Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Observação? 
Técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar, elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa, podendo ser utilizada na pesquisa conjugada a outras técnicas ou de forma exclusiva. 
Auxilia o pesquisador na identificação e a obtenção de provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento, sujeita o pesquisador a um contato mais direto com a realidade. 
O grau de participação do observador é muito relevante, bem como a duração das observações, sendo imprescindível planejar o que e como observar. 
Enquanto procedimento científico e para que a pesquisa seja confiável deve servir a um objetivo formulado de pesquisa, sendo sistematicamente planejada e submetida a verificação e controle de validade e precisão.
Tipos de Observação:
Observação Naturalista: Observação sistemática do comportamento humano e animal conforme ocorre natural e espontaneamente no seu meio habitual. É também designada como observação ecológica.
Há dois modos ou duas técnicas de observação naturalista: 
Observação não participante - O observador não interfere nem se envolve nas atividades que observa. É muito frequente a observação não participante ser observação oculta (ver sem ser visto);
Observação participante – O observador se incorpora ao grupo, confunde-se com ele. Consiste na participação real do pesquisador na vida da comunidade, do grupo ou de uma situação determinada. O observador assume, pelo menos até certo ponto, o papel de membro do grupo. Daí se dizer que por meio da observação participante se pode chegar ao conhecimento da vida de um grupo a partir do interior dele mesmo.