Buscar

FUNDAMENTOS DA GESTÃO INTEGRADA E COMUNITÁRIA-AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA GESTÃO INTEGRADA E COMUNITÁRIA - AULA 6
Para que possamos dizer que existe mobilização social de fato, é preciso que pessoas, comunidades ou sociedades se aglutinem para decidir e agir em direção a um ____________. Objetivo comum.
Durante uma reunião no Bairro Pinga Fogo membros da associação de moradores tentaram obrigar todos a participar de uma mobilização. Diante de uma democracia podemos afirmar que: Ninguém pode ser obrigado a participar.
CONSIDERANDO NOSSA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA PODEMOS AFIRMAR QUE ALGUNS FATORES CONTRIBUÍRAM PARAA CONSOLIDAÇÃO DE UMA CULTURA DA NÃO PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS PROCESSOS DECISÓRIOS. "SE APARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA É IMPORTANTE PARA AS QUESTÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA, NEM SEMPRE É SIMPLESMOBILIZAR A SOCIEDADE". DIANTE DO EXPOSTO PODEMOS AFIRMAR QUE SOCIEDADE DEVE ESTAR ATENTA PARASENSIBILIZAR OS AGENTES POLÍTICOS NO QUE SE REFERE À SEGURANÇA PÚBLICA. EM QUAIS NÍVEIS DAADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESSES AGENTES POLÍTICOS DEVEM SER SENSIBILIZADOS? Federal, Estadual e Municipal.
Segundo o verbete do Dicionário de Ciências Sociais (1987:771), "a mobilização social comporta a incorporação de indivíduos, grupos ou classes sociais a um _________________". Movimento social.
Para promover a mobilização podem ser utilizadas que estruturas? Rede Social
Quanto definição das redes e sua dinâmica podemos aplicar as alternativas abaixo, exceto: Atende somente aos interesses individuais.
São organismos criados pelo poder público para negociar demandas dos movimentos populares com a crescente mobilização das populações, sobretudo, mas não somente, as residentes em bairros de periferia".
O texto acima refere se aos ____________________. Conselhos Comunitários
Se a participação comunitária é importante para as questões de Segurança Pública, nem sempre é simples mobilizar a sociedade". A sociedade tem que estar atenta para sensibilizar os agentes políticos em quais níveis? Agentes políticos Federais, Estaduais e Municipais.
É preciso considerar algumas variáveis quando se trata da autonomia das organizações em relação à polícia e à política. São elas: I - Características socioeconômicas locais. II - Grau de dependência das organizações comunitárias em relação aos recursos policiais. III - Estruturas hierárquicas. Apenas as assertivas I e II estão corretas
É preciso considerar algumas variáveis quando se trata da autonomia das organizações em relação à polícia e à política. São elas: I - Características socioeconômicas locais. II - Grau de dependência das organizações comunitárias em relação aos recursos policiais. III - Estruturas interpessoais. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta: Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Os aspectos mais significativos, no que diz respeito ao desenvolvimento das redes, são aqueles relativos aos níveis de organização. Dos níveis apresentados abaixo qual é a exceção? Pancontinental
De acordo com o "Guia para a Prevenção do Crime da Violência" da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o resultado da dinâmica do enclausuramento provocado e da fragmentação atrelados ao medo do crime pode ser dimensionado em três efeitos importantes para a segurança pública e para as relações comunitárias: I – A comunidade perde poder. II - Quanto menos vigilância, mais crimes. III - Desvalorização imobiliária e perda de oportunidades. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta: Todas as assertivas estão corretas.
Sabemos que cabe ao Estado capacitar as forças de segurança para que a lei seja cumprida. Diante dessa afirmativa podemos inferir que: É dever dos cidadãos colaborar de forma ativa com as forças de segurança pública para torná-las mais eficientes.
De acordo com Teixeira, tal como conhecemos hoje, os Conselhos Comunitários surgem a partir do final da década de1970, no Brasil, como organismos criados para: negociar demandas dos movimentos populares com a crescente mobilização das populações, sobretudo, mas não somente, as residentes em bairros de periferia.

Outros materiais