dentro de uma organização, pode haver diversas barreiras que impeçam o colaborador de alcançar a satisfação de suas necessidades. Fernandes (2012) da o exemplo de uma pessoa com motivação para assumir um cardo de liderança e as possíveis barreiras que podem impedir a satisfação desse objetivo, como por exemplo:
1. Sistemas pessoais;
2. Mudanças na tecnologia;
3. Demandas familiares;
4. Programa de treinamento e desenvolvimento;
5. Condições ambientais;
6. Estado de energia interna;
7. Pressão do superior;
8. Influência dos colegas;
Os obstáculos que impedem a satisfação de uma necessidade são um fator que geram frustração e baixa motivação no ambiente organizacional. 
Pensando nisso, a Magazine Luiza trabalha com diversos programas, como planejamento de carreira, proporciona treinamentos e também conta com o programa “sou eficiente” onde inclui pessoas com deficiência. A organização conta também com uma equipe de profissionais voltada para treinar e desenvolver seus colaboradores. Um dos principais diferenciais da empresa são o acolhimento e integração dos novos colaboradores, que visitam departamentos, conhecem diretores e gestores,
participam de cursos em grupo, recebem material para conhecer a essência da cultura da empresa e desenvolver as competências necessárias para assumir sua função na organização.
Na parte de desenvolvimento, existe dentro da empresa o programa Saber Luiza, que disponibiliza bolsas de estudos para funcionários que desejam ampliar seus horizontes, desde 1992. Em 2015, 1450 colaboradores receberam o incentivo.
Devido ao princípio e política de valorização do ser humano, há 14 anos consecutivos o Magazine Luiza é eleito uma das melhores empresas do país, segundo o instituto GreatPlaceToWork.
2.3 O líder e os subsistemas de RH
	Marras (2011) aponta que as empresas estão cada vez mais buscando atualizar o conceito de que o perfil de “chefe” é algo ultrapassado, adotando assim o papel do líder que incentiva e participa delegando não apenas tarefas, mas responsabilidades. Esse líder moderno não exerce papel de comando e sim de parceria, gerando motivação e não autoridade.
Chiavenato (2004) definiu os cinco subsistemas de RH: provisão de RH, aplicação de RH, desenvolvimento de RH, manutenção de RH e monitoramento de RH. Também enfatiza que esses pilares são fundamentais para a eficiência da gestão de pessoas. 
1. Provisão: É o subsistema responsável pelas contratações, elabora os processos seletivos. 
2. Aplicação: É a área que efetua verificações de salários de acordo com as atividades desempenhadas, além de integrar o novo colaborador. Também fica responsável pela avaliação de desempenho.
3. Desenvolvimento: Este é o subsistema que realiza treinamentos aos funcionários. 
4. Manutenção: Dentro da manutenção de RH são feitas estratégias com o intuito de reter talentos e diminuir o índice de rotatividade dentro da empresa. Também analise os benefícios e remuneração adequados ao cargo, segurança do trabalho e tem a intenção de possibilitar um ambiente adequado para a permanência dos colaboradores.
5. Monitoração: Também chamado de monitoramento de recursos humanos, este é o setor responsável por manter ativo o banco de dados dos colaboradores. É composto por um banco de dados, um sistema de informações e auditoria de recursos humanos (FERNANDES, 2012)
3. ESTATÍSTICA APLICADA
Segundo o dicionário de Oxford, a estatística é o ramo da matemática que trata da coleta, da análise, da interpretação e da apresentação de massas de dados numéricos. A estatística aplicada ao setor de Recursos humanos é onde se obtém dados para interpretar e analisar resultados, auxiliando no processo de tomada de decisões, além de um planejamento apropriado para a organização.
Os elementos estatísticos principais são:
•População: É o conjunto de todos os itens que interessam ao estudo.
•Amostragem: Consiste na seleção criteriosa dos elementos a serem submetidos a estudo.
•Parâmetro: É a denominação de uma característica numérica estabelecida para toda uma população.
•Estimulador: É a característica numérica estabelecida para toda a amostra.
O método estatístico possui fases, que são:
•Definição do problema
•Planejamento
•Coleta de Dados
•Apuração dos dados
•Apresentação dos Dados
•Análise e interpretação dos dados
Estatística de rotatividade no Magazine Luiza:
Figura 3: Rotatividade do Magazine Luiza em porcentagem.
4. CONTABILIDADE
Ribeiro (1999, p. 138) conceitua que o Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que evidencia, resumidamente, a situação patrimonial e financeira da entidade, quantitativa e qualitativamente. 
Iremos analisar o balanço patrimonial divulgado pelo Magazine Luiza no segundo semestre de 2018.
 
Tabela: Balanço patrimonial Ativo 
A organização teve um aumento do valor em caixa em relação a 2017 e uma diminuição do total do ativo não circulante. Já no balanço patrimonial passivo, que veremos a seguir, nota-se o aumento considerável do total do passivo e patrimônio líquido. 
Tabela 2: Balanço Patrimonial passivo
DRE – Demonstrativo de resultado de exercício
	O DRE é um documento contábil que indica as condições econômicas e financeiras de uma empresa. Nessa demonstração, são apresentadas as despesas, receitas e rendimentos, podendo ser possível observar se houve lucro ou prejuízo no período. 
	O DRE do Magazine Luiza em 2018 foi o seguinte:
Tabela 3: DRE dez/2018 – Magazine Luiza.
Considerando o balanço patrimonial e o DRE acima apresentados, é possível notar o crescimento da organização, cuja liquidez vem aumentando progressivamente. 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO
Em decorrência dos aspectos analisados, o PIM III mostrou a importância de cada matéria apresentada, com ênfase no gerenciamento de pessoas, que é o objeto central desse trabalho. O gerenciamento de pessoas está inserido com muita relevância no Magazine Luiza, que aposta no seu colaborador, dando condições de cada um aperfeiçoar-se, crescer na empresa e melhorar sua educação.
A estatística é fundamental em qualquer empresa, mas nota-se uma importância ainda maior em uma empresa varejista, pois é pela estatística que se torna possível analisar os índices de vendas, investimentos, despesas, dentre outros dados essenciais para o funcionamento correto de uma organização. 
Dentro da disciplina de contabilidade, foi evidenciado a análise financeira e sua importância para uma empresa de capital aberto.
	
6. REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano nas organizações. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
FERNANDES, Alexandre Laurindo. Gerenciamento de Pessoas. São Paulo, 2012.
MAGAZINE LUIZA. Perfil da empresa. Disponível em: < https://www.magazineluiza.com.br/quem-somos/perfil-da-empresa/ >. Acesso em 20 de Set. 2020.
MAGAZINE LUIZA. Pesquisas acadêmicas. Disponível em: < https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/informacao_estudantes.aspx > . Acesso em 20 de Set. 2020.
MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: 
MELO, F. A. O; et al. A Influência da Gestão Desempenho Empresarial 
SANTOS, Edson Mota dos. Contabilidade. São Paulo: Editora Sol, 2012
.
SILVA, Edwin F. Estatística Aplicada. São Paulo: Editora Sol, 2012.
Equilíbrio
Estímulo
Necessidade
Tensão
Comportamento
Satisfação
ROTATIVIDADE POR REGIÃO EM 2017 (PORCENTAGEM DE ACORDO COM O TOTAL DE FUNCIONÁRIOS)	
Sul	Sudeste	Centro-Oeste	Nordeste	7.0300000000000001E-2	0.1681	9.1999999999999998E-3	7.0000000000000007E-2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando