A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
DESENHO TÉCNICO E PROJETOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO II

Pré-visualização | Página 2 de 2

o efeito biológico de uma substância desconhecida ou de uma substância-teste. Podem ser agudos ou crônicos e por meio deles é possível concluir a concentração na qual a substância provoca efeito adverso, percebida em 50% dos indivíduos observados, ou se a substância é capaz de provocar câncer (carcinogenia), provocar danos ao feto (teratogenia) ou desregular a atividade endócrina (desruptor endócrino).
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando a contaminação ambiental ocorre por poluentes que persistem no meio ambiente, o impacto ambiental é ainda maior. Nesse sentido, é o fator que pode influenciar nessa persistência de poluentes ambientais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Características físico-químicas do poluente.
	Respostas:
	a. 
Interação de poluentes.
	
	b. 
Variações climáticas.
	
	c. 
Características físico-químicas do poluente.
	
	d. 
Práticas de desgaste do solo.
	
	e. 
Presença abundante de água.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: a característica química de cada poluente/contaminante e o chamado ciclo de vida que diz respeito a todas as etapas químicas desde a produção da substância até a decomposição são fatores importantíssimos. Cabe relembrar que nem todos os contaminantes têm seus ciclos de vida ambientais preestabelecidos, muitos são desconhecidos, o que limita abundantemente o estudo nessa área.
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um dos grandes desafios da humanidade no futuro próximo será a obtenção de água potável em quantidade e qualidade suficientes para o abastecimento humano devido ao impacto ambiental no planeta. Como as chamadas práticas verdes podem reduzir esse impacto ambiental?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Diminuindo a produção de resíduos tóxicos.
	Respostas:
	a. 
Diminuindo o efeito estufa.
	
	b. 
Diminuindo o consumo de carne.
	
	c. 
Diminuindo a produção de resíduos tóxicos.
	
	d. 
Diminuindo o consumo de água.
	
	e. 
Aumentando o compra de alimentos saudáveis.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: as práticas verdes estão relacionadas com o conceito de sustentabilidade que visa, principalmente, à redução da produção de resíduos e evitar o desperdício. Nesse contexto, muitos países da Europa e o Japão tornaram-se pioneiros na fabricação de produtos de forma menos agressiva ao meio ambiente.
	
	
	
· Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É importante lembrar que a teoria química da semelhança também se aplica a poluentes e, desta forma, substâncias polares apresentam maior capacidade de distribuição nos ciclos hidrológicos (substâncias hidrófilas ou hidrossolúveis; e substâncias apolares apresentam maior solubilidade em meio lipídico (substâncias hidrofóbicas ou lipossolúveis), o que influencia diretamente no movimento, no transporte e na persistência dos poluentes no meio ambiente. Assim, em relação aos movimentos de poluentes no ar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A translocação depende do estado físico.
	Respostas:
	a. 
A translocação depende do estado físico.
	
	b. 
A translocação depende de difusão.
	
	c. 
A translocação depende da suspensão.
	
	d. 
A translocação depende da interação química.
	
	e. 
A translocação depende da presença de água.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: em meio aquoso, o transporte de contaminantes em águas superficiais pode encontrar-se em solução ou em suspensão. Já, na atmosfera, a translocação de poluentes depende de seu estado físico e da movimentação das massas de ar. No solo, os contaminantes que chegam à litosfera se movimentam por difusão por intermédio de fluidos ou da movimentação das águas.