Buscar

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ESCRITA Aula 1 ao 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ESCRITA Aula 1 ao 10
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NA ESCRITA TÉCNICO- P...
1a unidade
		1.
		Ocorre metáfora quando um termo substitui outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo não está expresso, mas subentendido. Há um exemplo de metáfora na seguinte opção:
	
	
	Seus cabelos de neve impunham respeito aos\netos.
	
		2.
		No seu fazer diário, o assistente social deve estar atento à correção, clareza e coerência das ideias, tanto na redação de um texto quanto na explicação e/ou apresentação de seus pontos de vista aos usuários de seus serviços. O processo de comunicação implica em compreensão da mensagem entre interlocutores. Para que este processo seja real, completo é necessário que :
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	o assunto tratado faça parte do universo de conhecimento dos interlocutores.
	
		3.
		Ocorre metonímia quando há substituição de uma palavra por outra, havendo entre ambas algum grau de semelhança, relação, proximidade de sentido ou implicação mútua. Um exemplo de metonímia ocorre na seguinte oração:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A nação passa por um momento glorioso esta semana.
	
	
	
	
		4.
		Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. Pode ocorrer uma relação de causa e efeito. Assinale a única alternativa que atenda a definição do enunciado.
	
	
	
	Os leitores de Machado de Assis são inúmeros.
	
		5.
		Nas alternativas abaixo há frases, respectivamente, no sentido denotativo e conotativo, exceto:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Felipe é um monstro. Felipe possui um monstro de inteligência.
	
		6.
		Assinale a alternativa em que há expresso o sentido denotativo:
	
	
	
	Já li esta página do livro.
	
		7.
		Signo, que em latim significa sinal, é um substitutivo de uma realidade. Uma realidade, para ser comunicada, pode ser substituída por desenho, pintura, gestos, sons de um falante ou letras de um escritor. Portanto, constituem signos por substituírem uma realidade. A realidade substituída pelo signo tem o nome de referente. O signo, substitutivo de um referente, tem duas faces que não se separaram. Quais são?
	
	
	
	Significado e Significante.
	
		8.
		"Tamos aí ! Na crista da onda, depois de anos de trabalho duro. Tamos aí: um coral pra frente e sério paca. É o fino em matéria de música, da popular e da erudita." O trecho acima é o início de um e-mail escrito por um adolescente. Embora escrito, ele nos apresenta :
	
	
	
	marcas da oralidade.
COESÃO TEXTUAL, REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA TEX...
2a unidade
		1.
		"Depois de receber uma preocupante informação sobre seu cachorro e ser indagado sobre o que pretende fazer a respeito, Charlie Brown, sem saber o que dizer, dá uma resposta absurda: - "Não estou ouvindo... está muito escuro lá fora!" Considerando o texto citado, o que se percebe-se que está faltando a ele ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Coerência textual.
	
	
	 
		
	
		2.
		Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. As ideias nele expostas não podem ser contraditórias, quebrando a lógica do texto. Um exemplo de incoerência, aparece na seguinte opção:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Lia, diariamente, as notícias sobre meio-ambiente, mas não concordava com a coleta diária de lixo na cidade.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Significado que uma palavra ou expressão adquire em contato com outras expressões no texto (oral ou escrito) e que é diferente do seu sentido literal . Esse esta definição se refere a:
	
	
	conotação
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A coerência textual está ligada à capacidade de se estabelecer um sentido para o texto através da interligação das ideias de forma clara e lógica. Abaixo temos alguns fatores que contribuem para dar sentido do texto, ou seja, estabelecer a coerência. Assinale a opção que NÃO se aplica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Enunciados do texto contraditórios.
	
	
	 
		
	
		5.
		"constatamos que, no Brasil, existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades, embora as cidades se encontrem despraparadas para absorver esses migrantes." De acordo com o texto citado, a ideia que aparece na oração "embora as cidades se encontem despreparadas" é a seguinte:
	
	
	concessão.
	
	
	 
		
	
		6.
		Em pronunciamento na televisão, o presidente diz que não teme injustos : - "Faço um especial apelo ee um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que os senhores agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães." ( Jornal O Globo ) No texto citado, na expressão "os senhores", que substitui "àqueles homens", foi utilizada que tipo de coesão ?
	
	
	lexical.
	
	
	
	
	
	
	
Explicação:
 Coesão lexical: ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Analise a definição a seguir : "Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequencia. A incoerência aparece quando esses sentidos não combinam ou são contraditórios". Esta definição é adequada para:
	
	
	
	
	
	
	Coerência Semântica.
	
	
	 
		
	
		8.
		"Elas se foram... É com pesar que, na edição passada, nos despedimos delas. As capas de revistas sem manchete não existem mais," No trecho citado há um exemplo de um processo de referenciação chamado :
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	catáfora.
PRODUÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS: INTRODUÇÃO À PR...
3a unidade
		1.
		O tipo de texto em que se expõem opiniões, pontos de vista, fuindamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa vivência, leituras e posturas é chamado de :
	
	
	
	
	
	
	dissertativo
	
	
	 
		
	
		2.
		Marque a opção que melhor completa a ideia do parágrafo abaixo:
A descrição requer observação cuidadosa, para tornar o que vai ser descrito um modelo inconfundível. Não se trata de enumerar uma série de elementos, mas de captar os traços capazes de transmitir uma
	
	
	impressão autêntica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Cartão Família Carioca foi criado, em 2011, pelo prefeito do Rio de Janeiro para auxiliar as famílias que já recebiam a Bolsa Família do governo federal. O objetivo do fornecimento do cartão é verificar o aproveitamento e a frequência dos alunos nas escolas municipais. Nem todos concordam com esse tipo de procedimento, pois pode parecer assistencialismo eleitoreiro. De que tipo de texto o trecho citado é em exemplo ?
	
	
	Injuntivo
	
	
	
	
	
	
	
Explicação:
O  texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		"A poucos metros da agência do banco, o relógio marca !5:45. Há quinze minutos a porta foi trancada e os últimos clientes sacam dinheiro na boca do caixa, pois os caixas eletrônicos estavam desligados. Era véspera de um feriado. Do lado de fora, Leandro tenta entrar, repetindo o velho bordão brasileiro: "-Não dá para dar um jeitinho?" O texto citado é do tipo narrativo porque apresenta as seguintes características da narração:
	
	
	É a modalidade de redação na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens.
	
	
	 
		
	
		5.
		Na narração existem várias técnicas que permitem captar a atenção do leitor, como:
1 - Escrever parágrafos curtos e sem muitos pormenores.
2 - Juntar apenas o que é significativo.
3 - Ter presente o objetivo
da narração.
Percebemos então que as três técnicas são
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	totalmente corretas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O texto é como uma ponte no espaço-tempo: um registro de enunciados produzidos num ponto do espaço e do tempo, que podem ser recebidos num ponto diferente do espaço e do tempo. Para construir essas pontes que chamamos textos, as culturas humanas inventaram técnicas de representação da linguagem, e técnicas de registro e transmissão dessa representação. Maria Clara Paixão de Sousa. Conceito material de ¿texto digital¿: um ensaio. Revista Texto Digital, ano 5, n.2, 2009. Lendo essa explanação, responda à questão: Qual a tipologia textual mais adequada para classificar o seguinte trecho: ¿Meus cabelos eram muito bonitos, dum negro quente, acastanhado nos reflexos. Caíam pelos meus ombros em cachos gordos, com ritmos pesados de molas de espiral.¿ (Mário de Andrade, Tempo da Camisolinha)
	
	
	Descrição
	
	
	 
		
	
		7.
		"Era um menino. Nem bonito nem feio; tem boca, orelhas, sexo e nariz no seu devido lugar, cinco dedos em cada mão e em cada pé. Realizou a temeridade de nascer e saiu-se bem da empreitada(...)" Fernando Sabino). O trecho acima é um exemplo de que tipo de texto ?
	
	
	Narrativo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a opção que melhor completa a ideia do parágrafo abaixo:
Descrever é mais que apontar, é mais que fotografar. Impõe-se, por isso, o uso de palavras específicas,
	
	
	exatas.
CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO DOS DOCUMENTOS: ATA ...
4a unidade
		1.
		Escolha abaixo, a questão mais apropriada para definir o documento Ata no Serviço Social:
	
	
	Registrar as ocorrências de uma reunião de pessoas.
	
		2.
		O documento que é um registro pormenorizada do que se passou em uma reunião, assembleia ou convenção é denominado de
	
	
	ata
	
Explicação:
A ata é um documento essencial para o registro das comunicações feitas em uma reunião, uma assembleia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marque a opção que melhor completa a ideia do parágrafo abaixo:
Quando notamos o erro após a redação de toda a ata, recorremos à expressão
	
	
	em tempo.
	
	
	 
		
	
		4.
		Que opção corresponde à seguinte definição de um dos documentos utilizados pelos assistentes sociais : "É o registro de todo o processo de uma reunião, das discussões realizadas, das opiniões emitidas e da forma como o grpo chegou a elas" ?
	
	
	Ata
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia o parágrafo:
Uma de suas particularidades é que a ata deve ser assinada em alguns casos pelos participantes da reunião (conforme estatuto da empresa), e pelo presidente ou secretário, sempre. Para sua lavratura, devem ser observadas as seguintes normas:
1  Deve ser lavrada de tal modo que impossibilite a introdução de modificações.
2   Sintetizar de maneira clara e precisa as ocorrências verificadas.
3  O texto será digitado, datilografado ou manuscrito, mas sem rasuras.
Percebemos então que as três normas são
	
	
	totalmente corretas.
	
		6.
		São alguns elementos constitutivos básicos de uma ata:
1  Dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso)
2  Declaração do presidente e secretário.
3  Ordem do dia.
4  Fecho
Percebemos então que os quatro elementos são
	
	
	
	
	
	
	totalmente corretos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A ata é um dos documentos utilizados pelos assistentes sociais para registro de todos os procedimentos de uma reunião. Para que ela seja aprovada é necessário que
	
	
	seja lida e assinada por todos os participantes para ciência.
	
	
	 
		
	
		8.
		Marque a opção que melhor completa a ideia do parágrafo abaixo:
Conceitualmente, define-se ata como um registro em que se relata o que se passou numa reunião, assembleia ou convenção. Daí as várias espécies: ata de assembleia geral extraordinária, de assembleia geral ordinária, ata de condomínio. É, portanto, um relatório
	
	
	pormenorizado de tudo o que se passou em uma reunião.
REGRAS GRAMATICAIS BÁSICAS. VÍCIOS DE LINGUAG...
5a unidade
	
	 
		
	
		1.
		Analisando o exemplo abaixo, verificamos que há necessidade de completá-lo para que faça sentido. Para tanto, temos que usar os seguintes termos : "Embora fizesse o possível, ficava cada vez _________ atrasado. Todos sabiam que era um hábito, ______ ninguém fazia comentários. Ao chegar, a explicação foi : - Tentei encurtar o caminho, ________ não consegui."
	
	
	
	mais - mas - mas
	
		2.
		Analisando o exemplo abaixo, verificamos que há necessidade de completá-lo para que faça sentido. Para tanto, temos que usar os seguintes termos : " Estou _______ duas horas tentando observar ________ casa que fica ________ duas quadras daqui."
	
	
	há - a - a
	
		3.
		Analisando o exemplo abaixo, verificamos que há necessidade de completá-lo para que faça sentido. Para tanto, temos que usar os seguintes termos : "Desconhecemos o __________ da indecisão das pessoas sobre aonde ir nas férias. ____________ demoram tanto na escolha do local? Talvez ___________ haja muitas opções interessantes."
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	porquê - por que - porque
	
		4.
		Escolha a forma adequada para preencher as lacunas. O ________ aluno foi _______ na prova de Estatística, ________ não sabe. Se você o _______, é bom avisá-lo.
	
	
	
	Mau - mal - mas - vir
	
		5.
		O uso de um código fechado , isto é, a utilização de palavras precisas, específicas , contribui para a clareza da linguagem, não deixando margem à ambigüidade, ao duplo sentido. Podemos encontrar o uso da ambigüidade na seguinte opção :
	
	
	
	As notícias sobre a guerra circulavam nas revistas. Elas pareciam não terminar nunca.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Explicação:
	As notícias sobre a guerra circulavam nas revistas. Elas pareciam não terminar nunca.
	No exempo , não se tem certeza e a guerra ou as notícias não pareciam terminar.
	
		6.
		A ambiquidade acontece quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase. A ambiguidade aparece no seguinte exemplo :
	
	
	
	O jogador falou com a secretária que mora perto daqui.
	
		7.
		Analisando o exemplo abaixo, verificamos que há necessidade de completá-lo para que faça sentido. Para tanto, temos que usar os seguintes termos : "Não há divergências entre ela e ________ . Ela disse para _________ tomar o remédio na hora certa, pois para ___________ a tosse não é doença."
	
	
	mim - eu - mim.
	
		8.
		O pleonasmo é a repetição de termos ou de uma idia para fins de clareza ou ênfase. Em qual dos exemplos citados aparece um pleonasmo ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Não se fabricam mais drops embrulhadinhos um a um.
	
Explicação:
O pleonasmo é a repetição de termos para uma melhor explicação. No exemplo, se os drops são balas individuais, não haveria a necessidade da explicação um a um.
CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO DOS DOCUMENTOS: DIÁR...
6a unidade
	 
		
	
		1.
		O diário de campo é um recurso que o profissional lançará mão para registrar sua prática diária. O fenômeno textual imprescindível para fazer esse registro é:
	
	
	Descrição
	
	
	 
		
	
		2.
		Os assistentes sociais utilizam diferentes estratégias para coletar dados que os levem a chegar a conclusões efetivas e a obter resultados positivos para uma tomada de decisões em seu fazer diário. Deste modo, pode-se perceber, de acordo com o texto acima, que a assistência social tem a seguinte característica:
	
	
	um caráter interventivo
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O relatório de encaminhamento é um documento que articula as necessidades do usuário com a oferta de serviços pelos quais pode ser atendido adequadamente. Para que isso aonteça, que procedimento deve ser adotado ?
	
	
	Ele deve ser encaminhado a setores internos e/ou externos.
	 
		
	
		4.
		São passos para elaborar o diário de campo:
	
	
	Registro,
Relato, Avaliação, Análise e Atitude
	
	
	 
		
	
		5.
		O diário de campo é um documento utilizado pelo assistente social na sua ação profissional diária. Para obter dados confiáveis, algumas ações devem ser realizadas, em sequência. São elas:
	
	
	
	
	
	observar - descrever - registrar - elaborar o diário.
	
	
	 
		
	
		6.
		O diário de campo é um documento descritivo que reflete a ação cotidiana do assistente social, onde são registradas observações feitas, entrevistas e conversas informais realizadas. Este documento é importante para a correta avaliação da situação que está sendo estudada pelo seguinte motivo :
	
	
	
	as informações registradas não são esquecidas nem deturpadas.
	
	
	 
		
	
		7.
		O diário de campo se caracteriza por ser:
	
	
	Um registro das observações, dos comentários e das reflexões para uso individual do profissional e/ou do aluno.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Explicação:
 
O diário de campo é um documento onde são registradas as observações feitas relacionadas à situações que estão sendo nalisadas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Tendo em vista o modelo de diário de campo, as informações como ¿Local, data, hora, participantes e duração¿ fazem parte do:
	
	
	Processo descritivo
CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO DOS DOCUMENTOS: RELA...
7a unidade
		1.
		Após a interpretação e análise dos dados coletados pelo assistente social para estudar a situação-problema que se apresenta, o que deve ser levado em consideração em relação aos resultados obtidos ?
	
	
	A separação daqueles que devem ser utilizados e os que devem ser reavaliados.
	
Explicação:
	 
	 
	 
 
O ddos coletados devem ser separados entre os que serão utilizados e aqueles que deverão ser reavaliados para dar consistência e veracidade à interpretação do resultados obtidos.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O laudo é um documento fundamentado no qual os peritos expõem seus estudos sobre o assunto em foco. Por ser um documento específico e detalhado, contém um outro tipo de documento que o complementa. Qual é este documento ?
	
	
	Parecer
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Este tipo de relatório pode ser feito em creches, escolas, abrigos, orfanatos:
	
	
	Relatório Domiciliar.
	 
		
	
		4.
		Dos relatórios não devem , apenas, constar resultados obtidos, mas a descoberta do que estes significam e como foram obtidos. Desse modo, temos duas situações interdependentes em relação aos dados coletados. Estas duas situações são :
	
	
	interpretação e análise
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os relatórios são instrumentos que discorrem sobre um acontecimento relacionado a negócios ou a uma pesquisa de caráter científico. Devem ser redigidos de forma clara, precisa e coerente, com linguagem adequada ao público ao qual se destina. Nos relatórios devem estar presentes :
	
	
	descrição dos fatos; narração das situações observadas e explicação das conclusões .
	
	
	 
		
	
		6.
		É um tipo de documento fundamentado no qual os peritos expõem suas observações:
	
	
	Laudo
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O relatório social apresenta uma questão social informando o objeto do estudo, os sujeitos envolvidos, sua finalidade, procedimenmtos utilizados e um breve histórico da situação. Deste modo, pode-se dizer que o relatório utiliza que tipo de texto ?
	
	
	Descritivo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O relatório e o laudo são documentos parecidos, mas com particularidades entre si. A principal diferença entre eles é
	
	
	
	a abrangência.
CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO DOS DOCUMENTOS: LIVR...
8a unidade
		1.
		As roupas, os acessórios, o tom da voz, o uso do espaço entre o falante e o ouvinte são regras que variam entre as culturas, assim como tocar e olhar diretamente nos olhos do outro. Essa afirmação está relacionada com o seguinte princípio de comunicação não verbal:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A comunicação não verbal reflete valores culturais.
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre a tipologia textual do Relatório Social, podemos dizer que:
	
	
	
	Apresenta elementos descritivos e interpretativos de uma situação ou expressão da questão social.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Que tipo de documento pode ser considerado como uma agenda feita a posteriori, tendo em vista que é usado em locais de grande circulação de profissionais e no qual sçao anotadas atividades, questões pendentes, atendimentos realizados ?
	
	
	Livro de registro
	
		4.
		Qual documento tem como finalidade subsidiar as decisões e ações que tramitam no âmbito da justiça, estabelecendo a verdade dos fatos?
	
	
	Parecer social
	
	
	 
	
	
		5.
		Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta um exemplo de linguagem não-verbal ?
	
	
	Sinal indicativo de não fumar.
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
		6.
		Na redação de documentos, o assistente social deve estar atento a algumas características inerentes a uma boa comunicação. Assim, a linguagem deve ter as seguintes características :
	
	
	ser clara - correta - concisa - adequada.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		¿As roupas, os acessórios, o tom da voz, o uso do espaço entre o falante e o ouvinte são regras que variam entre as culturas, assim como tocar e olhar diretamente nos olhos do outro.¿ Essa afirmação está de acordo com o seguinte princípio:
	
	
	Os comportamentos não verbais interagem com a comunicação verbal.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O contato visual, a entonação, as expressões faciais e a postura corporal são comportamentos não-verbais que auxiliam na atividade laboral do assistente social pelo seguinte motivo:
	
	
	a comunicação não verbal interage com a verbal.
A REDAÇÃO CIENTÍFICA: COMO PRODUZIR CONHECIME...
9a unidade
	
	 
		
	
		1.
		O gênero de texto que se destina a divulgar um trabalho desenvolvido como resultado de uma pesquisa sobre um determinado assunto é
	
	
	
	o artigo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os elementos textuais de um artigo científico são:
	
	
	
	introdução, desenvolvimento e conclusão
	
	
	 
		
	
		3.
		O tipo de resumo que é redigido por especialistas com a análise crítica de um documento é chamado de
	
	
	resenha.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
		4.
		Os documentos relacionados com o contexto do serviço social devem ser cuidadosamente elaborados pois têm como características ; I- incoerência entre os interlocutores; II- legitimidade social; III- funcionalidade comunicativa; IV- contexto temático; V- intencionalidade. Desta forma , é correto afirmar que , entre elas, os itens corretos são :
	
	
	II - III e V.
	
		5.
		Na redação de documentos utilizados pelas assistentes sociais, a linguagem deve ser a mais impessoal possível. Alguns exemplos de uso desta característica aparecem em:
	
	
	Consideramos... - Recomenda-se... - É importante...
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		A intertextualidade acontece quando relacionamos textos, signos,símbolos direta ou indiretamente a outros, por exemplo, a cruz ao catolicismo, um emblema a um clube de futebol. Para que se estabeleça uma relação de intertextualidade é necessário que :
	
	
	haja um conhecimento do conteúdo das mensagens transmitidas entre interlocutores, uma cultura geral.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		É utilizado quando se está falando de um assunto que requer termos de pouco uso ou muito restrito àquela área:
	
	
	Glossário
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos destacar a impessoalidade a clareza e a precisão como algumas das características da linguagem;
	
	
	científica,
	
	
	FORMATAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA: ABNT
10a unidade
		1.
		O uso das normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - faz com que : I - a consulta a fontes seja impessoal II - a circulação de dados de diversas fontes seja facilitada;
III - a publicação de livros seja duplicada; IV - os direitos autorais sejam protegidos; V - a consulta a fontes seja dispensada. Dentre estes é correto afirmar que estão corretos os itens:
	
	
	II - IV - V
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Tipo de documento mais apropriado para ser utilizado em situações de emergência:
	
	
	Relatório Circunstanciado
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a opção que complementa a seguinte afirmação: É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.
	
	
	Resumo
	
		4.
		As normas da ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas Técnicas garantem aos autores de pesquisas, de obras literárias , ou de outros trabalhos, a autoria de suas obras, a proteção de direitos autorais, devido aos detalhes nelas contidos. Assim, uma das mais importantes garantias dadas pelas normas da ABNT,em relação à autoria de obras , refere-se
	
	
	à descoberta de erros caso existam obras com autores homônimos.
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação ao uso das normas de ABNT, é correto afirmar que: I. Garante a veracidade e segurança das informações. II. Protege os direitos autorais de cada autor. III. Facilita a circulação de informações (dados) em diversas fontes de informação (primárias, secundárias ou terciárias). IV. Evita a duplicidade de fontes, permitindo uma padronização.
	
	
	As alternativas I, II, III e IV são verdadeiro.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Explicação:
Em relação ao uso das normas de ABNT, é correto afirmar que: I. Garante a veracidade e segurança das informações. II. Protege os direitos autorais de cada autor. III. Facilita a circulação de informações (dados) em diversas fontes de informação (primárias, secundárias ou terciárias). IV. Evita a duplicidade de fontes, permitindo uma padronização.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Você está fazendo um curso de doutorado e vai apresentar seu trabalho para uma banca que avaliará se a defesa do tema pesquisado merece ser aprovada ou não, após as respostas aos questionamentos dos professores doutores que formam o grupo de avaliadores. Neste caso, o trabalho acadêmico apresentado é um (a )
	
	
	
	
	
	
	tese.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Explicação: O trabalho acadêmica defendido frente a uma banca de doutores é a tese.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - atualiza constantemente as normas técnicas a serem seguidas em diferentes áreas. Um dos seus objetivos é o seguinte:
	
	
	padronizar e uniformizar os trabalhos acadêmicos.
	
	
	 
		
	
		8.
		Em relação aos textos estudados nas aulas, é correto afirmar que: I. Textos técnicos são textos escritos por especialistas da área. II. O texto científico é o tipo de texto produzido nas monografias, teses, resenhas, artigos científicos e devem obrigatoriamente seguir as normas gramaticais. III. Clareza, coesão, coerência, objetividade são exigidos obrigatoriamente para os textos pessoais. IV. Somente textos técnicos devem seguir as Normas da ABNT.
	
	
	Somente I e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando