Buscar

Pedagogia da Educação Infantil (PED02) 15

Prévia do material em texto

9.
	Piaget é o autor de maior destaque da chamada teoria construtivista. Ele parte do pressuposto de que o ser humano é um ser ativo, atento e que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Acerca da estratégia pedagógica conforme Piaget, analise as seguintes sentenças:
I- A criança constrói agindo sobre o objeto do conhecimento; portanto, a estratégia pedagógica consiste em fomentar e orientar o processo mental da criança. Além disso, o exemplo deve desempenhar um papel mais importante do que a coerção.
II- A organização dos meios é o centro do processo. Assim, é necessário utilizar o material didático adequado para produzir a mudança de comportamento na direção desejada.
III- Como a criação e a apropriação se dá no processo de mediação, a principal estratégia pedagógica é criar zonas de desenvolvimento proximais e ajudar os alunos.
IV- É ideal que a escola utilize métodos ativos, fruto do trabalho espontâneo, orientado por perguntas previamente planejadas, oriundas do trabalho de redescoberta e reconstrução das verdades.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Somente a sentença III está correta.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	A contação de histórias é uma das estratégias que colaboram para a formação de leitores do literário. O professor de Educação Infantil pode conduzir os alunos por meio de uma história bem contada, ao encantamento, despertando o gosto pelos livros. Sobre o incentivo a leitura, analise as sentenças a seguir:
I- O docente pode propor à criança que observe as imagens e conte espontaneamente o que interpretou aos colegas.
II- Os livros devem ser disponibilizados nos espaços infantis de forma atraente, organizada e de acesso fácil aos alunos.
III- As histórias que serão contadas aos alunos não necessitam ser conhecidas pelo professor, nem preparadas anteriormente para contação.
IV- É sempre importante na contação de histórias que o professor apresente inicialmente a capa e o autor do livro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	Ícone representando resposta correta b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Somente a sentença III está correta.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Somente a sentença II está correta.

Continue navegando