Buscar

Tarefa 1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Biorreatores com Aplicação à Engenharia de Alimentos.
Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Unidade 1. Envio de arquivo.
Pontuação: 5 pontos. 
Tarefa 1.2
1) Quais são os pilares de sucesso de um processo biotecnológico?
Um processo biológico de sucesso é oriundo da integração de quatro elementos: os microrganismos, o meio de cultura, a condição do processo e a recuperação do processo. 
Os agentes bilógicos da reação podem ser células vidas de animais, vegetais, bactérias, fungos (microrganismos) ou enzimas. Para que o processo de biotransformação de matérias-primas em produtos ocorra, é necessário que haja um ambiente propício para o desenvolvimento desses microrganismos, por isso o meio de cultivo deve ser fonte de nutrição e adequado às especificidades do mesmo. Além disso, as condições do processo: temperatura, pH, umidade, entre outros, são fatores essenciais para o crescimento celular e a produtividade. A recuperação, parte final do processo, é onde, efetivamente, será obtido o produto alvo. A maior eficiência nessa etapa garante a pureza do produto e, consequêntemente, o seu maior valor agregado.
2) Cite as principais anomalias presentes em escoamentos não ideais.
	Nos escoamentos não ideiais existe uma distribuição do tempo de residência; por exemplo nos casos em que há borbulhamento de ar no meio, há uma qualidade deficiente na mistura; como formação de canais preferênciais e formação de zonas mortas e desvios de escoamento. Sendo assim, elementos presentes no meio passarão por caminhos diferentes e também gastarão tempos diferentes para percorrer o recipiente.
3) Explique o que são biorreatores ideais e dê exemplos.
Os biorreatores ideais são aqueles em que o conhecimento que se tem do processo e a sua baixa complexidade permitem que ela seja modelado através de equações matemáticas. Como as condições de mistura, e a transferência de massa e calor podem ser previstos pelas variáveis controláveis, se tem mais autonomia sobre o eficiência do processo. Exemplos de reatores ideais são reator em batelada, reator com escoamento pistonado e reator de mistura perfeita.
4) Fale da presença da espuma durante os bioprocessos e como evitá-la.
A formação de espuma nos biorreatores geralmente é atribuída no início do processo fermentativo aeróbico ao emprego de meios de cultivo contendo carne, leverdura ou água de maceração de milho. No fim do processo, a espuma pode ocorrer devido à presença de proteínas e, além disso, ela também pode ser gerada pelos mecanismos de aeração e a agitação. 
Para evitar os impactos causados pela espuma é importante a seleção de microrganismos que excretem poucas proteínas juntamente com o produto desejado. Além disso a espuma pode ser evitada tanto por meios mecânicos como por agentes químicos, mas nos dois casos deve-se tomar precuações para que o método escolhido não prejudique as reações biológicas, o meio de cultivo ou dificulte o processo de separação. Quanto aos agentes mecânicos, é importante que o sistema de agitação, tipo das turbinas e sistemas de difusão do ar sejam bem projetadas. Os agentes químicos podem ser antiespamantes como óleos, emulsões de óleo e água, óleos à base de silicone e parafinas. Esses agentes químicos podem afetar o crescimento celular e a transferência de oxigênio para o meio, por isso sua adição deve ser minimizada. Isso é possível com sistema de detecção de espuma que controle a adição de antiespumante.

Outros materiais