A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AVALIAÇÃO 04 - respostas

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando acontece de haver várias variáveis quantitativas em uma determinada amostra de dados, é comum a realização da análise da (possível) relação entre essas variáveis por meio do cálculo de suas correlações. Neste caso, o cálculo de suas correlações sempre é feito de duas em duas variáveis. Comumente, também se apresenta a correlação de cada variável com ela mesma, o  que sempre resulta em uma correlação perfeita, igual a 1.
 
A tabela adiante mostra o resultado do cálculo das correlações entre 5 variáveis quantitativas de uma determinada amostra.
 
	 
	x1
	x2
	x3
	x4
	x5
	x1
	1,00
	- 0,85
	- 0,78
	- 0,87
	0,42
	x2
	- 0,85
	1,00
	0,79
	0,89
	- 0,43
	x3
	- 0,78
	0,79
	1,00
	0,66
	- 0,71
	x4
	- 0,87
	0,89
	0,66
	1,00
	- 0,17
	x5
	0,42
	- 0,43
	- 0,71
	- 0,17
	1,00
 
Quadro: Correlações cruzadas entre as variáveis quantitativas x1, x2, x3, x4 e x5
Fonte: Elaborado pelo autor.
 
Com respeito a essa tabela de correlações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Os valores 1,00 apenas indicam a correlação perfeita que existe entre uma variável e ela mesma, uma informação de pouco valor prático.
II. ( ) A maior correlação positiva é aquela entre as variáveis x2 e x4, no valor de 0,89, que indica uma forte associação entre essas duas variáveis, e que uma aumenta com um aumento da outra.
III. ( ) A maior (em valor absoluto) correlação negativa é aquela entre as variáveis x1 e x4, no valor de - 0,87, que indica uma forte associação entre essas duas variáveis, e que uma diminui quanto a outra aumenta.
IV. ( ) A menor (em valor absoluto) correlação negativa é aquela entre as variáveis x4 e x5, no valor de - 0,17, que indica uma fraca associação entre essas duas variáveis, e que uma diminui quando a outra aumenta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Os valores 1,00 apenas indicam a correlação perfeita que existe entre uma variável e ela mesma. A maior correlação positiva é aquela entre as variáveis x2 e x4, indicando uma forte associação entre essas duas variáveis, e que uma aumenta com um aumento da outra. A maior (em valor absoluto) correlação negativa é aquela entre as variáveis x1 e x4, indicando uma forte associação entre essas duas variáveis, e que uma diminui quanto a outra aumenta. A menor (em valor absoluto) correlação negativa é aquela entre as variáveis x4 e x5, indicando uma fraca associação entre essas duas variáveis, e que uma diminui quando a outra aumenta.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em uma análise de agrupamento examinamos os dados observados (as linhas da tabela com os dados) e procuramos identificar, através de algum critério de similaridade, aquelas que estão mais próximas entre si, e formamos grupos com essas observações similares. Quando são apenas 2 variáveis e poucas observações (tamanho da amostra pequeno), por exemplo 10, podemos tentar fazer o agrupamento visualmente.
 
Analise a figura adiante e assinale a alternativa que indica a menor quantidade de grupos que você naturalmente formaria para este caso:
  
Figura - Massa corporal (kg) versus comprimento (m) dos animais
Fonte: Elaborada pelo autor
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Dois grupos, um com 6 indivíduos e outro com 4 indivíduos.
	Resposta Correta:
	 
Dois grupos, um com 6 indivíduos e outro com 4 indivíduos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. A questão solicita a alternativa com o menor número de grupos que você naturalmente formaria. Há três alternativas com dois grupos, porém aquela que parece ser a mais natural é a que agrupa 6 indivíduos do lado esquerdo do gráfico e 4 indivíduos do lado direito, pois as outras alternativas com dois grupos não são tão naturais quanto essa opção.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na estatística ou, genericamente, na análise de dados, muito frequentemente analisamos dados ditos retangulares ou estruturados, onde as variáveis - quantitativas ou qualitativas - são dispostas nas colunas e as observações na linhas de uma tabela. Em algumas situações é vantajoso se fazer a padronização das variáveis quantitativas.
 
Assinale a alternativa correta relativamente ao assunto de padronização de variáveis quantitativas na estatística:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Na padronização, se subtrai de cada variável sua média, e depois se divide o resultado pelo seu desvio padrão.
	Resposta Correta:
	 
Na padronização, se subtrai de cada variável sua média, e depois se divide o resultado pelo seu desvio padrão.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. Na estatística, assim como nas suas ciências correlatas, como a ciência dos dados e a mineração de dados, a padronização de uma variável quantitativa é feita subtraindo-se dessa variável a sua média e depois dividindo-se o resultado pelo seu desvio padrão.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando os dados se referem a múltiplas variáveis quantitativas, é possível calcular a correlação entre pares dessas variáveis, duas a duas. No software estatístico R, isto pode ser feito com a função cor(). Adiante apresentamos um output típico da função cor() quando aplicada ao cálculo da correlação entre quatro variáveis quantitativas de um determinado conjunto de dados.
	 
	Murder
	Assault
	UrbanPop
	Rape
	Murder 
	1.00
	0.80
	0.07
	0.56
	Assault
	0.80
	1.00
	0.26
	0.67
	UrbanPop  
	0.07
	0.26
	1.00
	0.41
	Rape     
	0.56
	0.67
	0.41
	1.00
                                  
A respeito deste output típico da função cor() do software estatístico R, para o cálculo da correlação entre múltiplas variáveis quantitativas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Todas correlações são positivas, o que indica que, para todas variáveis quantitativas dessa amostra, quando uma aumenta, a outra também aumenta.
II. ( ) Uma correlação igual a 1 entre uma variável e ela mesma apenas indica uma correlação perfeita dela com ela mesma.
III. ( ) A maior correlação positiva entre essas variáveis é aquela entre Murder e Assault, cujo valor é de 0,80.
IV. ( ) A segunda maior correlação positiva entre essas variáveis é aquela entre Rape e Assault, cujo valor é de 0,67 e não de 0,56.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Todas correlações são positivas, indicando que, para todas variáveis quantitativas dessa amostra, quando uma aumenta, a outra também aumenta. Uma correlação igual a 1 entre uma variável e ela mesma apenas indica uma correlação perfeita dela com ela mesma. A maior correlação positiva entre essas variáveis é aquela entre Murder e Assault, cujo valor é de 0,80. E, finalmente, a segunda maior correlação positiva entre essas variáveis é aquela entre Rape e Assault, mas o valor  é 0,67 e não 0,56, que se refere à correlação entre as variáveis Murder e Rape.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	O texto em referência apresenta como exemplo de agrupamento uma companhia de vendas online que deseja agrupar seus clientes com base em suas características comuns (renda, idade, número de filhos, estado civil, grau de educação, etc.). Com o resultado do agrupamento, eles definirão campanhas de marketing e de divulgação específicas para cada um dos diferentes grupos que vierem a ser definidos.
 
DUHAM, Margareth H. Data mining : introductory and advanced topics. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, 2003, p.125.
A respeito das fontes que originaram os contos de fadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Algoritmos de agrupamento só conseguem lidar com variáveis quantitativas. Sendo assim, parte das variáveis disponíveis para esse caso são irrelevantes.
II. ( ) Algoritmos de agrupamento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.