Buscar

Atv Contextualizada de Topicos Integradores II

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
MARKETING
TOPICOS INTEGRADORES II
PROFESSORA: MANOELA PEREIRA
TUTOR: JOSIAS MARINHO
ALUNO: GUILHERME OLIVEIRA GOMES 
Enunciado: Virgin América
Apesar de ter entrado para o setor de voos comerciais há poucos anos, a Virgin America se tornou uma companhia aérea premiada que os passageiros adoram e dá lucro. Não é incomum a empresa receber e-mails dos clientes dizendo que eles realmente queriam que seus voos durassem mais tempo! A Virgin America se propôs a reinventar a experiência de viagem como um todo, começando com um site e um sistema de chek-in simples e amigável.
Durante o voo, os passageiros se deleitam como Wi-Fi, poltronas de couro espaçosas, iluminação ambiente e painéis touch screen para pedidos de comida e bebida sem sair do assento. Alguns passageiros comentam que Virgin America é como “voar em um iPod ou discoteca”. Sem uma campanha nacional de TV, a empresa conta com relações públicas, propaganda boca a boca, mídia social e um atendimento exemplar para criar uma experiência extraordinária aos clientes e construir sua marca.
Como o vice-presidente de marketing Porter Gale observa: “A maior parte do envolvimento com mídia social consiste em responder, ouvir e interagir com os fãs, o que é importante porque desenvolve fidelidade.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Editora Pearson Education do Brasil, 2013. São Paulo. Página: 261.
Você percebeu que a estratégia adotada pela Virgin America está diretamente relacionada aos assuntos estudados nesta disciplina. Diante disto, faça um texto com aproximadamente 30 linhas que relacione o conteúdo apresentado no guia de estudos com o estudo de caso acima.
Você deverá citar, ao menos, um assunto de cada unidade relacionando-o com o estudo de caso da Virgin America.
Mãos à obra? Aguardo sua produção.
A Virgin América utiliza do marketing para envolver e identificar as necessidades humanas e sócias, procurando suprir está “carência” gerando lucro, aplicando algumas técnicas do marketing, sendo elas: experiências, organizando diversos serviços e mercadorias, uma empresa pode apresentar e comercializar experiências; Organizações, trabalham constantemente para construir uma imagem sólida e positiva  perante a sociedade; Informações, consiste no esforço de marketing direcionados a produção, embalagens e distribuição das informações; Ideias, perceba que toda ação de marketing traz consigo uma ideia principal que no caso da Virgin América trata-se de dá aos seus passageiros “um atendimento exemplar para criar uma experiência extraordinária aos clientes e construir sua marca”.
  E o objetivo é entregar ao cliente uma experiência, marcar a memória e não apenas fornecer um serviço ou vender um produto, entregar ao público uma experiência envolve um trabalho árduo da equipe de marketing, contemplando desde a identificação das necessidades e desejos até o momento em que a experiência acontece. 
 Como o vice-presidente ressalta a interação com as pessoas é importante, fala que refletem o fato que as empresas devem ver os seus clientes como pessoas, ressaltando a importância da empatia, além disto, destaca a importância do público interno (colaboradores, acionistas, etc.) no sucesso das estratégias de marketing. Os e-mails recebidos dos clientes podem servir como coleta de informações para a empresa, sendo assim, pode ser desenvolvido um plano de pesquisa primário pela própria organização para um objetivo especifico.
 Utilizando a análise de informações obtidas para organizar e tirar conclusões a respeito do motivo que originou a pesquisa, levando a tomada de decisão mediante ao que foi apresentado, são tomadas as decisões em relação ao problema ou à oportunidade identificada.
            A Virgin América se torna esta companhia área premiada devido suas acomodações especiais nos aviões durante todo o voo, ocorrendo na empresa a segmentação de mercado, ou seja, o objetivo destas ações é reter o cliente, sendo assim, não perde o cliente para a concorrência e aumentar o volume de transações. Quanto à criação de vínculos estruturais, ela acontece quando a empresa se comporta como um parceiro dos seus clientes. Vejamos que esta comodidade faz com que os clientes percebam vantagem na relação com a empresa. 
 Neste relacionamento das empresas com os seus clientes, temos um fator chave que é a criação de valor. As empresas precisam entregar soluções que sejam percebidas como valorosas pelos clientes e estes sintam-se encorajados a pagar mais por esta solução e se tornem fiéis à marca. A fidelidade do cliente a uma marca está relacionada não apenas a sua satisfação, mas no nível de relacionamento estabelecido entre as duas partes envolvidas (empresa e cliente). 
 A concepção destes conceitos está relacionada às expectativas do cliente em relação ao produto/marca e a realidade. A disponibilidade no voo de “Wi-Fi, poltronas de couro espaçosas, iluminação ambiente e painéis touch screen para pedidos de comida e bebida sem sair do assento” relata as estratégias e planos de marketing, contendo nas ações desempenhas pela organização um objetivo, e foi disponibilizando estas ferramentas nos voos que os gestores pensaram em alcançar seus objetivo de maneira eficiente. Assim, contudo a Virgin América está diferenciada das outras companhias áreas, com seus produtos e serviços diferenciados fornecidos durante o voo estabelece características únicas que são percebidas como valorosas pelo seu público alvo, fazendo com que a empresa se diferencie em relação aos concorrentes.
 
Referencias 
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4583087/mod_resource/content/1/Cap%C3%ADtulo%209%20-%20Cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20brand%20equity.pdf
https://www.aeroin.net/e-se-a-virgin-atlantic-tivesse-operado-o-concorde/
http://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/analise-do-valor-de-brand-equity/
 
Referencias

Mais conteúdos dessa disciplina