Buscar

Aspectos históricos do Brasil: tráfico de escravos, indígenas e Cartago

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O tráfico atlântico de escravos teve um profundo impacto sobre o crescimento da população brasileira. No espaço de trezentos anos, navios negreiros trouxeram mais de quatro milhões de africanos para os portos brasileiros e, por ocasião do primeiro censo nacional em 1872, africanos e seus descendentes, Iivres e escravos, perfaziam 58% do total da população do país. Entretanto, apesar da importância do tráfico de escravos para a evolução demográfica da população brasileira, até bem pouco tempo o conhecimento sobre o assunto era relativamente pequeno”.
(KLEIN, Herbert S. A demografia do tráfico atlântico de escravos para o Brasil. Estudos Econômicos, São Paulo, 17(2): 129-149, maio/ago. p. 129-130)
Sobre o trecho acima e sobre os africanos trazidos à força para o Brasil, é correto afirmar:
I. Apesar do elevado contigente de africanos trazidos ao Brasil, pouca influência cultural africana pode ser detectada na formação da cultura brasileira.
II. Os africanos tiveram uma grande influência na formação da cultura brasileira, todavia, não influeciaram a religão, pois todos tiveram que se tornar cristãos e abdicar de suas religiões
III. Os africanos vinham principalmente de regiões que hoje correspondem a Angola, Guiné, Congo, Moçambique e do Golfo da Guiné, vindo, assim, negros de origem banto e iorubá.
Marque qual alternativa indica o(s) item(ns) correto(s):
A - I e II.
B - I.
C - II e III.
D - II.
E - III.check_circleResposta correta
O trecho abaixo foi extraído de um livro didático de história datado de 1928, destinado a alunos das escolas primárias (atualmente Ensino Fundamental). Leia-o com atenção.
Os indígenas do Brasil pertencem à raça mongólica, tártara ou asiática; mas sem a menor cultura. Atribui-se seu estado selvagem a três causas: (a) Isolação das tribos pouco numerosas; (b) Falta de animais domésticos, gado, etc.; (c) Guerras constantes entre as diversas tribos.
ANDRADE, Maria. Resumo da história do Brazil. São Paulo: Typ. Siqueira, 1928. p. 10.
A partir da leitura deste documento, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa correta:
A - A ausência de cultura dos grupos indígenas brasileiros é consequência direta de sua raça biológica.
B - A crença na inferioridade biológica e cultural dos indígenas era argumento para que se ignorassem estudos sobre sua história.check_circleResposta correta
C - A história estuda apenas os povos com escrita e, por isso, os indígenas são usualmente tema apenas de pesquisas antropológicas.
D - O argumento de que a história indígena teria sido esquecida é contradita pela presença de livros didáticos antigos que se dedicavam ao tema.
E - Os livros didáticos de história do início do século XX se opunham à crença então difundida da inferioridade cultural dos indígenas.
O escritor grego Estrabão (64 a.C. - 24 d.C.) assim se referiu às preparações de Cartago para a guerra:
[Mesmo cercada, a cidade] produzia diariamente cento e quarenta escudos finalizados, trezentas espadas, quinhentas lanças e mil bólidos para as catapultas [...]. Além disso, construiu cento e vinte navios de convés em dois meses [...], pois madeira antiga havia sido prontamente armazenada, e um grande número de operários qualificados, mantidos a expensas públicas.
STRABO, Geographica. L. XVII. Estados Unidos: Loeb Classic Library, 1932. p. 385. Tradução nossa.
O documento histórico apresentado acima se refere:
A - À cidade africana de Cartago, importante centro comercial mediterrâneo, em seus preparativos para a guerra contra Roma.check_circleResposta correta
B - À cidade egípcia de Cartago, tornada capital por Cleópatra VII, após ter sido ocupada pelas tropas Romanas comandadas por César.
C - Ao império Persa-Cartaginês, governado por Xerxes, o Grande, quando dos conflitos contra as cidades-Estado da Grécia.
D - Ao reino Mítico de Cartago, dentro da mitologia grega considerado fonte dos valores da verdade, democracia e justiça.
E - Ao reino subsaariano de Cartago, civilização cuja influência social e política se estendeu até inícios do período medieval.
Leia o trecho abaixo:
“Os escravos são as mãos e os pés do senhor do engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo como se há com eles, depende tê-los bons ou maus para o serviço. Por isso, é necessário comprar cada ano algumas peças e reparti-las pelos partidos, roças, serrarias e barcas. E porque comumente são de nações diversas, e uns mais boçais que outros e de forças muito diferentes, se há de fazer a repartição com reparo e escolha, e não às cegas. Os que vêm para o Brasil são ardas, minas, congos, de São Tomé, de Angola, de Cabo Verde e alguns de Moçambique, que vêm nas naus das Índia. Os ardas e os minas são robustos. Os de Cabo Verde e de São Tomé são mais fracos. Os de Angola, criados em Luanda, são mais capazes de aprender ofícios mecânicos que os das outras partes já nomeadas. Entre os congos, há também alguns bastantes industriosos e bons não somente para o serviço da cana, mas para as oficinas e para o meneio da casa.”
(ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 97)
Sobre o trecho acima e as regiões que Portugal colonizou e vieram escravos para o Brasil, é correto afirmar:
A - Claramente, as regiões de Angola, Moçambique e Cabo Verde eram habitadas por escravos de descendência iorubá.
B - Conforme as regiões descritas no trecho acima, é possível dizer que os escravos vindos eram berberes, ou seja, do norte da África.
C - Conforme o tipo de diferenciação de negros que o trecho apresenta, Portugal começou a abandonar territórios na África, uma vez que os escravos não eram bem avaliados.
D - Os escravos, ao chegarem ao Brasil, eram distribuídos para as colônias, conforme suas principais qualidades no trabalho.
E - Os escravos, conforme as regiões indicadas no texto, eram de origem banta. Indicar as origens era um meio de saber que tipo de escravo estava se comprando.check_circleResposta correta
Tendo nascido no interior do reino de Benin, no território da atual Nigéria, Olaudah Equiano (c. 1745 - 1797) foi capturado ainda criança por comerciantes de escravos e enviado para os Estados Unidos, onde conquistou sua liberdade após muitos anos submetido à escravidão. Tendo se mudado para a Inglaterra, Equiano escreveu suas memórias. No trecho abaixo, ele relembra momentos de sua infância em sua vila na África. O nosso modo de vida é totalmente simples, pois os nativos ainda não estão familiarizados com aqueles refinamentos na culinária que valorizam o sabor: novilhos, cabras e aves, fornecem a maior parte da sua comida. Estes constituem igualmente a principal riqueza do país, e os principais artigos de seu comércio. [...] Em nossas construções preferimos a conveniência em vez dos enfeites. Cada chefe de família tem um grande pedaço de terra quadrada, cercada por um fosso ou cerca, ou fechado com uma parede feita de terra vermelha; que, quando seca, é tão dura quanto tijolo. Dentro estão as casas para acomodar a sua família e seus escravos; que, se numerosas, apresentam frequentemente a aparência de uma aldeia. [...] De cada lado estão os cômodos de suas esposas, que também têm as suas casas separadas de dia e de noite. Os cômodos dos escravos e suas famílias são distribuídos pelo resto da construção. EQUIANO, Olaudah. Interesting Narrative of the Life of Olaudah Equiano, Or Gustavus Vassa, The African. Disponível em . Tradução nossa.
A partir da análise deste documento histórico, e considerando seus conhecimentos sobre a história da África no período, avalie as afirmativas a seguir.
I. Não existia escravidão na África até a chegada dos europeus no século XV, quando a prática se torna comum por todo o continente.
II. As declarações de Equiano são obviamente falsas, pois se sabe não existirem documentos originais produzidos por escravos.
III. A escravidão era uma instituição conhecida dentro do continente africano, mesmo antes da presença colonial europeia no continente.
IV. Aeconomia escravista europeia, no século XVIII, pouco dependia da captura de indivíduos na África, pois era fundada na reprodução de escravos nas colônias.
V. O cotidiano dos escravos a que Equiano se refere estava inserido dentro do contexto social e cultural de sua região, no período.
Assinale a alternativa correta:
A - Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
B - Estão corretas apenas as afirmativas II, IV e V.
C - Estão corretas apenas as afirmativas III e V.check_circleResposta correta
D - Estão corretas apenas as afirmativas IV e V.
E - Estão corretas todas as afirmativas.

Continue navegando