Buscar

AD1Politicas Publicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de
Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
UFRRJ/CEDERJ
LICENCIATURA EM TURISMO
PRIMEIRA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – 2018.2
DISCIPLINA: Políticas Públicas em Educação
COORDENAÇÃO: PROF. Rafael Bastos
Nome:Fernanda Helena
Matrícula: 16115100063
Polo: Angra dos Reis
Em linhas gerais, Bobbio (1998) descreve a política como o ato de poder, no qual há prevalência da vontade de um indivíduo contra a vontade de outros sujeitos. Nessa perspectiva ele apresenta algumas tipologias de poder, a saber: o poder econômico, ideológico e político.
QUESTÃO
Com base no texto, defina cada tipologia apontada e dê exemplos contemporâneos sobre a prevalência de poderes dominantes em cada uma delas.
Poder econômico é o que se vale da posse de certos bens, necessários e considerados como tais: "numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter um certo comportamento, consistente e sobretudo na realização de certo tipo de trabalho". Estes são os donos dos meios de produção, que têm a posse da terra e das indústrias e têm a empresa em seu nome. O trabalhador só tem a sua força de trabalho que em troca recebe um salário mínimo.
Poder ideológico se baseia na idéias formuladas pelo poder dominante. Tais idéias são expressas em certas circunstâncias, "por uma pessoa investida de autoridade e difundida mediante certos processos, exercem sobre a conduta dos associados". Os formadores de idéias têm a função de consenso, isto é, de criar idéias que mantenham as estruturas intactas, preservando a classe dominante. A família, as religiões, a escola, os meios de comunicação sociais e o direito são o que sustenta o sistema.
Poder político tem a estrutura administrativa a seu favor. Quem detém o poder econômico e o poder ideológico tem, conseqüentemente, o poder político. O poder político usa muitas vezes de instrumentos mediante os quais exerce a força física. É o poder que se utiliza da força, empregando as mais diferentes formas de violência, para garantir a permanência dos privilégios de determinado grupo. Todas as três formas de poder se fundamentam e mantêm uma sociedade de desiguais. Isso significa: "dividida em ricos e pobres, em sábios e ignorantes, em fortes e fracos, 
em superiores e inferiores"

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais