Buscar

Construção da Realidade e Mapa Mundi

Prévia do material em texto

suário
	WILIAN GODOY FRANCISCO 
	Curso
	2003-ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 
	Teste
	Clique aqui para iniciar o Quiz 
	Iniciado
	24/11/20 23:19 
	Enviado
	24/11/20 23:47 
	Data de vencimento
	25/11/20 23:59 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos   
	Tempo decorrido
	27 minutos 
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
· Pergunta 1 
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Caminhando e cantando,
E seguindo a canção.
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções.
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção”.
Este é o trecho da música “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, que se tornou um hino na luta contra a ditadura no Brasil. Esta canção mostra o quanto a participação e a união são importantes para a democracia.
Marque a alternativa que demonstra a dificuldade que temos em assimilar a democracia no Brasil.
I. A democracia garante a liberdade de expressão dos meios de comunicação. Sendo uma forma de associação que defende e protege a pessoa e os bens de cada um.
II. Na democracia existe a possibilidade de corrigir um ato praticado de forma errada. Na democracia, as pessoas têm mais facilidade de errar, pois têm a ética e as leis como seus parâmetros de correção e as organizações sociais.
III. A possibilidade de escolha na democracia atrapalha a gestão governamental. No Brasil, a participação democrática é pautada pela vontade de apenas alguns. Assim, temos uma democracia altamente participativa, pois o voto garante a liberdade que se faz em uma democracia.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
As assertivas I e II estão corretas. 
	Respostas: 
	a. 
Apenas a assertiva I está correta.
	
	b. 
Apenas a assertiva II está correta.
	
	c. 
As assertivas I e II estão corretas. 
	
	d. 
As assertivas I e III estão corretas. 
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “c”. A participação, apesar de obrigatória, é apenas uma das formas de se garantir a democracia e a participação, mas não auxilia os cidadãos a compreenderem seus atos sociais e políticos. Na democracia, se garante a expressão na qual a liberdade e as garantias de proteção são mais vigentes.
	
	
	
· Pergunta 2 
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto a seguir:
Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, através de séculos, sairia dela sem ficar marcado visivelmente. Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais eterna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente insensível e brutal que também somos [...] A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz do torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação nos dará forças, amanhã, par conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária. (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, IN: Dimenstein, 2008. p. 56).
Com relação à forma como o povo brasileiro se constituiu, segundo Darcy Ribeiro, avalie as afirmações seguintes:
I. Não carregamos marcas da forma como nossa história foi se estruturando socialmente;
II. A forma como o Brasil se tornou uma nação fez com que se trouxessem marcas históricas e que continuam a vigorar até hoje;
III. Muitas pessoas que vieram para o Brasil aqui sofreram pelas mãos dos colonizadores, as mais bárbaras situações, que deixaram marcas na população.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Apenas a alternativa II.
	Respostas: 
	a. 
Apenas a alternativa I.
	
	b. 
Apenas a alternativa II.
	
	c. 
Apenas as alternativas II e III.
	
	d. 
Apenas as alternativas I, II e III.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “c”. O próprio texto afirma que carregamos marcas históricas na forma como nos desenvolvemos e que é impossível que isso não ocorra, pelo modo como a realidade foi descrita por Darcy Ribeiro.
	
	
	
· Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	
	
	
	A forma de construir a realidade depende da forma como vemos as coisas, ou como determinadas realidades nos são passadas como verdadeiras. Assim, muito poderia ser invertido e alterado. Um exemplo disso é a forma como o mapa mundi é apresentado: Europa na parte superior e a América na parte inferior, o que demonstra como o mundo se estruturou historicamente. Os europeus dominadores, considerando os outros povos como inferiores. A partir dessa constatação, avalie as asserções a seguir:
I. O mapa do mundo poderia ser feito de modo inverso, colocando a América em cima e a Europa em baixo;
II. Assim como um mapa pode ser alterado, podemos mudar a realidade vivida por muitas pessoas;
III. Os padrões são estabelecidos por quem vive em pequenas comunidades e isso é vendido como verdade e passa a ser assimilado por todos como sendo o correto.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Apenas as alternativas I e II.
	Respostas: 
	a. 
Apenas a alternativa I.
	
	b. 
Apenas a alternativa II.
	
	c. 
Apenas as alternativas II e III.
	
	d. 
Apenas as alternativas I e II.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “d”. Pois se pode desenhar o mapa de forma invertida, porque vivemos num planisfério e colocar em cima ou em baixo é uma forma de representação, assim como os padrões impostos para a sociedade são estabelecidos porque quem dita o que é bonito e feio.
	
	
	
· Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Brasil é um país imenso, com diversidades muito grandes e múltiplas. Mesmo assim, é possível pensar em uma nação brasileira, pois ela é formada por pessoas vindas de muitas partes do mundo. Muitos desses estrangeiros sofrem um sério processo de discriminação, sendo os que mais sofrem os afrodescendentes. Sobre a discriminação dos afrodescendentes da população brasileira, é correto afirmar que:
I. O Brasil tem uma população de maioria branca, têm valores culturais impostos por afrodescendentes;
II. Os valores culturais dominantes na sociedade são os impostos pelos brancos, em detrimento a valores de outros grupos étnicos;
III. A diversidade brasileira, não corresponde à realidade. Somos um país com maioria indígena.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
A afirmativa II está correta.
	Respostas: 
	a. 
A afirmativa II está correta.
	
	b. 
As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c. 
As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d. 
Todas afirmativas estão corretas.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “a”. Os valores do branqueamento, imposto como padrão de beleza, fazem com que os afrodescendentes muitas vezes se recusem a assumir sua condição para assimilar os valores impostos como padrão de beleza, que é o cabelo loiro e liso.
	
	
	
· Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na Declaração Universal de Diretos Humanos, é dito, em seu artigo 26, que “Todo homem tem direito à instrução”. O Brasil segue este artigo, pois oferece educação de nível básico, que envolve a educação infantil, fundamental e o ensino médio aos brasileiros de forma gratuita. Tal garantia é assegurada pela constituição de 1988.
Nesse sentido, a educação tem um papel fundamental na formação dos cidadãos, pois, segundo Catão (1995, p. 101):
A educação é a ferramenta de que dispõe a sociedade para ir formando e fortificando a consciência dos educandos, por intermédio da percepção cada vez mais pessoal que vão tendo do que é justo e reto. Fonte: CATÃO, Francisco. A pedagogia ética. Petrópolis: Vozes, 1995.
Escolha a alternativa que demonstre essas questões:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
A formação escolar é importante para o exercício pleno da cidadania e acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos. Pessoas que usufruem da educação exercemseus direitos e passam a ter uma concepção de justiça.
	Respostas: 
	a. 
A educação só tem validade se fizer com que as pessoas tenham um motivo para conquistar sua maneira de sobreviver, não se importando com as maneiras de a sociedade se constituir.
	
	b. 
A formação escolar é importante para o exercício pleno da cidadania e acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos. Pessoas que usufruem da educação exercem seus direitos e passam a ter uma concepção de justiça.
	
	c. 
Só pode ser considerada cidadã a pessoa que fizer da educação a única forma de se inserir socialmente e lutar para que seu espaço seja respeitado, levando uma vantagem em relação aos que estudam apenas para trabalhar.
	
	d. 
Ser educado significa estar predisposto a fazer a conservação dos princípios sociais, de garantir sua vida social e deixar que cada um o faça por si com injustiças impostas pela legislação.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “b”. É a única alternativa que mostra como a educação deve inserir as pessoas dentro de lutas pela justiça e retidão. É esse direito garantido a todo cidadão.
	
	
	
· Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao admitirmos a violência como uma ação que o ser humano pratica e sempre praticou, podemos dizer que ela é uma forma de ser socialmente e que se deve e pode remediar, mas é impossível de ser extinta.
Quando se trata de direitos humanos a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da diversidade cultural) e políticos (participação política, voto, associações). COSTA, Ileno Izídio da apud Conselho Federal de Psicologia. Violência e políticas públicas são debatidas em seminário do CRP Goiás. Disponível em: < http://site.cfp.org.br/violencia-e-politicas-publicas-sao-debatidas-em-seminario-do-crp-goias/>. Acesso em 11/01/2016.
Considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A violência é uma ação do ser humano, pois se faz presente em todas as circunstâncias da vida em sociedade, mas isso não significa sua aceitação;
II. A violência não poderá ser jamais aceita pela sociedade, embora ajude no convívio social, pois é a certeza eu uns são melhores do que os outros;
III. A violência é uma atitude ética praticada pelo ser humano, pois é normal, sempre existiu e sempre existira.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
É correta apenas a afirmação I.
	Respostas: 
	a. 
É correta apenas a afirmação I.
	
	b. 
É correta apenas a afirmação II.
	
	c. 
É correta apenas a afirmação III.
	
	d. 
É correta apenas as afirmações I e III.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “a”. A sociedade nunca aceitou a violência como algo “normal”, é preciso sempre buscar formas de se fazer com que ela seja diminuída, reprimida e, eticamente, não há como justificar qualquer forma de violência.
	
	
	
· Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Podemos perceber que a democracia é uma das formas nas quais os cidadãos têm a maior possibilidade de exercerem o poder social de forma direta, ou seja, de colocarem os conceitos democráticos em prática. Uma dessas práticas é o voto.
Um Estado moderno é considerado democrático quando todos os habitantes são iguais perante um conjunto de leis discutidas e aprovadas por todos os segmentos sociais. E, além disso, quando estão garantidos os direitos de participação popular e a liberdade de organização política de pensamento, de crença e de manifestação. (DIMENSTEIN, Gilberto. Dez lições de sociologia: para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 173).
A partir do texto anterior, podemos dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
A democracia passou a ser cidadã porque as pessoas puderam participar e escolher o melhor que tem para si e para sociedade, ou seja, escolheram o que melhor os representa e, com isso, obtém garantias pelas leis aprovadas.
	Respostas: 
	a. 
A democracia passou a ser cidadã porque as pessoas puderam participar e escolher o melhor que tem para si e para sociedade, ou seja, escolheram o que melhor os representa e, com isso, obtém garantias pelas leis aprovadas.
	
	b. 
Os Estados modernos não provocaram mudanças no modo de exercer a democracia. Desde sempre, as leis são as formas escolhidas para as pessoas viverem em sociedade e, se elas forem descumpridas, todos podem sentir-se bem, pois quando as leis são feitas, os políticos escolhem o que é melhor para todos.
	
	c. 
O voto não direto torna-se irrelevante em alguns países, pois o poder das leis é maior do que o poder de escolher representantes, ter segurança, ter governos honestos e obter vantagens para todos, desde que as leis assim o façam.
	
	d. 
Democracia é quando os políticos participam das diversas instâncias sociais, levando sempre em conta o benefício de seus eleitores. Ao agirem assim, tem-se o máximo de democracia, pois quando se escolhe o que é bom para a sociedade, está se exercendo apenas uma democracia representativa e com leis genéricas.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a letra “a”. Os Estados modernos alteraram a democracia que atualmente tem como foco a escolha popular por meio do voto. Cada vez mais é necessário que as pessoas participem para que a democracia adquira sua legitimidade.
	
	
	
· Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Jacques Monod, em pronunciamento na fundação Nobel em 1970:
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado em valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria de seus membros. Não temos mais nada disso. As sociedades modernas poderiam dominar indefinidamente os poderes fantásticos que a ciência lhes deu, com o critério de um vago humanismo colorido por uma espécie de hedonismo otimista e materialista? Poderiam, nessas bases, resolver suas intolerâncias tensões?
O que foi expresso por Monod (1970) é condizente com o fato de que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
São sugeridas direções importantes para se pensar a ética e a ciência hoje, para tal é importante refletir sobre moral e fundamentá-la com valores.
	Respostas: 
	a. 
A sociedade atual não tem mais como alternativa a possibilidade de se refazer historicamente, pois é muito materialista e a vivência já não responde ao anseio humanitário.
	
	b. 
A ética e a ciência são duas formas de criar problemas para o ser humano, pois fizeram com que o hedonismo existente fosse fundado em um humanismo sem razão de ser.
	
	c. 
São sugeridas direções importantes para se pensar a ética e a ciência hoje, para tal é importante refletir sobre moral e fundamentá-la com valores.
	
	d. 
A formulação de uma ética deixou de ser uma obrigação, pois, com as alternativas apresentadas pela ciência, o ser humano consegue atingir sua felicidade e seu modo de viver bem, sem precisar preocupar-se em obter melhores ganhos para a sociedade.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a “c”. O ser humano é um ser social e, como ser ético, se constitui e se faz em sociedade. A sociedade é uma forma de saber dividir os mesmos espaços com os demais, nos leva a um aprendizado importante e de fundamental valor.
	
	
	
· Pergunta 9 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Cortella (2012, p.17), no sentido:
[...]etimológico a palavra trabalho tem origem no vocábulo latino tripalium, que era um instrumento de tortura, ou seja, três paus entrecruzados para serem colocados no pescoço de alguém e nele produzir desconforto. [...] Parar de trabalhar, você não vai parar nunca. Nem pode. Porque você nunca deixará de fazer a sua obra. Seja a sua obra aquela que você faz para continuar existindo, seja para ter o seu reconhecimento. Eu me vejo naquilo que faço, não naquilo que penso. CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra? - Inquietações sobre gestão, liderança e ética. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
De acordo com o texto, qual das afirmações abaixo consegue melhor definir o que é trabalho?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a.O trabalho é uma forma com que as pessoas têm para poderem conseguir sua sustentação e sua sobrevivência e assim se realizarem como pessoas.
	Respostas: 
	a. 
O trabalho é uma forma com que as pessoas têm para poderem conseguir sua sustentação e sua sobrevivência e assim se realizarem como pessoas.
	
	b. 
O trabalho, em especial o trabalho braçal, é visto como não meritório e deveria ser realizado por escravos além do mais trabalhar nada traz de satisfação.
	
	c. 
O trabalho é uma invenção do homem contemporâneo e da modernidade, portanto, o trabalho é algo que pode ser dispensado, pois nada nos acrescente a nosso modo de ser.
	
	d. 
O trabalho só tem valor porque tem um reconhecimento de uma lei sob o qual se institui um código de ética profissional, portanto, trabalhar faz as pessoas serem menos reconhecidas.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta é a letra “a”. Segundo a ética no mundo do trabalho, esta é única forma de subsistência do ser humano, independente se possui uma profissão regulamentada ou não.
	
	
	
· Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Robin Hood é um personagem lendário do folclore inglês, que teria vivido no século XIII. O “Príncipe dos Ladrões”, conhecido herói da mitologia inglesa, era um fora da lei que roubava da nobreza para doar aos pobres. Entre suas habilidades está o arco e flecha. E, por causa de suas ações (roubo), tinha que viver como fugitivo na floresta de Sherwood e era auxiliado por um grupo de moradores, próximo ao lugar onde se escondia. Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos heróis da Inglaterra. Todos sabem como é importante ajudar os que têm maiores necessidades. Mas essa ação não pode ser considerada ética embora ele estivesse fazendo um bem aos mais pobres.
Por que devemos desprezar parte da ação de Robin Hood, embora reconheçamos que ele ajudava as pessoas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Só os pobres são beneficiados por essa ação e muitos perdem o que lhes é tirado. Tirar de alguns para dar aos outros cria um clima de rivalidade social e não ajuda a construir uma sociedade melhor.
	Respostas: 
	a. 
A ética pensa o bem de cada um, por isso não pode ser bom ficar ajudando os pobres. Cada um deve fazer por si, esse é o maior princípio moral.
	
	b. 
Só os pobres são beneficiados por essa ação e muitos perdem o que lhes é tirado. Tirar de alguns para dar aos outros cria um clima de rivalidade social e não ajuda a construir uma sociedade melhor.
	
	c. 
Porque ajudando os pobres eles estaria agindo bem, tendo em vista que roubou para ajudar e quando se faz o bem o que importa é o bem que se faz e não a forma como se deve buscar essa ajuda.
	
	d. 
Nenhuma das alternativas.
	Comentário da resposta: 
	A alternativa correta: “b”. Ajudar a quem precisa é importante, mas existem meios lícitos e éticos de se fazê-lo.

Continue navegando