Buscar

Atividade N1 - Malu-Varejo e seu sucesso nas estratégias de marketing digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Malu-Varejo e seu sucesso nas estratégias de marketing digital
Bárbara Peinado
RA: 2021310700
	A empresa Malu-Varejo teve início como um pequeno magazine em 1957 em Franca, mas que através de estratégias de marketing digital e alterações em sua gestão, implementou planos de expansão e se tornou a empresa mais competitiva no varejo brasileiro. 
	Desde a década de 1990, a empresa verificou que o futuro estava no mundo virtual e criou as primeiras lojas virtuais (vitrine virtual) para seus produtos e terminais multimídias. Na mesma década, a empresa iniciou as grandes campanhas de comunicação com as mega liquidações. A partir de 2000, a empresa começou a operar no comércio eletrônico e criou uma parceria com uma grande rede de bancos para obter o seu próprio sistema de financiamento e facilitar e ampliar suas vendas. 
	Em 2012, quando seu e-commerce excedeu 320 milhões em vendas, a empresa passou a operar a nova lógica digital em todas as suas atividades, seja na produção, distribuição, comunicação e vendas. Foi instituído um laboratório tecnológico para desenvolver ações e estratégias que melhorassem seu desempenho nas atividades criadas, frente aos seus diferentes canais de venda e que também pensassem em possibilidades para distribuição e comunicação em seus produtos e serviços. 
Para atender as novas demandas, já que diante das novas tecnologias os clientes tiveram novas exigências, a empresa passou a focar na experiência do cliente e em atender suas necessidades, logo, realizou a integração de todos os seus canais com estratégias voltadas para o omnichannel.
	Com isso, offline e online tornam-se um único formato, integrando comunicação, distribuição e produção. Dentro das principais estratégias implementadas, foram integradas ações digitais com múltiplas vivências por meio dos principais canais de venda, como a loja física com terminais digitais, e-commerce, televendas, site customizado para que as pessoas tivessem oportunidade de criar um canal e vendessem produtos em parceria com a Malu Varejo, além de fortalecer a utilização do mobile em toda a cadeia. Além disso, a empresa passou a operar como um Market-Place, com parceria com diferentes empresas, aumentando o portfólio de produtos ofertados.
	Com relação a comunicação, a empresa criou uma persona (“Lu”) que está à frente dos canais de comunicação para falar com o público, aproximando-se dos clientes com uma linguagem acessível e familiar, buscando empatia e criando um relacionamento de confiança.
	Os resultados mostram que as estratégias de marketing digital dentro do contexto omnichannel mudaram o posicionamento da empresa, trouxeram crescimento no mercado, aumento nas vendas mesmo em tempos de crise, compra e parcerias com outras empresas, satisfação dos clientes e lucros significativos para seus acionistas. E, por isso, hoje a marca é uma das mais valiosas do país, com mais de 750 lojas, além dos canais digitais.

Continue navegando