Buscar

AVALIAÇÃO CLINICA PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM unidade III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	daniela.enfermagem @aluno.unip.br
	Curso
	AVALIAÇÃO CLINICA/PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE III
	Iniciado
	23/03/21 11:49
	Enviado
	23/03/21 12:11
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	21 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O exame físico permite identificar as condições globais do paciente e, em geral, ocorre após a entrevista, portanto:
I- Os métodos propedêuticos utilizados para a realização do exame físico compreendem: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Os dados são coletados de forma objetiva de acordo com sinais percebidos pelo examinador.
II- Para a realização da Percussão, o examinador concentra os sentidos do tato na avaliação de alguns fatores, tais como textura, temperatura, rigidez, pulsação, presença de nódulos e massas.
III- A Inspeção caracteriza-se em um exame minucioso do indivíduo como um todo, e de cada sistema do corpo. Sua realização exige uma boa iluminação, exposição adequada da região observada e o uso ocasional de determinados instrumentos.
IV- A palpação consiste em golpear a pele da pessoa com toques curtos e firmes, para avaliar as estruturas subjacentes, gerando uma vibração palpável e um som característico.
V- A ausculta consiste em ouvir os sons produzidos pelo corpo, tais como, coração, vasos, pulmões e abdome.
Diante do exposto, está correto o que compreende:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	b. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	
	c. 
Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	d. 
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	
	e. 
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: C
Comentário: A percussão é desenvolvida a partir das vibrações originadas de pequenos golpes realizados na superfície do organismo, podendo ser percussão direta, em que golpeia-se diretamente a região alvo com as pontas dos dedos, e percussão dígito-digital, em que golpeia-se com um dedo da mão dominante a borda ungueal ou a superfície dorsal da segunda falange do dedo médio ou indicador da outra mão, que deve estar espalmada na região alvo. E a palpação requer a utilização do tato para a obtenção de impressões de partes mais superficiais do corpo e da pressão, que possibilita as impressões de regiões mais profundas. Com essa técnica é possível identificar texturas, espessuras, consistências, sensibilidade, volume e dureza das estruturas corporais durante o exame físico. Utilizamos a palpação superficial (pressão com profundidade de até 1 cm) e a profunda (pressão com profundidade de 4 cm).
	
	
	
· Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Na Enfermagem contemporânea encontramos autores como Stefanelli (1993), que conceitua comunicação como sendo um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, sendo que as próprias mensagens e o modo em que se dá seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas nela envolvidas, a curto, médio ou longo prazo. Estas afirmações evidenciam o potencial do processo comunicativo e de trocas na interação enfermeiro-usuário” (CASTRO e SILVA, 2001). Considerando a afirmação anterior e a entrevista estabelecida entre enfermeiro e paciente para o levantamento de informações necessárias em uma avaliação clínica e psicossocial adequada, analise as afirmações seguintes e assinale a sua resposta:
I- Entrevista é sinônimo de coleta de dados, podendo ser substituída pela aplicação de um questionário, pois os dados não verbais não são relevantes.
II- Antes de finalizar uma entrevista, o enfermeiro deve sinalizar ao paciente que a entrevista está chegando ao fim e dar oportunidade para o esclarecimento de possíveis dúvidas.
III- A apresentação do entrevistador ao entrevistado, bem como a explicação do motivo da entrevista é indispensável para iniciar essa etapa de coleta de dados.
IV- Ao realizarmos a entrevista podemos elaborar questões abertas que estimulam o relato do cliente sobre um determinado tema, ou perguntas fechadas que permitem ao entrevistador focalizar em certos assuntos.
V- Ao entrevistarmos devemos abordar assuntos relacionados ao cliente, como doenças atuais e pregressas, história da família, avaliação funcional, como atividades, hábitos, alimentação, eliminação, sono e repouso.
Está correto o que se afirma:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As alternativas II, III, IV e V estão corretas.
 
	Respostas:
	a. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	b. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	
	c. 
Apenas a alternativa III está incorreta.
	
	d. 
Apenas a alternativa II está correta.
	
	e. 
As alternativas II, III, IV e V estão corretas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: E
Comentário: No momento da entrevista, ocorre o estabelecimento de um relacionamento, duas pessoas estranhas encontram-se e instituem algum tipo de comunicação. A entrevista realizada pelo enfermeiro tem como meta desenvolver um relacionamento com confiança mútua e identificar dados pertinentes ao direcionamento da assistência. A entrevista deve superar um diálogo e seguir a finalidade de ser compreensiva.
	
	
	
· Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na verificação dos sinais vitais, o cliente adulto jovem apresenta, em repouso, temperatura axilar de 36,4 °C, respiração de 16 respirações/minuto, pulso radial de 78 batimentos/minuto, pressão sistólica de 120 mmHg e pressão diastólica de 80 mmHg. Ao analisar esses valores, é correto afirmar que o cliente apresenta-se:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Afebril, eupneico, normocárdico e normotenso.
	Respostas:
	a. 
Afebril, dispneico, normotenso e normocárdico.
	
	b. 
Hipotérmico, eupneico, normotenso e normocárdico.
	
	c. 
Febril, eupneico, hipertenso e normocárdico.
	
	d. 
Afebril, eupneico, normocárdico e normotenso.
	
	e. 
Afebril, eupneico, normotenso e taquicárdico.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: D
Comentário: Os valores de referência dos sinais vitais para considerarmos dentro da anormalidade são: PA menor ou igual a 120x80mmHg, P 60 a 90 bpm, R 12 a 20 ipm, Temperatura de 35,8 ºC a 37,2 ºC.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Frequência Respiratória (FR) é caracterizada pela quantidade de ventilações que ocorrem em um minuto. Analise as afirmações abaixo referentes à temática:
I- A FR refere-se ao ciclo respiratório completo que é formado pela inspiração e expiração. Sua avaliação deve ser composta pela frequência, ritmo e amplitude do tórax.
II- A Bradipneia é um termo que se refere à frequência respiratória mais rápida que o normal para a idade.
III- Dispneico é um termo que se refere à dificuldade de respirar.
IV- A Taquipneia é um termo que se refere à frequência respiratória mais lenta que o normal para a idade.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Afirmações I e III.
	Respostas:
	a. 
Afirmações I e III.
	
	b. 
Afirmações I, II e IV.
	
	c. 
Afirmações III e IV.
	
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	
	e. 
Todas as afirmações estão erradas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: A
Comentário: Em relação à frequência respiratória, taquipneia corresponde à respiração rápida e superficial e bradipneia à respiração lenta e superficial.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A contração cardíaca faz com que o sangue crie uma onda de pressão conhecida como “Pulso”, é uma sensação palpitante, que pode ser palpada sobre uma artéria periférica ou auscultada sobre o ápice do coração.
Correlacione os Pulsos descritos com seu local de verificação e a seguir assine a sequência correta.
	1- Carotídeo
	(     )
	Antebraço, no punho.
	2- Braquial
	(     )
	Atrás do joelho em uma fossa.
	3- Radial
	(     )
	Margem medial do músculo esternocleidomastoideo lateral à traqueia.
4- Poplítea
	(     )
	Membro inferior, próximo ao maléolo.
	5- Tibial
	(     )
	Próximo à fossa antecubital, na fenda entre os músculos bíceps e tríceps.
A sequência correta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
3, 4, 1, 5, 2.
	Respostas:
	a. 
2, 1, 4, 3, 5.
	
	b. 
1, 5, 2, 4, 3.
	
	c. 
5, 3, 4, 2, 1.
	
	d. 
4, 2, 1, 3, 5.
	
	e. 
3, 4, 1, 5, 2.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: E
Comentário: Para a verificação do pulso, com a devida observação do número e das características dos batimentos cardíacos refletidos nas artérias, devemos utilizar as popas dos dedos indicador e médio para proceder a palpação de uma artéria, em geral a artéria radial, para, durante um minuto, realizarmos as observações pertinentes. Além da verificação do pulso radial, podemos verificar também o pulso braquial, femoral, carotídeo, pedioso, tibial posterior e poplíteo, em que temos que conhecer anatomicamente suas localizações para uma avaliação precisa.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	No exame físico de J.P, sexo feminino, 31 anos de idade, verificaram os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 36 ºC; respiração irregular, superficial com 26 incursões por minuto; pulso radial de 68 batimentos por minuto; pressão sistólica de 115 mmHg e pressão diastólica de 75 mmHg. Nesse caso, o enfermeiro identifica que a cliente apresenta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Padrão respiratório de Biot.
	Respostas:
	a. 
Pressão arterial limítrofe.
	
	b. 
Padrão respiratório de Biot.
	
	c. 
Bradicardia.
	
	d. 
Taquipneia.
	
	e. 
Hipotermia.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Entre os fatores de risco para mortalidade, hipertensão arterial explica 40% das mortes por acidente vascular cerebral e 25% daquelas por doença coronariana. A mortalidade por doença cardiovascular aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial. Considerando a importância da verificação adequada da pressão arterial, analise as afirmações e assinale a sua resposta:
I- A pressão arterial refere-se à pressão que o sangue venoso exerce na parede das veias.
II- O débito cardíaco, o volume sanguíneo e a resistência vascular periférica influenciam diretamente os valores da pressão arterial.
III- Uma pessoa que apresenta pressão arterial de 139x89 mmHg está com Hipertensão Estágio 1.
IV- Após a realização de exercícios físicos, devido ao aumento do débito cardíaco, observamos elevação da pressão arterial.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	b. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	
	c. 
Apenas a alternativa III está incorreta.
	
	d. 
Apenas a alternativa II está correta.
	
	e. 
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: E
Comentário: Pressão arterial refere-se à pressão que o sangue arterial exerce. O valor de 139x89 mmHg é classificado como Pré-Hipertensão.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para que os dados da pessoa que está sendo avaliada sejam obtidos adequadamente, os envolvidos devem estar em posições apropriadas para o exame. Em relação aos tipos de posições de pacientes no leito e suas indicações, relacione as colunas e, após, assinale a alternativa CORRETA:
1- Decúbito dorsal horizontal
2- Posição de Fowler
3- Posição de Sims
4- Posição de Trendelemburg
5- Posição de Litotomia
(  ) Indicada em prevenção e tratamento de choque, em clientes pós-operatório e varizes e casos de secreção pulmonar ou gástrica (para facilitar a saída dos mesmos).
( ) É indicada para descanso, conforto do cliente, para alimentação e facilita a respiração.
(  ) É usada para exame bimanual nas regiões da cabeça, tórax, mamas, abdômen, extremidades e reflexos.
(  ) É uma variação da posição ginecológica, indicada para cirurgias e exames da vagina, bexiga e períneo.
(  ) É indicada para exames retais e vaginais, colocação de supositórios e lavagens intestinais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
4 – 2 – 1 – 5 – 3
	Respostas:
	a. 
3 – 5 – 1 – 2 – 4
	
	b. 
4 – 2 – 1 – 5 – 3
	
	c. 
2 – 4 – 1 – 3 – 5
	
	d. 
1 – 2 – 5 – 4 – 3
	
	e. 
4 – 1 – 2 – 5 – 3
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: B
Comentário: Para que os dados da pessoa que está sendo avaliada sejam obtidos adequadamente, os envolvidos devem estar em posições apropriadas para o exame, portanto torna-se importantíssimo conhecer as posições e os propósitos de cada uma delas.
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A verificação da pressão arterial é uma das atividades feitas rotineiramente pela equipe de enfermagem e deve ser feita com rigor técnico para que seu valor seja fidedigno. Para isso, deve-se:
I. Pedir ao paciente para ficar sentado, com o braço apoiado e à altura do coração.
II. Medir assim que o paciente entrar na Unidade, não havendo necessidade de repouso.
III. Perguntar ao paciente se fumou ou se tomou café, se sim esperar por 30 minutos.
IV. Apalpar o pulso braquial e inflar o manguito até 90 mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido para estimar a pressão sistólica.
V. Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas as alternativas II e IV estão incorretas.
	Respostas:
	a. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	b. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	
	c. 
Apenas a alternativa IV está incorreta.
	
	d. 
Apenas a alternativa II está correta.
	
	e. 
Apenas as alternativas II e IV estão incorretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: Para verificação da PA, devemos seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, conforme a 7ª Diretriz de Hipertensão, publicada em 2016 em que, ao estimar o nível da pressão sistólica pela palpação do pulso radial (observar com que pressão de insuflação do manguito o pulso radial cessa), palpar a artéria braquial na fossa cubital e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva e inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da pressão sistólica obtido pela palpação do pulso radial. Explicar o procedimento ao paciente, orientar que não fale e deixar que descanse 5 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Acerca da verificação da pressão arterial e dos cuidados de enfermagem, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A pressão arterial média independe de idade, atividade física ou emoções.
	Respostas:
	a. 
A pressão de pulso é a diferença entre as pressões sistólica e diastólica.
	
	b. 
A pressão arterial média independe de idade, atividade física ou emoções.
	
	c. 
O hiato auscultatório é o aparecimento do primeiro som de Korotkoff (bulhas cardíacas).
	
	d. 
A palpação da artéria braquial ou radial é dispensável no caso de verificação de rotina.
	
	e. 
A pressão diastólica é a pressão máxima sentida na artéria durante a contração cardíaca.
	
	
	
Terça-feira, 23 de Março de 2021 12h11min24s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando