Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º Tentativa
Exercício 1
A autora Quadros (2004, p. 10), define:  [...] “a surdez-cegueira, na sua forma extrema, significa simplesmente que uma pessoa não pode ver, não pode ouvir, e deve depender total e completamente do tato para se comunicar com os outros”. Existem formas de comunicação concomitantes com Libras, usadas para essa comunidade tão distinta, em harmonia com os estudos da autora Godoy (2011) assinale a opção que CORRESPONDE a essas formas de comunicação:
· 
Língua de sinais em campo visual reduzido, Língua de sinais tátil/Tátil Libras, Alfabeto manual tátil – dactilologia, Braile tátil 1, Braile tátil 2 e Tadoma.
*(Resposta certa)
· 
Língua de sinais em campo visual reduzido, Língua de sinais tátil/Tátil Libras, Alfabeto manual visual – dactilologia, Braile tátil 1, Braile tátil 2 e Tadoma.
· 
Língua de sinais em campo visual reduzido, Língua de sinais tátil/Tátil Libras, Alfabeto manual tátil – dactilologia, Braile tátil  e Bochedoma.
· 
Língua de sinais em campo visual reduzido, Língua de sinais - Libras, Alfabeto manual tátil – dactilologia, Braile tátil 1, Braile tátil 2 e rostodoma.
*(Sua resposta)
Exercício 2
Descreva sobre a Pedagogia Surda e a Pedagogia Visual.
· 
Descrever
*(Sua resposta)
· 
Descrever
· 
Descrever
· 
Descrever
Exercício 3
A educação bilíngue é defendida pela comunidade surda, sobre essa filosofia assinale a alternativa correta.
· 
A língua portuguesa em sua modalidade oral é o foco dessa filosofia.
· 
A língua portuguesa em sua modalidade escrita é um dos pontos dessa filosofia.
*(Sua resposta)
· 
A língua de sinais não tem status de língua nessa filosofia.
· 
A língua de sinais fica em segundo plano nessa filosofia.
Exercício 4
Quadros (1997) afirma que a L2, no caso do surdo  brasileiro, a língua portuguesa, não é o dispositivo natural de aquisição da linguagem, e ainda coloca que “essa criança até poderá vir a adquirir essa língua, mas nunca de forma natural e espontânea, como ocorre com a Libras”. No processo de ensino de L2, Quadros e Schmudf propõe três estágios de interlíngua em crianças surdas. Relacione-as de acordo com os respectivos estágios:
I - ESTÁGIO INTERLÍNGUA (IL1)
II - ESTÁGIO INTERLÍNGUA (IL2)
III -ESTÁGIO INTERLÍNGUA (IL3)
Frases com estrutura gramaticais muito semelhante a língua de sinais brasileira, com falta ou inadequação de elementos  funcionais (artigos, preposições, conjunções).
Há maior emprego  de palavras  funcionais  (artigos, preposições , conjunções), flexões dos  nomes com  consistência  e predomínio  de estruturas frasais SVO.
A estrutura das frases são mescladas ora com características  da  libras  e ora com, características do português, uso de algumas preposições.
 Muitas vezes, não se consegue apreender o sentido do texto, parcialmente ou totalmente, sem o apoio do conhecimento anterior da história ou do fato narrado.
· 
I - III - II - II
*(Resposta certa)
· 
I - II - II - III
· 
II -  III - III - I
*(Sua resposta)
· 
III - III - I - II
Exercício 5
Giroletti (2017) explana que o fracasso do oralismo impulsionou uma nova forma de comunicação entre surdos e ouvintes. Com isso, a comunicação total teve início por volta de 1960, mas no Brasil chega em meados dos anos setenta e tem seu auge nos anos oitenta a noventa.O objetivo principal da comunicação total era fazer acontecer a comunicação entre surdos e ouvintes de forma mais efetiva. Diante do exposto,é correto afirmar que dentro dessa abordagem se propõe:
· 
Alternativas permitindo ao surdo se expressar, combinando língua de sinais, gestos, mímicas e leitura labial.
*(Sua resposta)
· 
Impor a língua de uma maioria (os ouvintes) linguística sobre uma minoria, no caso, a comunidade surda.
· 
Alternativas permitindo ao surdo se recuperar, reabilitar a sua comunicação.
· 
Que deveriam aprender a falar e, se fosse possível, a ouvir – isso com o auxílio das tecnologias que foram avançando ao longo dos anos, desde as próteses auditivas até os implantes cocleares”
Exercício 6
Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Os sinais seguem toda uma estrutura linguística e física, isso nos leva a outro ponto importante: a “restrição do sinal”. Ele não pode ser feito de qualquer maneira ou em qualquer lugar. Diante do exposto, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Sinais icônicos são os sinais que se parecem com o objeto.
Sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da
realidade que representam.
Sinais icônicos são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da
realidade que representam.
Sinais arbitrários são os sinais que se parecem com o objeto.
 
· 
V - V - F - F
*(Sua resposta)
· 
F - F - V - V
· 
F - V - V - F
· 
V - F - F - V
Exercício 7
No Brasil, uma língua nacional de sinais passou a ser difundida a partir do Segundo Império.
 
O educador francês ................................. era .......................... e foi o introdutor dessa metodologia aqui no Brasil. Ele fundou o ............................. , por meio da Lei n° 839, de 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro, com apoio do imperador D. Pedro II.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
· 
Hernest Huet • surdo • Imperial Instituto Nacional de Surdos-Mudos
*(Sua resposta)
· 
Charles L’Épée • surdo • Imperial Instituto Nacional de Surdos-Mudos
· 
Hernest Huet • ouvinte • Imperial Instituto Nacional de Surdos
· 
Charles L’Épée • ouvinte • Instituto Parisiense de Surdos-Mudos
Exercício 8
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
 
( ) O sentido do fenômeno linguístico das línguas orais “alofonia” ocorre também na Libras.
( ) Não existe na Libras tempos verbais, como presente, passado e futuro.
( ) A Libras é um decalque da língua majoritária dos ouvintes em uma sociedade.
( ) A sintaxe da Libras é enxuta e limitada para expressar ideias abstratas.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
· 
V • F • F • F
*(Sua resposta)
· 
V • V • V • F
· 
V • F • V • V
· 
F • V • F • V
Exercício 9
[...] Assim, Petitto e Marantette (1991 apud QUADROS, 1997) nos apresentam estudos realizados sobre o balbucio dos bebês, que independem. São um fenômeno que ocorre em bebês, surdos e ouvintes, pois o balbucio é parte da linguagem, destacando que essa capacidade inata é manifestada não só através de sons, mas também através dos sinais, ou seja, através da língua de sinais, porém esse balbucio é interrompido assim como ocorre com as crianças ouvintes. Caro acadêmico, o mais interessante é que as semelhanças encontradas em relação ao balbuciar nos apresentam que a aquisição da linguagem independe da modalidade da língua que será usada futuramente pelo bebê, se ela será oral-auditiva ou espaço-visual.
Portanto, nesse estágio, a criança, em princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional. Logo ao nascer este choro ainda é indiferenciado, porque nem a mãe sabe o que ele significa, e muitas vezes é desesperador, pois a criança chora e você, adulto, não sabe o significado daquele choro, mas aos poucos começa a ficar cheio de significados
e é possível, pelo menos para a mãe, ou para a pessoa mais próxima daquele bebê, saber se o bebê está chorando de fome, de cólica, por estar se sentindo desconfortável, por querer colo etc. É importante ressaltar que é a relação do bebê com sua mãe, ou com a pessoa que cuida dele, que lhe dá elementos para compreender seu choro. De qual fase estamos tratando? Marque alternativa CORRETA:
· 
Pré-linguístico.
 
*(Resposta certa)
· 
Das primeiras combinações.
 
*(Sua resposta)
· 
Pré-silábico.
 
· 
Das múltiplas combinações.
Exercício 10
Qual a definição abordagem comportamentalista para a aquisição dA linguagem.
· 
A abordagem comportamentalista enfatiza
o conhecimento, conhecimento este operacionalizado com o objetivo de moldar o comportamento social. Ainda nesta abordagem, o homem é produto do meio, ou seja, o comportamento social é manipulável.
*(Sua resposta)
· 
A abordagem comportamentalista enfatiza o conhecimento, conhecimento este operacionalizado com o objetivo de alterar o comportamento social. Ainda nesta abordagem, o homem é produto do meio, ou seja, o comportamento social é manipulável.
· 
A abordagem comportamentalista enfatiza o conhecimento, conhecimento este operacionalizado com o objetivo de moldar o comportamento social. Ainda nesta abordagem, o homem é mercadoria  do meio, ou seja, o comportamento social é manipulável.
· 
A abordagem comportamentalista enfatiza o conhecimento, conhecimento este operacionalizado com o objetivo de moldar o comportamento social. Ainda nesta abordagem, o homem é produto do meio, ou seja, o comportamento politíco é manipulável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando