Buscar

Cólera: Sinais e Sintomas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Marcos B. Trévia
0000914
1) Quando suspeitar clinicamente que o paciente possa apresentar cólera?
O agente causador da cólera é o Vibrio cholerae, o qual é um bacilo gram-negativo, com flagelo polar. Aproximadamente uma em cada 10 pessoas infectadas (5-10%) terá a doença grave, caracterizada por diarreia aquosa profusa, vômitos e cãibras nas pernas.
A transmissão primária ocorre por meio da ingestão de água contaminada com fezes e/ou vômitos dos doentes ou pelas fezes de portadores; a secundária, pela ingestão de alimentos que entraram em contato com a água contaminada, pelas mãos contaminadas de doentes, de portadores e de manipuladores dos produtos, também pelas moscas, além do consumo de gelo fabricado com água contaminada.
São fatores essenciais para a disseminação da doença as condições deficientes de saneamento, a falta de água potável em quantidade suficiente para atender às necessidades do dia a dia. Geralmente, a cólera é confinada aos grupos de baixo nível socioeconômico; também, a fonte de infecção, na grande maioria dos casos, é uma grande galeria de água, um rio, um canal contaminado, um açude ou uma lagoa.
Todos os fatores anteriormente expostos, como as manifestações mais comuns, epidemiologia e formas de transmissão, são levados em conta para a suspeita diagnóstica, observando mais atentamente pacientes maiores de 5 anos de idade, com diarreia aguda, em áreas onde há evidência de circulação do V. cholerae, ou seja, onde a bactéria foi isolada por meio de cinco ou mais amostras humanas e/ou ambientais.
2) Comente sobre os principais sinais e sintomas apresentados pelo paciente portador dessa bactéria.
Diarreia e vômito são as manifestações clínicas mais frequentes. Na forma moderada, o quadro clínico costuma se iniciar de maneira insidiosa, com diarreia discreta, sem distinção das diarreias comuns, podendo também apresentar vômitos.
As consequências dos distúrbios hidroeletrolíticos causados pela diarreia e pelo vômito são as cãibras, que podem atingir a musculatura abdominal, a musculatura dos membros superiores e dos membros inferiores (panturrilhas, principalmente); a sede; a rápida perda de peso; a prostração; os olhos fundos com olhar parado e vago.
Na forma mais grave da doença, a cólera gravis, os pacientes podem eliminar mais de um litro de fezes nas diarreias por hora. As fezes são passadas sem esforço, com a diarreia assumindo uma aparência de “água de arroz”. Se os volumes hidroeletrolíticos não forem preenchidos, esta diarreia pode resultar, no colapso circulatório, choque e morte em apenas 6 a 8 horas.
O choque, mesmo que seja devidamente tratado, pode precipitar a insuficiência renal aguda, acidose grave, resultante da perda fecal de bicarbonato, exacerbada por acidose láctica relacionada à hipotensão. O pulso torna-se rápido e débil pela hipotensão, consequentemente há cianose e esfriamento de extremidades, colapso periférico, anúria e em alguns casos, coma.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ZATERKA, S.; EISIG, J. N. Tratado de Gastroenterologia da Graduação à Pós-Graduação. 2ª Ed. Atheneu, 2016;
2. BROECK, D. V.; HORVATH, C.; DE WOLF, M. J. S. Vibrio cholerae: Cholera toxin. The International Journal of Biochemistry & Cell Biology Volume 39, Issue 10, 2007, Pages 1771-1775;
3. MOURA, J. G. L; MÜLLER, J.; GEMELLI, T. Vibrio cholerae: doença, manifestações clínicas e microbiologia. Rev. Epidemiol. Controle Infecç. Santa Cruz do Sul, 2018 Out-Dez;8(4):483-488. [ISSN 2238-3360].

Continue navegando