Buscar

CASOS 1 E 2

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Carolina Bonelli De Souza 
Matricula: 201903428521
Direito Penal (III)
CASO CONCRETO 1
Respostas:
A) A tipificação do agente se enquadra em homicídio qualificado com motivo torpe, que causara ao agente um aumento de pena pelo fato da vitima (mãe do agente) ter mais de 70 anos de idade. O agente também responderá por violência domestica e feminicídio em fase dos maus tratos a vitima e pela forma cruel que a matou.
B) O feminicídio é uma qualificadora que trata-se de um delito cometido em razão de violência doméstica e familiar, ou também em razão ao menosprezo á condição de mulher. O caso se caracteriza em um faminicídio, pois a conduta do agente foi motivada pelo menosprezo ou discriminação á condição de mulher da vitima. Não poderíamos aplica no caso o inciso §7 °, II do art. 121 do C.P, pois ele só entrou em vigor no ano de 2018, com isso aplicaremos a lei 13104 de 2015 o seu inciso VI no §2, do Art. 121. 
C) Sim. Em relação ao crime de homicídio duplamente qualificado, face a expressa previsão legal contida no art. 1º da lei 8072/90.
 
QUESTÃO OBJETIVA.
Com relação ao delito de homicídio, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
I. É possível que o homicídio seja qualificado-privilegiado, desde que as qualificadoras sejam de natureza subjetiva.
R: (falsa) – AS QUALIFICADORAS DEVEM SER OBJETIVAS.
II. A descrição típica do homicídio funcional se caracteriza como norma penal do mandato em branco.
R: (Verdadeira)
III. O crime de homicídio admite interpretação analógica no que diz respeito à qualificadora que indica meios e modos de execução desse crime. 
R: (Verdadeira)
IV. O perdão judicial pode ser aplicado em caso de homicídio culposo ou privilegiado. R: (falsa) SOMENTE AO CRIME CULPOSO. Homicídio privilegiado é doloso.
Estão corretas as assertivas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV
c) I, II e III.
d) Somente as assertivas II e IIII.
e) Somente as assertivas II e IV.
CASO CONCRETO 2
Respostas:
A) No caso de Ana Luiza, ao pedir para Felipe comprar os remédios abortivos se enquadra no crime de cometer aborto em si mesmo ou consentir para que terceiro realize, disposto no Art. 124, C.P. E Felipe como participe do crime se enquadra no Art. 126 provocar o aborto com o consentimento da gestante, já que aceitou comprar os remédios.
B) Sim ele seria responsabilizado, pois foi o mesmo que adquiriu o remédio abortivo, e como ocorreu á lesão corporal ele responde de forma qualificada, tipificada no Art. 127, CP.
C) Não, pois estava no exercício legal de suas funções e de acordo com o Código Penal, o aborto é permitido quando não se há outras formas de salvar a vida da gestante.
QUESTÃO OBJETIVA.
Com relação aos delitos contra a vida, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
I. Suponha que uma agente forneça a um amigo um poderoso veneno de rato para que ele o utilize como meio para seu suicídio. Caso ele venha a ingerir o veneno, mas sobreviva com lesões corporais graves é correto afirmar que a conduta e quem forneceu o veneno se configura como tentativa de homicídio.
R: verdadeira, pois o agente sabia que o amigo iria usar o veneno para a tentativa de alto se matar.
II. A sentença concessiva do perdão judicial é meramente declaratória de extinção de punibilidade e não gera reincidência.
R: Verdadeira, pois ele não sofreu um transito em julgado, com isso ele não pode se considerado um réu reincidente.
III. Agente que, depois de iniciado parto caseiro, mas antes de completá-lo, sob influência do estado puerperal, mata o próprio filho pratica o crime de infanticídio.
R: verdadeira. Art. 123 do C.P diz que “se a agente matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após”.
IV. Se a mãe não quis ou assumiu o risco da morte do filho, não se configura crime de infanticídio, em qualquer das formas, eis que inexiste para o crime de infanticídio forma culposa.
R: Falsa, pois a mãe estava sob influência do estado puerperal.
V. O aborto com consentimento da gestante constitui exceção à teoria monística adotada pelo Código Penal.
R: falsa. Já que o crime de aborto com o consentimento da gestante pode necessariamente ter vários participes, então com isso a gestante não vai ser a única a ser responsabilizada pelo crime.
Estão corretas as assertivas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV
c) I, II e III.
d) Somente as assertivas II e IIII.
e) Somente as assertivas II e IV.

Continue navegando