Buscar

Adm de Cargos e Salários (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Adm de Cargos e Salários
PIM 24/02/21
Equipes: enviar por e-mail dioceniofacima@gmail.com – 4,5 ou 6.
Primeira entrega: 31/03/21 - 30%
Correção: 07/04/21
Segunda entrega: 19/05/21 - 30%
Correção: 26/05/21
Entrega final:16/06/21
Tema
Próxima Aula:
O vôo do rato
Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da Segunda Guerra, mas que ainda tinha condições de voar...
Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento.
Era um rato que roía uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas.
O vôo do rato
Preocupado, pensou em retornar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.
Então voou cada vez mais e mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem, conseguindo, assim, fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo que era seu grande sonho...
MORAL DA HISTÓRIA
Se alguém te ameaçar, voe cada vez mais alto...
Se alguém te criticar, voe cada vez mais alto...
Se alguém tentar te destruir por inveja e fofocas, e por fim, se alguém te cometer alguma injustiça, voe cada vez mais alto...
Sabe por quê?
Os ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos "ratos“: não resistem às grandes alturas.
Plano de Ensino (ementa)
PIM
Segunda aula definiremos:
1 - Datas dos pré-projetos;
2 - Temas do trabalho;
3 - Composição das equipes.
4 - Prazo final da entrega do projeto.
5 - Os dias de revisão do projeto.
6 - E a apresentação.
Sumário
Administração;
Organograma;
Cargos;
Salários;
Recompensas organizacionais.
Administração
Administração
A administração é o ELO entre , recursos e objetivos, tornando-se assim fator indispensável em nosso dias. Área do conhecimento humano está repleta de desafios e oportunidades. Nascemos, crescemos, aprendemos, vivemos, trabalhamos, nos divertimos e morremos dentro das organizações.
Administração
Habilidades + Competências
Organograma
É um gráfico que representa a unidade estrutural de uma organização.
Mostra a disposição das unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles.
No organograma podemos enxergar de forma mais pratica e definida os diversos níveis hierárquicos dentro de uma empresa. 
 Significado dos componentes de um Organograma
Organograma vertical
Autoridade em linha
Cargo
Cargo
Ocupação oficial.
Função que se exerce numa organização pública ou particular: ministro da fazenda renuncia ao cargo; o cargo de diretor não foi preenchido.
Obrigação ou responsabilidade assumida ou imposta a alguém: a segurança está a cargo do governo.
O que passou a ser um compromisso ou dever de alguém.
Cargo segundo a CLT
O terceiro artigo da Consolidação das Leis do Trabalho, assinada em 1º de maio de 1943, afirma que toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário, é um funcionário CLT.
Conceitos de “cargo público” e de “função pública”
Cargo público: é o lugar dentro da organização funcional da Administração Direta e de suas autarquias e fundações públicas que, ocupado por servidor público, tem funções específicas e remuneração fixadas em lei ou diploma a ela equivalente.
Conceitos de “cargo público” e de “função pública”
Função pública: é a atividade em si mesma, ou seja, função é sinônimo de atribuição e corresponde às inúmeras tarefas que constituem o objeto dos serviços prestados pelos servidores públicos. Nesse sentido, fala-se em função de apoio, função de direção, função técnica. O sistema funcional, contudo, admite uma situação anômala denominada função gratificada, pela qual o servidor sem vínculo permanente percebe remuneração pelo desempenho da atividade.
Função gratificada
Designação de Cargo em Comissão e Função Gratificada. É a vantagem acessória ao vencimento do servidor, atribuída pelo exercício de encargos de chefia, assessoramento, secretariado, e outros conforme ato oficial determinar.
Coronel Wellington Bittencourt é o novo 
comandante da PM-AL.
Cargo e Profissão são a mesma coisa??
Resposta!
Por definição, PROFISSÃO é o nome do trabalho que a pessoa se preparou para desempenhar, seja ele em uma escola técnica ou em uma faculdade.  A OCUPAÇÃO é o cargo exercido, ou seja, do que o profissional se ocupa.
O que faz o gestor de RH?
Gestor de RH
O gestor de Recursos Humanos é um profissional valorizado e requisitado pelo mercado. Isso acontece porque as empresas reconhecem que o capital humano é um de seus bens mais valiosos. Em outras palavras, sem os funcionários certos, a empresa não conseguirá atingir seus objetivos.
Funções que o profissional de Gestão de RH pode assumir
prestar consultoria interna na contratação e gestão de talentos;
dar ênfase à cultura participativa e democrática;
trabalhar a motivação e incentivar a realização pessoal de colaboradores;
criar valor ao cliente interno e externo;
preparar funcionários para ocupar altos cargos no futuro;
planejar carreiras.
Funções que o profissional de Gestão de RH pode assumir
Consultor de recursos humanos;
Gestor de recrutamento e seleção;
Assistente de departamento de pessoal;
Supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras;
Analista de treinamento e capacitação;
Analista de recursos humanos;
Gerente ou diretor de recursos humanos.
Salário
O salario constitui o núcleo das relações de intercambio entre as pessoas.
CLT
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu Art. 76, salário é o valor pago diretamente ao empregado em contrapartida de serviços prestados ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família.
Salário
O salário é uma contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização. Em troca de dinheiro – elemento simbólico e intercambiável - , a pessoa empenha parte de si mesma, de seu esforço e de sua vida, comprometendo-se a uma atividade cotidiana e a um padrão de desempenho na organização. Para as pessoas, o trabalho é considerado como um meio para atingir um objetivo intermediário, que é o salário. Na pratica, o salário constitui a fonte de renda que proporciona o poder aquisitivo de cada pessoa.
Tipos de Salários
Existem três tipos de salários: por unidade de tempo, por resultado e o salário tarefa.
Salário por unidade de tempo
É pago de acordo com o tempo que a pessoa fica á disposição da empresa e a unidade de tempo pode ser dimensionada em horas, semanas, quinzena ou mês. Por essa razão, as pessoas são denominadas horistas ou mensalistas.
Salário por resultado		
Refere-se à quantidade ou número de peças ou obras produzidas pela pessoa. Abrange os sistemas de incentivos (comissões, ou porcentagem) e prêmios de produção (gratificações pela produtividade alcançada ou pelos negócios efetuados).
Salário por tarefa
É uma fusão dos dois tipos anteriores: a pessoa está sujeita a uma jornada de trabalho ao mesmo tempo que o salário é determinado pela quantidade de peças produzidas.
Assim o salário pode ser considerado sob vário aspectos diferentes.
É o pagamento de um resultado;
Constitui uma medida do valor de um individuo na organização.
Coloca a pessoa em uma hierarquia de status dentro da organização.
Define o padrão de vida do colaborador.
Representa um investimento para a organização que produz retorno.
Recompensas Organizacionais
As recompensas pode ser classificadas como: recompensas financeiras e recompensas não-financeiras. As recompensas financeiras podem ser diretas e indiretas
Para refletir antes de dormir!!!
Qual é o papel e a importância das pessoas em uma organização?
Aula 02 – 24/02/21
Sumário
Estrutura da análise de cargos.
Objetivos da descrição e análise de cargos.
Estrutura da analise de cargos
Os primeiros passos são examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar
os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos
Estrutura da analise de cargos
Definições de descrição de cargos
Descrição de cargos é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, reponsabilidades, condições de trabalho e especificações.
Definições de descrição de cargos
Discrição de cargos é uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz e em que condições o cargo é desempenhado. Essa definição é utilizada para definir as especificações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desempenho satisfatório do cargo.
Feita a descrição do cargo!!
O que vem agora?
Descrição de cargos
A descrição de cargos relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos. Essa aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo 
Conceito de descrição de cargos
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargos é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
Conceito de análise de cargos
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita depois da descrição do cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que enquanto a descrição de cargos focaliza no conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz) a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. 
Pesquisar! 
Métodos de Colheita de Dados sobre cargos.
Enviar para: dioceniofacima@gmail.com
Até a próxima aula dia 02/03/21. até às 19:10 h
Titulo do trabalho e nome do aluno completo e turma.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais