Buscar

Crescimento desordenado das cidades e IDHM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Segundo dados do IBGE, no Brasil, ao longo do século XX, o número de municípios cresceu de 1.121, em 1900, para 1.890, cinquenta anos depois. No início do século XXI esse número era de 5.507, em 2000, e passou para 5.565 municípios em 2010. Esse aumento acentuado no número de municípios acompanha o elevado percentual da população que reside em áreas urbanas, atualmente estimado em 85% na média nacional. Em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, o percentual da população urbana ultrapassa os 95%. Com base nessas informações, disserte sobre as implicações socioeconômicas e ambientais do crescimento desordenado das cidades.
FONTE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14433-asi-atlas-do-censo-demografico-do-ibge-mapeia-mudancas-na-sociedade-brasileira.html. Acesso em: 17 jul. 2018.
	Resposta Esperada:
O crescimento desordenado das cidades geralmente vem acompanhado do aumento da desigualdade social, ampliação da pobreza e periferia, problemas de desemprego, violência, falta de saneamento, doenças e violência. Além disso, em nosso país o acúmulo de automóveis têm contribuído com o aumento da poluição do ar e causado transtornos com congestionamentos e estresse na população. Ambientalmente falando, a ampliação das cidades de modo desordenado causa desmatamento intenso e fragmentação dos biomas brasileiros.
	2.
	O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para avaliar o desenvolvimento de países com relação a critérios relacionados à saúde, educação e renda. Associado a esse índice, existe também o Índice de Desenvolvimento Humano por Municípios (IDHM). No Brasil, os dados mostram uma melhora no IDHM de 1991 a 2010, e entre 2011 e 2014 mostra que o país tem avançado a passos mais lentos. A base de dados completa do Radar IDHM e suas análises têm o objetivo de estimular o desenho e a implementação de políticas públicas que contribuam para gerar avanços na realidade social e econômica do Brasil, com redução das desigualdades socioespaciais e ampliação das oportunidades de inclusão social. Sobre o IDHM, descreva como esse índice pode contribuir para a implantação de políticas públicas que favoreçam a melhoria da qualidade de vida das pessoas no seu município, e cite dois exemplos de condições que precisam ser melhoradas no seu município.
FONTE: Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br. Acesso em: 30 jan. 2018.
	Resposta Esperada:
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM - tem como objetivo orientar caminhos e provocar reflexões sobre os rumos do desenvolvimento humano no país. Assim, o IDHM ao apontar os parâmetros que o município apresenta maiores fragilidades pode favorecer o direcionamento de políticas públicas que visam à melhoria desses parâmetros, por exemplo, na área da saúde, educação ou segurança. Exemplos de problemas locais que precisam ser corrigidos: falta de saneamento básico, desemprego, falta de escolas e creches.

Continue navegando