Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O multiculturalismo canadense é conhecido em todo o mundo. Isso porque o Canadá possui diversas etnias que vivem juntas, e valoriza muito essa variedade de culturas em seu país. Em 2017 o Canadá foi eleito como “o melhor lugar para se conhecer” e parte desse mérito deve-se à sua riquíssima cultura, já que o multiculturalismo canadense reúne mais de 200 etnias em seu território. Podemos conhecer dois pontos positivos e negativos do sistema multiculturalista no Canadá, os dois pontos positivos são a diversidade cultural que proporciona aumento do conhecimento a respeito da cultura e a união do governo com outros órgãos em favor do desenvolvimento das relações raciais, auxiliando e ajudando as pessoas se adaptarem com a diversidade cultural. E os dois pontos negativos se refletem nas discriminações com a cultura de minorias e os imigrantes perdem suas origens fazendo partes da sociedade se tornando canadense. Em Junqueiro-Al estes pontos positivos seriam de grande importância para ampliar o desenvolvimento do conhecimento com outras novas culturas, para que as pessoas aprendam a se adaptarem com a diversidade de culturas, crenças e costumes, assim possa haver mais conscientização ao respeito a multiculturalização e todos compreendam que cada grupo de determinado lugar tem sua cultura diferenciada através das suas raízes.
Analisando o projeto do estado da Bahia educação e multiculturalismo formação para a diversidade, pode-se mencionar que seu objetivo principal é o desenvolvimento e inserimento em projetos escolares e de combater a desigualdade. O projeto do estado do Rio de Janeiro escola do amanhã tem como característica multicultural os elementos de combinação entre culturas diferentes e expressão cultural diferente. Estes projetos tem como finalidade manter a valorização do multiculturalismo, a importância das diversidades culturais que favorecem com desenvolvimento cultural e na diminuição da desigualdade. No estado de Alagoas podemos encontrar diversos projetos o primeiro estão voltados na base da cultura, o projeto leva oficinas de arte para as comunidades onde atuam nas seis bases comunitárias, em Maceió-Al onde faz parte de um conjunto de ações do governo que visam à redução nos índices de criminalidade e vulnerabilidade social. O segundo leva oficinas de arte para a cultura nas grotas, onde são oferecidas oficinas socioculturais gratuitas, que usam a arte como instrumento de formação cidadã, aprendem sustentabilidade criativa, teatro, pastoril, coco de roda e entre outras mais. E o terceiro projeto é a lei de incentivo à cultura, que se encontra em planejamento de ações apresenta o objetivo estratégico “fomentar a produção cultural no estado” através do projeto desenvolver estudos visando a implementação da lei estadual de incentivo à cultura. 
Projetos como estes seriam de grande importância para minha cidade, pois poderiam ser trabalhados nas escolas através de projetos e programas educacionais, e em todas as disciplinas poderiam trabalhar o multiculturalismo, como também trabalhar com a comunidade conscientizando sobre a importância de respeita as diversas crenças e culturas por meio de uma palestra aberta sendo na escola ou em um local disponibilizado para este desenvolvimento, diante dessa amplitude todos da comunidade teriam o conhecimento de diferentes culturas e respeitaria. Assim o objetivo entorno destes projetos é a importância dos valores representados por diversas culturas que tem como predomínio desenvolver o multiculturalismo e ainda ensinar a sociedade que não é somente a sua cultura existente e está certa mais outras também existem e está também certa, pois seja nas religiões, cor e tradição tem que haver respeito.

Continue navegando