Buscar

apol história

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de História
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para entendermos a mitologia grega como um todo, precisamos estabelecer certa cronologia, ao menos para entender a formação do mundo grego. Devido a isso, vamos voltar a milhares de anos na história e entrar na mitologia sabendo que: eles tratavam todos os deuses com amor e respeito, todo deus deveria ser amado e temido; a grande maioria dos fenômenos ou acontecimentos eram tratados como um fenômeno divino; a religião na época era a maior fonte de poder do Estado, e isso perdurou por muito tempo, até os tempos do renascimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Maria Carolina Magalhães. A mitologia grega e o ensino de história na ludicidade. Trabalho de conclusão de curso — História, Unijuí, 2014. <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2739/MITOLOGIA%20GREGA%20E%20O%20ENSINO%20DE%20HIST%C3%93RIA%20NA%20LUDICIDADE.pdf?sequence=1>. Acesso em 31 maio 2016.
Na cultura brasileira contemporânea, também há mitos sobre a origem do mundo. De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, podemos dizer que muitas vezes o passado é mítico. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. Os mitos produzidos por gregos e romanos revelam uma consciência histórica próxima daquela que norteia a prática dos historiadores atualmente.
II. Heródoto, um historiador grego da antiguidade, registrava as histórias que ouvia com o máximo de informações possíveis.
III. As histórias registradas por Heródoto eram baseadas em fatos reais vividos pelas pessoas com quem ele convivia.
IV. Heródoto advertia seus leitores que alguns fatos das suas histórias eram mitos.
V. Os historiadores atualmente se valem de Heródoto e consideram importante que os fatos sejam registrados com muitos detalhes, no entanto, não há necessidade de diferenciar o falso do verdadeiro.
Estão corretas as alternativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
Os gregos e romanos produziram obras que revelam uma consciência histórica próxima daquela que norteia a prática dos historiadores atualmente.  O historiador grego Heródoto viajou por vários lugares e tinha a preocupação de deixar tudo registrado por escrito, pois seu objetivo era transmitir o máximo de informações aos seus leitores. Entretanto, muitas histórias tinham caráter fabuloso que entravam em contradição com histórias plausíveis. Por isso, Heródoto advertia seus leitores quanto aos fatos que ele mesmo não considerava verdadeiros. Ele reunia duas características que valem para os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro (livro-base, p. 43,44).
	
	C
	II, IV e V apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, IV e V apenas.
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de História
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Em 313, o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. Oitenta anos mais tarde, a história inverteu-se completamente. Em 391, o cristianismo não só se tornou a religião oficial de Roma, como todas as outras religiões pagãs passaram a ser perseguidas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: MACHADO, Fernanda. Cristianismo: Religião passou de perseguida a oficial no Império Romano. <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/cristianismo-religiao-passou-de-perseguida-a-oficial-no-imperio-romano.htm>. Acesso em 30 jun. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o cristianismo contribuiu decisivamente para o modo como entendemos a História da humanidade. Isso se deve ao fato de se apresentar em uma linha contínua (cujo fato inicial é a criação do mundo e, o final, a vinda do Reino de Deus) e englobar um momento fundamental na História, qual seja:
Nota: 10.0
	
	A
	a ressurreição de Cristo
	
	B
	a morte de Cristo
	
	C
	o surgimento da vida nos planetas
	
	D
	o nascimento de Cristo
Você acertou!
O cristianismo contribuiu decisivamente para o modo como entendemos a História da humanidade. Isso se deve ao fato de apresentar-se numa linha contínua, cujo fato inicial é a criação do mundo, e o final, a vinda do Reino de Deus. E engloba um momento fundamental na História: o nascimento de Cristo (livro-base, p. 46).
	
	E
	a vinda do Messias
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O caráter ‘único’ dos eventos históricos, a necessidade do historiador de misturar relato e explicação fizeram da história um gênero literário, uma arte ao mesmo tempo que uma ciência. Se isso foi válido da Antiguidade até o século XIX, de Tucídides a Michelet, é menos verdadeiro para o século XX. O crescente tecnicismo da ciência histórica tornou mais difícil para o historiador parecer também escritor. Mas existe sempre uma escritura da história”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em:  LE GOFF, Jacques. História e memória. <http://memorial.trt11.jus.br/wp-content/uploads/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>. Acesso em 30 jun. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, relacione as vertentes dos estudos históricos às suas respectivas características: 
1. História Tradicional
2. História Cultural 
(   ) A principal reação contra essa vertente de estudos históricos ocorreu a partir da Escola de Annales.
(    ) Temas antes tidos como não históricos, como boemia, prostituição, leitura, religiosidade popular etc., passaram a ocupar o primeiro plano no trabalho de diversos pesquisadores.
(    ) Nessa vertente dos estudos históricos, os historiadores desenvolvem trabalhos de micro história.
(   )  Estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica.
(  ) Nessa vertente, os historiadores estudam o cotidiano das pessoas que viveram no passado, inclusive pessoas que viveram em pequenos vilarejos.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 2 – 1 – 2
Você acertou!
A História Tradicional estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica. A principal reação contra a História Tradicional ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como Escola de Annales. Temas antes tidos como não históricos, como boemia, prostituição, leitura, religiosidade popular etc., passaram a ocupar o primeiro plano no trabalho de diversos pesquisadores da História Cultural. Nessa vertente dos estudos históricos, os historiadores desenvolvem trabalhos de micro-história. Os historiadores da História Cultural estudam o cotidiano das pessoas que viveram no passado, inclusive pessoas que viveram em pequenos vilarejos (livro-base, p. 51-54).
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	E
	2 – 1 – 1 – 1 – 2

Continue navegando