Buscar

Atividade 11

Prévia do material em texto

Atividade de Genética 11 – Gabarito
1- Marque VERDADEIRO ou FALSO para as afirmações abaixo:
	a) A fusão de córions e a anastomose vascular ocorrida entre embriões faz com que eles troquem tecidos hematopoiéticos. Isso faz com que os indivíduos tenham dois tipos sanguíneos (o deles e o dos irmãos) quando os gêmeos forem univitelinos ou monozigóticos. A fusão de córions e a anastomose vascular ocorrida entre embriões faz com que eles troquem tecidos hematopoiéticos. Isso faz com que os indivíduos tenham dois tipos sanguíneos (o deles e o dos irmãos) quando os gêmeos forem bivitelinos ou dizigóticos. 
b) As consequências da gravidez gemelar de sexos diferentes na fêmea são múltiplas. A morfologia externa pode variar de normal a um clitores aumentado. A vagina pode ser cega e a morfologia interna pode apresentar desde órgãos femininos normais até órgão masculinos.
c) Quimérico é o nome dado à indivíduos que possuem duas ou mais populações de células distintas geneticamente originadas de zigotos diferentes. A fusão de embriões e a anastomose vascular de placentas são as principais formas de origem destes indivíduos.
d) São consideradas freemartins apenas as fêmeas de bovinos estéreis por nascerem gêmeas de machos. São consideradas freemartins as fêmeas estéreis por nascerem gêmeas de machos independente da espécie. 
e) Em ovelhas a anastomose vascular entre os gêmeos ocorrem em apenas 1% dos casos de gêmeos, em cavalos a anastomose vascular é comum, mas o quimerismo resultante, mesmo entre gêmeos de sexos diferentes não leva à infertilidade. Em humanos não existem casos relatados. 
f) É chamado de mosaico o indivíduo que possui duas ou mais populações de células oriundas do mesmo indivíduo. Sua forma mais comum é a origem a partir de erros nas mitoses iniciais. 
g) Quando ocorre gravidez gemelar de sexos diferentes e anastomose vascular ocorrem consequências morfológicas em machos e fêmeas. Quando ocorre gravidez gemelar de sexos diferentes e anastomose vascular ocorrem consequências morfológicas apenas nas fêmeas.
h) Em machos a principal consequência da gravidez gemelar de indivíduos de sexos diferentes em que ocorre a anastomose vascular é a capacidade reprodutiva alterada. Isso ocorre devido a baixa concentração de espermatozoides e uma menor mobilidade dos mesmos.
i) Em fêmeas todas as combinações intermediárias entre órgão femininos normais e masculinos normais são possíveis.
j) Os ovários ovotestis são muito comuns em fêmeas freemartins. São ovários com características femininas normais, mas não produzem óvulos na forma e quantidade adequadas. Os ovários ovotestis são muito comuns em fêmeas freemartins. São ovários que possuem tecidos ovarianos e testiculares.
	F
V
V
F
V
V
F
V
V
F

Continue navegando