Buscar

estudo dirigido Silvicultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido- Silvicultura
1)Caracterize os tipos de viveiros existentes.
Temporários: são feitos para produzir mudas para uma determinada área e durante certo período. As Instalações são provisórias e muito rústicas. 
Permanentes: são feitos para atender programas permanentes de reflorestamento. As instalações são mais complexas, o planejamento é mais rigoroso, alto capital de investimento e grande produção de mudas.
Mudas de raízes nuas : São plantadas diretamente no campo e transplantadas com as raízes expostas. O cuidados são maiores no transplante para não danificar o sistema radicular. Na produção em campo, há maiores cuidados com as condições climáticas.
Mudas de raízes protegidas: São plantadas em embalagens ou bandejas e as raízes ficam envoltas por substratos. Existem embalagens biodegradáveis e não biodegradáveis. No primeiro caso, planta-se com a embalagem e no segundo não.
2) Descreva os principais fatores relacionados à instalação de um viveiro.
Local: a) disponibilidade de água em quantidade e qualidade; b) local de fácil obtenção de mão-de-obra; c) local de fácil acesso a área a ser reflorestada; d) evitar as baixadas e locais elevados; e) ser bem ensolarado e f) protegido de ventos fortes.
Instalações: a) construção de casa para viveirista; b) abrigo para períodos chuvosos; c) reservatórios de água; d) depósitos para equipamentos e agroquímicos e e) cerca para proteção da área. 
Área: a) a área total depende da quantidade e tipos de muda a produzir; b) deve ser limpa periodicamente e permitir locomoção entre os canteiros e instalações e c) possuir estradas e caminhos entre canteiros.
Irrigação: a) deve ser constante e b) não ser excessiva. 
Tipos de irrigação: a) aspersores e microaspersores; b) bombas e motobombas; c) regadores e d) mangueira.
3) Defina reserva legal e área de preservação permanente (APP)
Área de Reserva Legal é aquela área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural – Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os percentuais mínimos em relação à área do imóvel –, com a função de assegurar ouso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.
A Área de Preservação Permanente – APP é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
4) O que são e qual a importância dos aceiros?
A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios. ... Em época de seca é comum a ocorrência de queimada em pastos e uma das formas de evitar o problema é fazer aceiro. Ele protege cercas, postes, balancins e arames.
5) O que são regiões bioclimáticas?
Região no qual determinada plantas estão adaptadas.

Outros materiais