Buscar

LIBRAS - AOL 03 UNINASSAU

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
1. Pergunta 1
Nos últimos anos, alguns conceitos educacionais têm ficado em evidência, como, por exemplo, abordagens que representam uma visão única que relaciona o surdo e a surdez. 
O ponto de vista de que os surdos formam um grupo com uma cultura e língua particular é um aspecto proveniente do ensino_________.
Assinale a alternativa que completa o enunciado anterior.
Correta (C) Bilíngue
2. Pergunta 2
Sobre a falta de informação que os ouvintes demonstram acerca da comunicação dos surdos, que envolve valores, normas e hábitos, temos a seguinte consequência:
Correta (E) O conceito de um estereó...
3. Pergunta 3
A Língua de Sinais, em sua modalidade viso-espacial, tem sua estrutura organizada em cinco parâmetros. Um deles, conhecido como expressão não manual, é essencialmente indispensável na percepção de sentimentos. Das opções abaixo, assinale aquela que faz referência a esse parâmetro.
Correta (D) Expressão facial e/ou ...
4. Pergunta 4
A Língua de Sinais carrega variações em todos os seus aspectos. Ela tem uma estrutura inerente. É curioso pensar que podem existir variações linguísticas e significados distintos de inúmeros sinais, o que acrescenta conhecimento e complexidade à língua. Você acredita que não há um parâmetro universal de comunicação na Libras?
Correta (A) Não há parâmetro ...
5. Pergunta 5
O termo sujeito surdo refere-se à pessoa surda que, no início da vida e/ou no decorrer da sua história, constata a sua identidade desenvolvida em algum momento, porém faz uso parcial da Língua de Sinais. Pensando nisso e levando em consideração um sujeito que foi atingido pela surdez já na fase adulta, escolha a opção que define essa explanação.
Esse indivíduo, pelas características, não é um surdo total, mas:
Incorreta
(A) É um surdo que domina a ... está correta
6. Pergunta 6
Podemos afirmar que a datilologia é um excelente recurso para iniciar a profissão de intérprete e/ou instrutor. Desde o início, a prática já deve ser presente e constante. O exercício mais recomendado é o alfabeto manual, que é desenvolvido em inúmeros formatos e representa as letras do alfabeto escrito. 
Como é a aplicação prática da datilologia?
Correta (A) Soletração no espaço ...
7. Pergunta 7
Os estudos linguísticos examinaram a sequência das orações na Libras. Segundo autores pesquisadores que são referências no estudo da língua, a sequência da estrutura essencial dos vocábulos na Libras é representada como:
Correta (C) SVO – sujeito, verbo, ...
8. Pergunta 8
Ao longo da história da educação dos surdos, vimos a atuação de três influenciadores filosóficos e ideológicos não concomitantes. O oralismo que se iniciou a partir do Congresso de Milão (1880) carregou benefícios significativos à comunidade surda, a qual, ao aprender a se expressar e interagir com a pessoa ouvinte, sentia-se acolhida na sociedade.
Observe as afirmações relacionadas à conquista e em seguida assinale a alternativa correta:
Correta (B) A Libras é uma língua ...
9. Pergunta 9
Sobre a aquisição da aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, o sistema bilíngue de educação de surdos estimula que a instrução da Língua Portuguesa para surdos aconteça da seguinte forma:
Correta (E) O surdo primeiramente ...
10. Pergunta 10
Sobre a importância dos sinais na cultura surda, é usual, durante um cumprimento, identificar-se com o “sinal característico pessoal”. Conforme já visto em várias ilustrações, vídeos e cursos básicos de Libras, os quais ensinam primeiramente os sinais de apresentação pessoal, assinale a alternativa que representa esse hábito.
Correta (C) A prática de atribuir o ...

Continue navegando