Buscar

prova final discursiva


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

após a Semana de Arte Moderna de 1922, dá-se início a uma preocupação maior com o desenho feito pelas crianças, valorizando seu trabalho. Com isso, iniciou-se um movimento em que a arte deveria ser mais valorizada em nível de lei. Frente a isso, disserte sobre a partir de que momento a arte no brasil passou a ser valorizada e por quê.
	Resposta Esperada:
A arte no Brasil passou a ser valorizada com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei 5.692/71.  Neste documento, a arte passou a ser vista como uma atividade educativa nas escolas, e não como disciplina.
Frente a isso, surgiram empecilhos, como a formação dos professores, que não possuíam nenhuma formação para esta atividade.
Nas escolas, esta atividade passa a receber o nome de Educação Artística, que permaneceu por vários anos. Com esta situação, em 1997, com os Parâmetros Curriculares Nacionais, verificou-se mais uma vez a falta de preparação dos professores em relação ao ensino da Arte, mais precisamente com as diferentes linguagens artísticas.
Já em 1980, surge um grupo de professores preocupados com o ensino da Arte nas escolas e organizam-se para formar um movimento denominado de Arte-Educação, que vem com o intuito de discutir, conscientizar e organizar o Ensino da Arte em nosso país.
Após amplos debates, já com o surgimento da nova LDB nº 9.394/96, o ensino da arte ganha espaço no currículo escolar como disciplina obrigatória.
	2.
	A música faz parte da cultura humana desde os tempos mais remotos, apresentando diferentes funções de acordo com a cultura, rituais e  tradição de cada povo que apresenta características próprias dos grupos étnicos, de movimentos sociais e religiosos. O trabalho com a diversidade cultural da música é extremamente relevante, pois possibilita o contato com a diversidade musical. No entanto, apenas cantar cantigas de roda ou cantos relacionados a temas ou rotinas da escola não é a forma mais adequada de trabalhar com a música na educação. Com base no exposto, disserte sobre a forma correta de trabalhar a música em sala de aula.
	Resposta Esperada:
O professor precisa oportunizar o trabalho com a sonoridade, a produção musical (criação), oportunizar o contato com instrumentos musicais e se possível o manuseio e a construção. A criança precisa sentir a música, apreciar, compreender e interpretar, lembrando que cada criança tem ou pode ter a sua percepção, que está relacionada ao conhecimento sensível. É atribuição do(a) professor(a) selecionar o repertório musical que será trabalhado, a criança deve ter contato com diferentes gêneros musicais