Buscar

Apol 1 e 2 - TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 1 e 2 - TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
1-"Neste contexto, a educação a distância surge como alternativa que pode contribuir significativamente no atendimento às novas exigências educacionais, não só, mas especialmente na preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho [...]".
R-Pois possibilita o contato do estudante com diferentes recursos humanos que contribuem com sua formação.
2-"[...] é fundamental que os professores que vão fazer uso destas tecnologias tenham capacidade de reconhecer tanto as vantagens, as limitações e os cuidados que devem ser tomados, como também as implicações do uso destas tecnologias [...]".
R-A possibilidade de estudantes pertencentes a grupos menos favorecidos façam uso dessas tecnologias no ambiente escolar.
3-"A problemática que envolve os cursos de formação de professores no Brasil é discutida por diversos autores. Muitas pesquisas vêm apresentando, ao longo dos anos, as principais dificuldades observadas nos cursos de licenciaturas nacionais. Destaca-se os estudos de Candau, Marques e Mercado".
R-3 - 1 – 2
4-"Diante de todas estas exigências que estão sendo postas para a educação, percebe-se que, até hoje, a educação presencial tem se mostrado insuficiente para atender tais demandas, seja por deixar fora do ambiente escolar, grupos significativos da população, devido a problemas como espaço ou tempo, ou ainda, por oferecer um serviço aquém da qualidade desejada".
R-A falta de condições estruturais. 
5-"Num país onde existem tantas demandas por educação de qualidade, não se pode aceitar que a educação busque apenas atender aos interesses do mercado, nem acreditar que a simples universalização do seu acesso seja entendida como garantia de sucesso, sem se discutir a qualidade do ensino ministrado".
R-Formação adequada dos professores.
6-"Stahl [...] considera que muitos questionamentos podem ser feitos com relação ao tipo de formação que vem sendo dada aos professores, afirmando que os professores que irão atuar no próximo milênio recebem uma formação semelhante àquela fornecida décadas atrás [...]".
R-Aproximação entre teoria e prática.
7-"Apesar do grande interesse de vários pesquisadores em educação, em destacar a importância da aplicação das novas tecnologias de comunicação e informação no ambiente escolar, o que se pode perceber é que o professor, elemento de atuação destacada no processo educativo, não utiliza adequadamente as tecnologias que lhe são disponibilizadas, muitas vezes rejeitando completamente o seu uso, chegando a ponto de temer sua substituição por estas tecnologias".
R-A insegurança existe pela falta de discussão sobre essa temática na formação inicial e continuada.
8-"[...] a formação inicial, apesar das limitações que lhe são inerentes, deve fornecer ao futuro professor, tanto as condições básicas para que este possa fazer uso dos recursos tecnológicos que lhe são disponibilizados, respeitando a realidade em que está inserido, quanto os subsídios necessários para que ele possa, ao longo de sua carreira, dar continuidade a sua formação [...]".
R-O professor vê-se diante de novas formas de acesso à informação e de abordagem dos conteúdos.
9-Vários autores nos indicam que o trabalho linear, pautado no padrão tecnológico taylorista e fordista, vem sendo substituído por novas práticas que possuem como característica central a inovação.
R-O professor focava na transmissão dos conteúdos estruturados no currículo.
10-"Com a superação do modelo taylorista/fordista surgem transformações nas funções dos trabalhadores, e estas transformações '(...) exigem esforço cada vez maior em formação, treinamento e reciclagem profissional´[...]".
R-Trabalho em equipe. 
11-"Diante dessas circunstâncias, a nova realidade deve ser interpretada e buscar novos horizontes contribuindo para uma educação melhor. Delors [...] aponta os 4 (quatro) Pilares da Educação nesse século XXI [...]".
R-Aprender a conhecer. 
12-"A sala de aula invertida é uma modalidade de e-learning na qual o conteúdo e as instruções são estudados on-line antes de o aluno frequentar a sala de aula, que agora passa a ser o local para trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussão em grupo, laboratórios etc".
R-O aluno estuda antes da aula e a aula se torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas.
13-"Desde o início dos tempos, a curiosidade e a vontade de aprender nos movem na trajetória do desenvolvimento e evolução – Mas de onde vem o conhecimento? Como ele se transforma? Nesse contexto, um dos primeiros lampejos que produziram o fogo na terra, o homem com observação e curiosidade buscou manter o fogo e usá-los para outros fins em benefício próprio. A evolução ganhou novas formas de transmissão do conhecimento".
R-PAPEL
14-"A abordagem da sala de aula invertida não deve ser novidade para professores de algumas disciplinas, nomeadamente no âmbito das ciências humanas. Nessas disciplinas, em geral, os alunos leem e estudam o material sobre literatura, filosofia, entre outros assuntos, antes da aula e, em classe, os temas estudados são discutidos. A dificuldade da inversão ocorre especialmente nas disciplinas das ciências exatas [...]".
R-Fazendo o uso de estratégias como Peer Instruction (PI).
15-"[...] os professores podem iniciar com o básico sobre a inversão da sala de aula, e à medida que vão adquirindo experiência passam a usar a aprendizagem baseada em projeto ou na investigação e, com isso, vão se reinventando, criando cada vez mais estratégias centradas nos estudantes ou centradas na aprendizagem, ao invés das aulas expositivas que costumavam ministrar".
R-Produção de material para estudo online. 
16-A antiga televisão, aparelho que apenas permitia ao cidadão ouvir as notícias ou os programas, ganhou novo formato e, hoje, pode ser acionada de diferentes maneiras, garantindo interatividade e participação do consumidor. 
R-Convergência midiática.
17-"Outros críticos também afirmam que o modelo é bastante dependente da tecnologia, o que pode criar um ambiente de aprendizagem desigual. Se o aluno acessa a informação de sua casa e dispõe de acesso à tecnologia ele vai estar em vantangem com relação ao aluno que não dispõe dos recursos tecnológicos".
R- Com isso, o aluno nunca tem contato com materiais primários de autores especialistas na área.
18-"A educação de fato é fundamental para a formação de cidadãos e possui um papel determinante na sociedade – mas é preciso que haja uma educação para o uso das TIC. Perante esse olhar, cabe ao professor inserir os princípios e valores morais e éticos ao que se espera do ser humano como cidadão no convívio".
R-O professor pode fazer uso das tecnologias de informação e comunicação para despertar o lado crítico do estudante.
19-"A capacidade de criar e compartilhar conteúdos confunde o espaço real com o espaço virtual. O conhecimento não se reduz a informação, pois é preciso um diagnóstico e tratamento adequando para que haja um conhecimento sendo necessário refletir e interagir com mudanças atuais na educação".
R-O conhecimento é um dos estágio após o acesso a informação. 
20-"As razões propostas podem ser classificadas em dois conjuntos: um, com base em argumentos teóricos; outro, com base em resultados de estudos que indicam o sucesso educacional dessa abordagem. Por outro lado, existem autores que ainda não estão convencidos que essa abordagem é a solução para os problemas como evasão e repetência enfrentados pela educação superior atualmente".
R-Ele poderá trabalhar com esse material no seu ritmo e tentar desenvolver o máximo de compreensão possível.

Outros materiais