Buscar

Trabalhando a Música em Sala de Aula e a Missão Artística Francesa no Brasil

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino da Arte (ART19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656650) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27092465
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A música faz parte da cultura humana desde os tempos mais remotos, apresentando diferentes funções de acordo com a cultura, rituais e  tradição de cada povo que apresenta características próprias dos grupos étnicos, de movimentos sociais e religiosos. O trabalho com a diversidade cultural da música é extremamente relevante, pois possibilita o contato com a diversidade musical. No entanto, apenas cantar cantigas de roda ou cantos relacionados a temas ou rotinas da escola não é a forma mais adequada de trabalhar com a música na educação. Com base no exposto, disserte sobre a forma correta de trabalhar a música em sala de aula.
	Resposta Esperada:
O professor precisa oportunizar o trabalho com a sonoridade, a produção musical (criação), oportunizar o contato com instrumentos musicais e se possível o manuseio e a construção. A criança precisa sentir a música, apreciar, compreender e interpretar, lembrando que cada criança tem ou pode ter a sua percepção, que está relacionada ao conhecimento sensível. É atribuição do(a) professor(a) selecionar o repertório musical que será trabalhado, a criança deve ter contato com diferentes gêneros musicais.
	2.
	A Missão Artística Francesa veio ao Brasil, trazida por Joachim Lebreton, em conjunto com artistas encarregados de mudar a concepção popular de arte, com enfoque nos desenhos e pintura. Disserte sobre o que a Missão Francesa criou no Brasil.
	Resposta Esperada:
A influência da Missão Artística Francesa trouxe ao Brasil a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, sendo após dez anos substituída pela Imperial Academia e Escola de Belas Artes. Foi a instituição oficial do ensino da Arte no Brasil, mas ainda atendendo a uma concepção similar de instituições da Europa. A Missão Artística Francesa acolheu o estilo neoclássico, tornando por gerar resistência com relação à arte praticada pelas camadas populares, o barroco-rococó. Essa característica elitista foi definida pela oposição ao estilo barroco-rococó existente, o que também gerou um conceito de arte como algo inútil para a educação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando