Buscar

Planejamento Estratégico em Segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Planejamento Estratégico em Segurança
1)Leia as seguintes assertivas.
I – No mapeamento diagnóstico para elaboração do plano estratégico de aperfeiçoamento do sistema de segurança, as variáveis internas e externas deverão ser consideradas, mas a visão, a missão e os valores deverão ser desconsiderados por não fazerem parte destas variáveis.
II – A busca pelas parcerias com profissionais comprometidos com o uso e melhoria de sistemas exclui profissionais de outros departamentos devido a sua falta de aderência ou familiaridade com o departamento de segurança.
III – A visão, missão e valores somente deverão ser levados em conta quando estiverem relacionados diretamente com o departamento de segurança da organização.
Julgue as assertivas I, II, III como verdadeiras ou falsas e assinale a única alternativa correta:
a)I – Verdadeira; II – Verdadeira; III – Verdadeira.
b)I – Falsa; II – Verdadeira; III – Verdadeira.
c)I – Verdadeira; II – Verdadeira; III – Falsa.
d)I – Falsa; II – Falsa; III – Falsa.
e)I – Falsa; II – Falsa; III – Verdadeira.
2)A necessidade de realizar um diagnóstico para conhecer e aperfeiçoar qualquer sistema de segurança sempre será uma realidade que se fará presente na vida profissional de um Gestor, pois, sem este levantamento, ele poderá caminhar sem saber exatamente que tipo de ações e procedimentos deverá adotar. Com o mapeamento e identificação de pontos fracos e ameaças existentes na organização, o profissional poderá elaborar e propor medidas de melhoria específicas, atendendo de forma mais personalizada o sistema de segurança com o qual interage cotidianamente. Logicamente que toda nova ação implantada demanda um monitoramento e uma avaliação de sua eficiência. Geralmente o cotidiano de um gestor de segurança é todo tomado na solução de problemas emergentes de forma que dedica pouco tempo, ou quase nenhum para as melhorias que o sistema requer. Existem várias ferramentas para melhoria contínua que estão à disposição do profissional, entretanto, podem haver aquelas que são mais adequadas e aquelas que são inadequadas dependendo do propósito a ser alcançado.
Assinale a única alternativa correta que corresponde à ferramenta mais adequada que, quando utilizada continuamente, pode fornecer subsídios e informações para a melhoria contínua dos processos:
a)O Diagrama de Ishikawa, ou diagrama de causa e efeito é uma ferramenta utilizada na melhoria contínua dos processos, pois permite ao profissional identificar ameaças e oportunidades na realidade em que a empresa está inserida.
b)O Ciclo PDCA pode ser resumido como a realização de um planejamento que, ao ser colocado em prática, permite ao profissional verificar sua eficiência e corrigir inconformidades, podendo repetir este processo infinitas vezes.
c)O método 5W2H possibilita ao gestor a demonstração das ações, de seus motivos, locais de realização, prazos, responsabilidades, além de métodos, procedimentos e custos da melhoria.
d)A análise SWOT identifica oportunidades a ameaças no ambiente interno e externo da organização, possibilitando ao profissional realizar ajustes nos seus processos.
e)O Brainstorming é um método que permite o levantamento e a indicação de uma série de possibilidades e sua principal vantagem é que o profissional pode utilizá-la sem a participação de outros profissionais, imprimindo velocidade ao processo de melhoria.
3)Para a implantação da gestão estratégica de um sistema de segurança é necessário que o processo de comunicação seja eficiente. Para isso, existem os planos de comunicação que objetivam proporcionar o trabalho em equipe, a criação de canais para informação, a tratativa de demandas e ainda a certificação de que a mensagem foi emitida e compreendida corretamente pelo receptor ou destinatário.
Assinale a única alternativa correta que traz todos os elementos essenciais a um plano de comunicação em segurança:
a)O plano de comunicação em segurança deve indicar o seu público alvo, a mensagem e os canais de comunicação que serão utilizados para transmitir a informação.
b)O plano de comunicação em segurança deve indicar os objetivos e os métodos que serão utilizados para transmitir a informação.
c)O plano de comunicação em segurança deve indicar o público alvo, os objetivos da comunicação e os métodos que serão utilizados na transmissão da informação.
d)O plano de comunicação em segurança deve indicar a periodicidade da informação, os seus componentes, recursos e o responsável pela transmissão da informação.
e)O plano de comunicação em segurança deve indicar o público alvo, os objetivos do plano, os métodos de comunicação, a periodicidade, os componentes, os recursos, os responsáveis, o cronograma e a mensagem.
ernativa assinalada
4)O Gestor de Segurança adota e executa uma série de ações voltadas ao alcance dos objetivos de seu departamento. Serão necessários discernimento e consciência do profissional para que ele estabeleça diretrizes que garantam o controle dos processos relacionados à segurança. Para isso, será preciso monitorar, auditar e validar os indicadores de desempenho para que possa efetuar aperfeiçoamentos e também o alinhamento com o plano estratégico empresarial. O gerenciar implica cumprir e fazer cumprir o planejamento e seguir os procedimentos definidos. A função do Gestor de Segurança requer discernimento, atenção e conhecimento específicos de sua área de atuação.
Com relação a esse assunto, leia a seguinte Tabela:
	Conceito
	Descrição
	 
1-      Risco.
	A - Uma forma de pensar as possíveis realidades futuras através da criação mental de um ambiente e de suas possibilidades.
	2-      Plano de Continuidade de Negócios
	B - Objetiva garantir o funcionamento mínimo de uma organização enquanto perdurar uma crise. É uma ação prevista no Planejamento estratégico.
	 
3-      Auditoria.
	C - Ocorrências ou acontecimentos que produzam, ou com potencial para produzir, algum tipo de dano ou prejuízo ao patrimônio da empresa.
	 
4-      Processo.
	D - Um processo sistemático que objetiva reunir evidências e avaliá-las para verificar a eficácia ou obter informações com propósito de aplicar a melhoria contínua.
	 
5-      Cenário.
	E - Um rol de atividades, ações e procedimentos integrados realizados, geralmente, por pessoas e que possui como objetivo a execução de uma determinada tarefa de forma a produzir um resultado.
Relacione cada termo da Coluna “Conceito” com seu respectivo significado da Coluna “Descrição” e assinale a única alternativa correta:
. a)1C – 2B – 3D – 4E – 5A.
b)1A – 2E – 3D – 4B – 5C.
c)1D – 2B – 3A – 4C – 5E.
d)1C – 2A – 3E – 4D – 5B.
e)1B – 2C – 3E – 4A – 5D.
5)Uma empresa que atua na área de prestação de serviços em segurança, oferece serviços de monitoramento e de terceirização de mão de obra para empresas e condomínios residenciais. Ela já está no negócio há 20 anos e neste período de tempo observou a concorrência crescer aceleradamente, pois a criminalidade no mesmo período mais do que triplicou. Um dos consultores da empresa apresentou um breve resumo dos seguintes cenários para o ano de 2040.
Cenário A:
No ano de 2040, robôs mais fortes que os seres humanos, resistentes a destruição e dotados de inteligência artificial serão os guardiões das empresas e das residências. Terão a capacidade de autodefesa quando atacados e poderão detectar automaticamente invasões e repeli-las conforme programação. Poderão inclusive deter o invasor até a chegada das autoridades. Serão mais eficientes que as ações das empresas de monitoramento. Serão uteis e acessíveis, pois terão o custo equivalente a uma motocicleta 125 cilindradas. Monitorarão a residência e as empresas, gravando imagens e reagindo instantaneamente a qualquer violação de perímetro. Terão programação para função despertadora e babá, no modelo doméstico, e controle de acesso e informações, na versão empresarial. Este projeto já é exequível com a tecnologia atual, necessitando apenas da implantação de sistemas de segurança para que o robô não se volte contra seus proprietários.
Cenário B:
A criminalidadeno ano de 2040 irá atingir o seu ápice. As pessoas ficarão cada vez mais reféns de suas grades e sistemas de segurança. Os problemas de delinquência não serão resolvidos pelas autoridades nas próximas duas décadas e o setor de segurança privada crescerá ainda mais, necessitando, em nível crescente, de profissionais cada vez mais qualificados. As prestadoras de serviços neste segmento serão cada vez mais valorizadas e juntas ultrapassarão a receita destinada às forças públicas de combate à criminalidade.
Cenário C:
Até o ano de 2040 não haverá mudanças significativas quanto à questão da segurança pública. As empresas prestadoras de serviços de segurança privada continuarão crescendo no emprego de tecnologia e redução do uso de mão de obra desqualificada, que será substituída por pessoal com qualificação na área de tecnologia da informação, mecatrônica, robótica, entre outras. Continuarão prestando serviços de segurança na área residencial e empresarial, ampliando sua capacidade para outras atividades, e serão, aos poucos, adaptadas à sociedade e à época.
A construção de cenários deve observar alguns fatores, entre eles, a possibilidade, a utilidade, a coerência e a singularidade. Ao analisar os três cenários (A, B e C), assinale a única alternativa correta:
a)Somente o cenário A apresenta possibilidade, utilidade, coerência e singularidade, enquanto que nos cenários B e C não é possível identificar estes fatores.
b)Somente os cenários B e C apresentam possibilidade, utilidade, coerência e singularidade, enquanto que no cenário A não é possível identificar estes fatores.
c)Somente os cenários A e C apresentam possibilidade, utilidade, coerência e singularidade, enquanto que no cenário B não é possível identificar estes fatores.
d)É possível verificar possibilidade, utilidade, coerência nos cenários A, B e C e, quando analisados em conjunto, observa-se a singularidade em todos eles.
e)As realidades de 2040 apresentadas nos Cenários A, B e C, ao serem analisadas, apresentam-se de forma inteligível e desprovidas de possibilidade, utilidade, coerência e singularidade.
Alternativa assinalada

Continue navegando