Buscar

Teorias da Administração e Práticas Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Pelo que verificamos, a Teoria Y destaca que as pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. Dependendo de certas condições, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa (quando e voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando evitado sempre que possível). A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar.
 
Assinale a alternativa correta: CERTA
Escolha uma opção:
a. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e esforço de alcançar os objetivos empresariais.
b. O funcionário não deve exercitar auto direção e autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela empresa.
c. As pessoas são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa: elas podem tornar-se assim como resultado de sua experiência negativa em outras empresas.
d. As pessoas não têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades
e. O homem médio não aprende, sob certas condições, a aceitar, mas também procura responsabilidade.
2-Na década de 1970, ocorreu uma profusão de pesquisas que investigaram os fenômenos organizacionais a partir de uma nova perspectiva. Diversos escritores formularam teorias de administração das organizações que projetavam estruturas organizacionais e ações gerenciais apropriadas para situações mais específicas. Na literatura administrativa, o termo “contingência” implica que uma coisa está relacionada à outra. Isso é a aceitação do caráter altamente complexo e inter-relacionado das características organizacionais. A Teoria das Contingências pode ser vista como um desenvolvimento da Teoria de Sistemas e vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.
 
Sobre a abordagem contingencial, avalie as alternativas que seguem:
 
(1) A Teoria das Contingências estabelece que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso das teorias tradicionais;
(2) Se certos fatores situacionais existem, então certas variáveis na estrutura da organização e certos sistemas de gerenciamento são mais apropriados;
(3) A Teoria das Contingências não indica os tipos de estrutura que podem ser as respostas adequadas a cada um dos vários tipos de diferentes contextos ou situações organizacionais.
É correto o que se afirma em: CERTA
Escolha uma opção:
a. (2) e (3)
b. (1) e (2)
c. Apenas (2)
d. Apenas (3)
e. (1) e (3)
3- A Teoria Geral dos Sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Imbuído dessa filosofia, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy lançou, em 1937, as bases da Teoria Geral dos Sistemas.
Sobre a TGS, é correto afirmar que:
	CERTA
Escolha uma opção:
a. SINERGIA ocorre quando dois ou mais sistemas operando em conjunto podem produzir mais do que produziriam operando isoladamente.
b. Um SISTEMA é um conjunto de elementos ou partes sem relação com um todo.
c. As ENTRADAS (outputs) do sistema organizacional são os recursos que a empresa obtém ou extrai do ambiente.
d. Um sistema organizacional não é o produto resultante do processo de organizar.
e. As empresas atuais são muito maiores e mais complexas e o mais usual não é produzir, consertar e financiar aquilo que vendem.
4- De acordo com a teoria de Chiavenato, a Administração é uma profissão que envolve ciência, tecnologia e arte, e que exige discernimento, intuição e perspectiva. Ao mesmo tempo, ela deve lidar com produtos, serviços, processos, pessoas, mercados, concorrência e uma infinidade de conceitos como produtividade, qualidade, responsabilidade econômica, sustentabilidade e outros mais que precisam ser adequadamente conduzidos em decisões capazes de proporcionar alcance de objetivos e oferta de valor e resultados.
Assinale a alternativa correta sobre a Administração enquanto técnica:
Escolha uma opção: CERTA
a. Há limites cognitivos que devem ser respeitados: o Administrador se forma a partir da cognição situada.
b. Há técnicas específicas para a atividade gerencial no contexto empresarial, por isso compreende-se a Administração como uma técnica.
c. O Administrador deve ser autônomo – conhecedor do ambiente onde atua.
d. Nenhuma das anteriores.
e. O Administrador tem pouco controle sobre o que ocorre em âmbito organizacional.
5- McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (à qual deu o nome de Teoria X) e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano. 
Sob a ótica desse trecho, avalie as alternativas que seguem: 
(1) Para a Teoria X, os trabalhadores evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais;
(2) Para a Teoria Y, os trabalhadores precisam ser dirigidos e controlados pela Administração;
(3) Para ambas as teorias, os trabalhadores gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidos e sentirem-se seguros nessa dependência. O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção: ERRADA
a. (1) e (2)
b. Apenas (2)
c. Apenas (3)
d. (1) e (3)
e. (2) e (3)

Continue navegando